Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
FONTES DE ENERGIA
A eletricidade está presente em nosso dia a dia. Na lâmpada, na geladeira e no ventilador. Mas você já pensou de onde vem a energia que chega em nossas casas? A eletricidade pode ser produzida de várias fontes.
Vamos conhecê-las?
- SOLAR
A energia solar é uma forma de energia boa e limpa que vem do sol. Ela é capturada por painéis solares especiais, que também são chamados de células fotovoltaicas. Quando os raios do sol atingem esses painéis, acontece um processo bem legal: liberam pequenas partículas chamadas elétrons. Esses elétrons formam uma corrente elétrica, que chega até as nossas casas.
.
- HÍDRICA
A força da água dos rios faz girar uma turbina, que então gira um eixo de metal em um gerador que produz eletricidade. As usinas hidrelétricas usam dutos de água de alta pressão localizados na base das barragens para alimentar as turbinas.
.
- CARVÃO MINERAL
É uma fonte não-renovável. Que gera energia por meio da queima do pó do carvão. Mas não é o carvão feito da madeira. É um carvão retirado do subsolo. Os gases e a energia térmica produzidos convertem a água em vapor. Este vapor faz a turbina girar e assim o gerador produz energia.
.
- EÓLICA – VENTO
É uma fonte renovável, que gera energia a partir de turbinas eólicas que a convertem em eletricidade. O vento gira as pás que giram um eixo que está conectado a um gerador e produz eletricidade.
.
- BIOMASSA
É um recurso energético de material animal ou vegetal, por exemplo, madeira ou resíduos alimentares. É uma fonte renovável de energia. A biomassa é queimada e pode ser usada para transformar água em vapor. O vapor gira as turbinas. As turbinas acionam geradores de eletricidade.
.
OUTRAS FONTES DE ENERGIA
Além das 5 fontes de energia que você aprendeu, também há outras como:
- Geotérmica
- Das marés
- Nuclear
- Gás natural
AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.
QUESTÃO 1
FONTE DE ENERGIA: BIOMASSA
A biomassa como fonte de energia refere-se ao uso de materiais orgânicos, como resíduos agrícolas, restos de madeira, culturas energéticas, entre outros, para a produção de energia. Esses materiais orgânicos são queimados ou convertidos em biocombustíveis, como o biodiesel ou o bioetanol, por exemplo, para gerar eletricidade, calor ou combustível para veículos.
Autora: Profª Ma. Amarolina Ribeiro
Por que a biomassa é considerada uma fonte de energia renovável?
(A) Porque a queima de resíduos orgânicos não emite gases de efeito estufa.
(B) Porque os resíduos de biomassa são facilmente recicláveis e reutilizáveis.
(C) Porque a biomassa é constantemente regenerada através do ciclo natural de decomposição e crescimento de plantas.
(D) Porque a biomassa é uma fonte limpa e inesgotável de energia, já que ela não gera impactos ambientais.
QUESTÃO 2
• Observe as imagens abaixo e indique no seu caderno – conforme o modelo abaixo – se a fonte de energia é RENOVÁVEL ou NÃO-RENOVÁVEL.
QUESTÃO 3
HORA DA PESQUISA
PEÇA A AJUDA DE UM ADULTO E PESQUISE EM LIVROS OU NA INTERNET.
RESPONDA ÀS QUESTÕES A SEGUIR NO SEU CADERNO.
1. Qual a fonte da energia que você utiliza em sua casa? (hídrica, solar, térmica ou outra).
2. Como essa energia é produzida? Explique as etapas da produção.
3. Qual é a empresa responsável por fornecer a eletricidade para a sua casa?
4. Pesquise quais são os aparelhos que mais consomem energia elétrica em residências.
5. O que podemos fazer para economizar energia elétrica em nossas casas?
QUESTÃO 4
Assinale a afirmação que melhor descreve o processo de geração de energia eólica.
(A) O calor do sol é capturado por painéis solares e convertido em eletricidade por meio de um processo de fotossíntese.
(B) A energia cinética do vento é capturada por turbinas eólicas, que a convertem diretamente em eletricidade por um gerador.
(C) A água dos rios é direcionada para turbinas hidráulicas, onde sua pressão é convertida em eletricidade por meio de um processo de magnetização.
(D) A biomassa é queimada em caldeiras especiais para gerar vapor, que então aciona turbinas conectadas a geradores para produzir eletricidade.
SAIBA MAIS
AGORA, QUE TAL ASSISTIR O VÍDEO: ZERO DESPERDÍCIO?
CONHEÇA O MOVIMENTO GLOBAL EM FAVOR DO MEIO AMBIENTE
Autoria: | Prof. Ma. Amarolina Ribeiro |
Formação: | Mestrado em Ensino na Educação Básica – UFG Licenciatura em Geografia e Pedagogia |
Componente Curricular: | Geografia |
Habilidades: | (EF05GE07) – Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações. |
Referência bibliográfica: | CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, 2005. ________. Educação Geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Unijuí, 2011. CAVALCANTI, Lana de Souza (Org.). Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2010. MONTOYA, M. A. & FINAMORE, E. F. A. (2019b). Os recursos hídricos no agronegócio brasileiro: uma análise insumo-produto do uso, consumo, eficiência e intensidade. Texto para discussão, n. 10, 2019b. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbe/a/TPk46KwNrcCw5jGPY6Hhyfw/?lang=pt Acesso em: 10 set. 2022. |