ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO (1ª/2ª SÉRIES) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
DIVISÃO: REPARTIR IGUALMENTE
A DIVISÃO É UMA OPERAÇÃO MATEMÁTICA QUE USAMOS FREQUENTEMENTE NO NOSSO DIA A DIA. SEMPRE QUE QUEREMOS REPARTIR ALGO EM PARTES IGUAIS, ESTAMOS REALIZANDO UMA DIVISÃO. O SÍMBOLO DA DIVISÃO É
IMAGINE QUE 5 PESSOAS VÃO DIVIDIR UMA CONTA DE R$30,00. QUANTO CADA UMA VAI PAGAR?
PARA DESCOBRIR, PODEMOS USAR A DIVISÃO.
FONTE: DIVISÃO DA CONTA – ACERVO NEC – PRODUZIDA NO GOOGLE DESENHOS.
AGORA PENSE NA SEGUINTE SITUAÇÃO. CÁSSIO TEM 8 PÃES PARA SEREM DISTRIBUÍDOS, IGUALMENTE, EM 3 EMBALAGENS. QUANTOS PÃES ELE COLOCARÁ EM CADA EMBALAGEM?
FONTE: DIVISÃO DOS PÃES – ACERVO NEC – PRODUZIDO NO CANVA.COM
BOM ESTUDO!
QUESTÃO 1
PAULO É MOTORISTA DE APLICATIVO. HOJE ELE TRABALHOU POR 5 HORAS E RECEBEU R$75,00 PELO TRABALHO. HOJE, O VALOR DA HORA DE TRABALHO DE PAULO FOI DE
(A) R$15,00.
(B) R$17,00.
(C) R$20,00.
(D) R$25,00.
QUESTÃO 2
JOANA FAZ BOMBONS PARA VENDER E AUMENTAR SUA RENDA. HOJE, ELA TEM 10 BOMBONS PARA DISTRIBUIR IGUALMENTE NAS 3 CAIXAS QUE ELA TEM DISPONÍVEL. DESSE MODO
A) QUANTOS BOMBONS JOANA VAI COLOCARÁ EM CADA CAIXA?
B) TODOS OS BOMBONS SERÃO COLOCADOS NAS CAIXAS OU VAI SOBRAR ALGUM?
QUESTÃO 3
CARLA TEM 17 METROS DE FITA DE ENFEITE. ELA QUER CORTAR ESSA FITA EM PEDAÇOS DE 5 METROS CADA. CARLA DESEJA SABER QUANTOS PEDAÇOS NA MEDIDA DESEJADA ELA CONSEGUIRÁ CORTAR E SE SOBRARÁ FITA.
EXPLIQUE COMO CARLA PODE DESCOBRIR ISSO. SE PRECISAR, FAÇA OS CÁLCULOS.
QUESTÃO 4
MARCO GASTOU 64 PARAFUSOS PARA MONTAR 8 CADEIRAS PARA SUA CLIENTE. SE AS CADEIRAS SÃO IGUAIS E FOI USADA A MESMA QUANTIDADE DE PARAFUSOS EM CADA UMA DELAS, ENTÃO, CADA CADEIRA MARCO USOU
(A) 8 PARAFUSOS.
(B) 9 PARAFUSOS.
(C) 10 PARAFUSOS.
(D) 12 PARAFUSOS.
SAIBA MAIS
NA MATEMÁTICA, DIVIDIR É REPARTIR EM PARTES IGUAIS. ESSA IDEIA É APRESENTADA NO VÍDEO “DIVISÃO: REPARTIR IGUALMENTE”, DA PROFESSORA CRISTIANE SOUZA. ASSISTA-O!
Autoria | Cristiane Soares de Souza, Licenciatura em Matemática. |
Componente Curricular | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
Matemática | (EAJAMA0115) Relacionar a ideia de dobro com metade, triplo com terça parte, em situações cotidianas. |
História | (EAJAHI0214) Conceituar o trabalho como uma categoria em que a condição humana seja valorizada e identificar suas contradições em uma sociedade desigual. |
Referências | SENA, Ailton. Divisão Social do Trabalho. Educa Brasil. URL https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/sociologia/divisao-social-do-trabalho, consultado em 18/05/2022. LUIZ, Robson. Divisão. Escola Kids.URL https://escolakids.uol.com.br/matematica/operacao-da-divisao.htm, consultado em 18/05/2022. |