Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
ORIGEM
A origem da Luta Marajoara remonta aos tempos pré-colombianos e está associada à cultura indígena da região do Arari, ilha de Marajó, localizada no estado do Pará, região onde há criação de búfalos, animal que pode ter influenciado na criação da luta.
Acredita-se que essa forma de luta surgiu há séculos, sendo parte integrante das tradições e práticas dos povos indígenas que habitavam a ilha.
A ilha de Marajó é conhecida por abrigar uma rica e antiga cultura indígena, que se desenvolveu entre os séculos 1.000 a.C. e 1.400 d.C. .Durante esse período, os povos marajoaras, nome dado à civilização que habitava a região.
Os povos marajoaras desenvolveram essa forma de luta como parte de sua cultura e tradições. Era uma prática realizada pelos homens da comunidade, com o objetivo de fortalecer as habilidades de combate, resistência e coragem.
CARACTERÍSTICAS
A Luta Marajoara era muito mais do que um simples confronto físico. Ela possuía uma dimensão cerimonial e ritualística, sendo celebrada em ocasiões especiais, como festivais e rituais comunitários.
As lutas eram simultâneas por música e dança, criando uma atmosfera festiva e envolvente. Era considerada uma forma de treinamento para a guerra, fortalecendo a resistência, a habilidade e a coragem dos lutadores.
No entanto, seu propósito não era causar danos graves, mas sim demonstrar a coragem e o valor dos lutadores.
TÉCNICAS BÁSICAS
Durante as lutas, os lutadores utilizam técnicas específicas, como quedas, projeções, chaves e imobilizações, visando demonstrar sua força, agilidade e destreza.
A intenção não era causar ferimentos graves, mas sim mostrar habilidade e coragem diante do oponente.
Os combates ocorriam em arenas especialmente preparadas, chamadas de “poções”. Com o piso coberto de argila para amortecer as quedas, os lutadores demonstraram suas habilidades usando técnicas que envolviam quedas, projeções, chaves e imobilizações.
Com o tempo, a Luta Marajoara ultrapassou as fronteiras da ilha de Marajó e ganhou reconhecimento em outras partes do Brasil e do mundo. Hoje, é valorizado como um importante patrimônio cultural, representando a rica herança dos povos indígenas marajoaras e sua contribuição para a história e a cultura brasileira.
Apesar das dificuldades enfrentadas com a colonização e a assimilação cultural, houve um esforço contínuo para preservar e promover a Luta Marajoara. Eventos, competições e projetos de revitalização são realizados para garantir que essa forma de luta ancestral seja transmitida às gerações futuras, mantendo viva a história e a identidade dos povos indígenas marajoaras.
VALORES
A história da Luta Marajoara é um fenômeno da diversidade e da riqueza das tradições indígenas do Brasil, resgatando uma parte essencial da história cultural e esportiva do país. É um convite para apreciar e exaltar essa manifestação única e significativa da força e da resistência dos povos indígenas marajoaras.
Hoje em dia, a Luta Marajoara é praticada e valorizada como um importante patrimônio cultural e esportivo do Brasil. Eventos e competições são realizados para promover e preservar essa tradição ancestral, proporcionando um maior entendimento e consciência da história e da cultura dos povos indígenas marajoaras.
QUESTÃO 01
A origem da Luta Marajoara refere-se a
A) região norte (Pará).
B) região nordeste (Bahia).
C) região centro-oeste (Goiás).
D) região sul (Rio Grande do Sul).
QUESTÃO 02
O nome concebido à luta tradicional praticado pelos povos indígenas da ilha de Marajó corresponde
A) a luta Marajoara.
B) a luta Huka-Huka.
C) a luta Capoeira.
D) a luta Laamb.
QUESTÃO 03
Para responder em seu caderno. Qual a importância da Luta Marajoara na preservação da cultura indígena marajoara?
QUESTÃO 04
As técnicas da Luta Marajoara envolvem movimentos corporais específicos e estratégias de combate. 05 dessas técnicas de combate estão incutidas nas palavras cruzadas. Vamos encontrá-las?
Z | R | Q | C | O | Z | C | I | G | A |
X | L | W | A | P | A | A | O | B | G |
C | A | E | L | F | V | B | N | U | A |
V | M | R | Ç | E | Q | E | P | E | R |
B | B | T | A | D | X | Ç | L | D | R |
T | U | S | D | E | D | A | K | C | A |
N | Z | Y | A | F | W | D | M | W | D |
Ç | A | U | Y | R | C | A | J | S | A |
Y | D | F | H | J | T | I | Q | A | Z |
U | A | V | N | C | Y | S | W | S | X |
I | P | Y | U | V | U | X | E | D | C |
Q | U | E | D | A | S | O | R | F | V |
SAIBA ASSISTA AO VÍDEO APRENDENDO A LUTA MARAJOARA
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | GO-EF06EF24) Analisar as lutas do Brasil diante dos contextos históricos, políticos, sociais e econômicos. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018 Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796. |