You are currently viewing Geografia – Regionalização do espaço mundial

Geografia – Regionalização do espaço mundial

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 8° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Terra quebra- cabeça – Fonte:https://pixabay.com/pt/photos/bola-de-quebra-cabe%C3%A7a-globo-1728983/

Regionalização do espaço mundial

Quando agrupamos os elementos do espaço geográfico a partir de critérios, estamos estabelecendo regiões, é como dividir o espaço em partes que abrigam elementos iguais ou semelhantes e ao particionar o espaço formamos as regiões.

Existem diferentes possibilidades para regionalização do espaço mundial, podemos estabelecer critérios e dividir o nosso planeta de acordo com os interesses ou as necessidades de análise do agente regionalizador. É possível estabelecer critérios físicos, sociais, econômicos, políticos, entre outros.

Chamamos de continente a parte da superfície terrestre que não está coberta pelos oceanos. Considerando critérios como localização geográfica e aspectos histórico- culturais, regionalizamos o nosso planeta em seis massas continentais: África, América, Ásia, Antártida e Oceania.

Outra possibilidade de regionalização do espaço mundial é agrupar os continentes de acordo com a sua integração ao mundo europeu, essa regionalização é eurocêntrica pois coloca a Europa em destaque e considera a visão que os europeus têm do mundo. Desconsiderando a história dos diferentes povos que habitavam as massas continentais antes do contato com os europeus o mundo está regionalizado em: Velho Mundo (Europa, África e Ásia), Novo Mundo (América) e Novíssimo Mundo (Oceania e Antártida).

O espaço mundial também pode ser regionalizado em hemisférios, a palavra hemisfério significa metade de uma esfera, a Terra está dividida em quatro hemisférios a partir do Meridiano de Greenwich e da linha do Equador. Considerando Greenwich temos os hemisférios leste e oeste,  o paralelo 0° também conhecido como Linha do Equador divide o planeta entre norte e sul.

Questão 01

A divisão das massas continentais em Velho Mundo, Novo Mundo e Novíssimo Mundo foram estabelecidas através de critérios históricos e geográficos. Nesse contexto é correto afirmar que:

(A) A Europa por ser o continente que abriga os países com os melhores indicadores socioeconômicos compõem o que conhecemos por Novíssimo Mundo.

(B) Ainda que o continente americano seja o mais importante e estratégico do mundo, a presença de países pouco desenvolvidos como Haiti e a Jamaica o classifica como Velho Mundo.

(C) A classificação das massas continentais em Velho, Novo e Novíssimo mundo representa a era geológica do planeta Terra, as regiões onde encontramos rochas mais antigas são classificadas como Velho Mundo.

(D) Nessa proposta de regionalização os continentes são classificados de acordo com a sua integração ao “mundo” europeu, desconsiderando a história de diversos povos antes do contato com os europeus.

Questão 02

Mapa dos continentes – Fonte: https://suportegeografico77.blogspot.com/2020/11/1-mapa-dos-continentes-para-colorir.html

Considerando a regionalização do espaço mundial que adota a localização geográfica e aspectos histórico- culturais como critério de regionalização, complete no mapa o nome de cada continente que forma o planeta terra.

Questão 03

Aponte em quantos hemisférios o planeta Terra está dividido e qual o nome dado aos hemisférios. Cite qual critério de regionalização foi adotado para estabelecer os hemisférios da Terra.

Questão 04

A Linha do Equador divide o planeta Terra em dois hemisférios, são eles:

(A) Norte e Sul

(B) Norte e Leste