Esta proposta de atividade de Língua Inglesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Cultura
Conhecer a cultura de um país e de seu povo possibilita conhecermos mais acerca do mundo que vivemos.
Cada país, cidade, região ou estado possui seus hábitos, costumes, sotaques, alimentação, vestimentas, lugares turísticos, comportamento, língua, expressões artísticas e culturais próprios.
O respeito e a valorização dessa diversidade nos torna cidadãos conscientes e amplia nosso conhecimento de mundo e repertório cultural.
Aprender sobre diferentes países e seus povos é como embarcar em uma aventura emocionante. Cada lugar tem suas próprias coisas especiais, como a forma agir, vestir, a comida deliciosa que comem e até mesmo como comemoram.
A Arte também faz parte da cultura de um povo. Na China, eles têm uma caligrafia incrível com pincéis especiais para a escrita. Na Índia, as pessoas fazem a festa das cores, chamada Holi Festival. Essas coisas contam histórias e sonhos de uma nação.
O conhecimento cultural abre os nossos olhos para a beleza das diferenças e para os fios comuns que nos unem como comunidade global.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/05/Culture-e1696949293706-1024x576.jpg)
Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAFBFYr8Rks/S10F7SAoHClM9ZWrBSghbQ/edit?utm_content=DAFBFYr8Rks&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > Acesso em 10/10/2023
Questão 1
It is your time to write a small paragraph about Brazil and our culture:
(É a sua vez de escrever um pequeno parágrafo sobre o Brasil e nossa cultura:)
Questão 2
Read the text below about English Culture and answer the questions:
(Leia o texto abaixo sobre a Cultura Inglesa e responda as perguntas:)
a) What caught your attention in English Culture?
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
b) How old is England?
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
c) Who makes up the Royal Family?
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
d) What are the official residences of the Royal Family?
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
e) What are the most famous universities in England?
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
f) Do you know some names of the world’s greatest pop stars from England?
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
g) Who was William Shakespeare?
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
h) What do people usually do in pubs?
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
Questão 3
Can you identify the words that tell us about culture? Circle them:
(Você pode identificar as palavras que nos fala sobre cultura? Circule-as:)
Questão 4
Choose the best vocabulary about culture that represents each picture:
(Escolha o melhor vocabulário sobre cultura que represente cada imagem:)
(a) Celebrations.
(b) Language.
(c) Behavior.
(d) Food and drink.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/05/food-e1696949681106-1024x576.jpg)
(a) Food and drink.
(b) Sightseeing.
(c) Entertainment.
(d) Sports.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/05/sightseeing-e1696949756461-1024x576.jpg)
(a) Language.
(b) Celebrations.
(c) Dance.
(d) Behavior.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/05/behavior-e1697204245991-1024x576.jpg)
(a) Language.
(b) Sightseeing.
(c) Food and drink.
(d) Entertainment.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/05/language-e1697204323419-1024x576.jpg)
(a) Dance.
(b) Sports.
(c) Celebrations.
(d) Language.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/05/dance-e1697204391457-1024x576.jpg)
(a) Food and drink.
(b) Entertainment.
(c) Language.
(d) Sports.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/05/sports-e1697204462490-1024x576.jpg)
(a) Behavior.
(b) Dance.
(c) Celebrations.
(d) Sightseeing.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/05/celebrations-e1697204527814-1024x576.jpg)
Imagens disponíveis em: https://www.canva.com/design/DAFBFYr8Rks/S10F7SAoHClM9ZWrBSghbQ/edit?utm_content=DAFBFYr8Rks&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > Acesso em 13/10/2023
Questão 5
Draw or cut and glue pictures that represent your culture:
(Desenhe ou recorte e cole figuras que representam sua cultura:)
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/05/image-42.png)
Let’s Play
Vamos brincar e conhecer um pouco mais dos lugares culturais que existem nos países da Europa e Ásia? Acesse o link abaixo, aprenda e divirta-se!
< https://view.genial.ly/60802ffa4298ce0d07465ad6/interactive-content-a-cultural-journey >
Saiba mais
Que tal vermos um vídeo que mostra os lugares mais famosos do mundo? Clique no link a seguir:
Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | LÍNGUA INGLESA |
Habilidade: | (GO-EF05LI07) Identificar informações explícitas e implícitas em textos, colaborativamente e/ou individualmente, antecipando o sentido global por inferências, com base em conhecimento prévio e entendimento do texto, para aprimorar a compreensão de textos em língua inglesa. (GO-EF05LI08) Ler e interpretar textos diversos para desenvolver criticidade e autonomia leitora, estabelecendo relações com sua realidade. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 09/10/2023 White, Leslie A.. “culture”. Encyclopedia Britannica, 5 Aug. 2022, https://www.britannica.com/topic/culture > Accessed 9 October 2023. |