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Língua Portuguesa – Ambiguidade e clichê.

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


onte: Pxhere. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/1437949 >. Acesso em: 13 de Maio de 2022.

AMBIGUIDADE E CLICHÊ

A construção de um texto exige alguns cuidados importantes, além dos aspectos ortográficos, é fundamental observar o sentido e o contexto dos enunciados, pois em uma boa redação deve-se evitar o uso da ambiguidade e do clichê. A ambiguidade ocorre quando uma sentença ou enunciado permite dupla interpretação. Para a literatura ambiguidade é vista como uma figura de estilo, um recurso inovador e requintado para linguagem, no entanto para uma boa redação a ambiguidade é vista como um vício de linguagem, que decorre da má construção da frase ou do uso indevido da palavra. Enquanto recurso de estilo ambiguidade é muito usada nos textos poéticos, nas músicas e em especial nos textos publicitários, pois muitas vezes o próprio nome do produto é gerador de sentidos e novos significados. E para tal comprovação basta observar o nome dado as guloseimas disponíveis no mercado: Biss, Talento, Prestígio, Sensação. O clichê é visto como uma frase pronta, ou mesmo uma ideia que se repete. Está sempre próximo do lugar comum, o senso comum que se repete para evidenciar uma fala. No plano escrito o clichê faz com que o texto se assemelhe a outros anteriores, perdendo a originalidade e a qualidade. Por ser considerado como uma repetição o clichê se torna um chavão, que é reproduzido diversas vezes.      Por estar muito relacionado ao cotidiano o clichê é fácil de ser reconhecido nas falas populares, mas não é visto como um bom recurso para a produção de um texto, pois seu uso é inadequado tornando o texto um imitação. Por ser uma ideia desgastada o clichê é muitas vezes uma metáfora em desuso, afinal seu sentido original se perdeu com as repetições.


RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

A ambiguidade é a duplicidade de sentidos que pode existir em um enunciado. Com base neste conceito dê os possíveis sentidos para a frase abaixo:

” O que faz uma boa cidade.”

Fonte: Pixabay. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/sem%c3%a1foro-faixa-de-pedestre-pessoas-2157162/ >. Acesso em: 13 de Maio de 2022.

QUESTÃO 2

Enquanto recurso de expressão a ambiguidade é utilizada com frequência em textos poéticos e em textos publicitários. Você conhece alguma propaganda ou anúncio publicitário que usaram a ambiguidade como recurso? Você pode citar a marca ou o produto do referido anúncio.

Fonte: Publicdomainvectors. Disponível em: <https://publicdomainvectors.org/pt/vetorial-gratis/Pensar-em-escrever/59842.html >. Acesso em: 13 de Maio de 2022.

QUESTÃO 3

Os clichês são expressões carregadas de vícios de linguagem, observe estes exemplos:

“A pressa é inimiga da perfeição.”

“Os homens são todos iguais.”

“Todos os políticos são corruptos.”

Agora com suas palavras, reescreva estes enunciados explorando o seu sentido, evitando o uso do senso comum.

QUESTÃO 4

Assinale a alternativa correta sobre o conceito de clichê:

(A) O clichê não é visto como uma frase pronta.

(B) O clichê faz com que o texto se assemelhe a outros anteriores.

(C) O clichê não pode ser considerado como uma repetição

(D)  O clichê reproduzido diversas vezes torna-se uma música.

QUESTÃO 5

A ambiguidade e o clichê não são aconselháveis em:

(A) textos poéticos

(B) textos publicitários

(C) textos literários

(D) textos jornalísticos

Fonte: Pixnio.com. Disponível em: <https://pixnio.com/pt/objetos/livros/projeto-livro-estudante-estudo-estudar-mesa-trabalho-escrever >. Acesso em: 13 de Maio de 2022.

SAIBA MAIS

Com a intenção de abordar o assunto ambiguidade e clichê assista ao vídeo que menciona algumas curiosidades sobre estes vícios de linguagem que devem ser evitdos.

CANAL REGINA CACIA “Ambiguidade e clichê” disponível: https://www.youtube.com/watch?v=7rBdG23SUbE&t=9s acesso em 04 de fev de 2022

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-8a-serie/



Autoria:

Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EJALP0627) Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de figuras de linguagem
Referencial teórico: SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez, 1980.

SILVA, L. B. da. Ambiguidades da língua portuguesa: recorte classificatório para a elaboração de um modelo ontológico. 2006. 135f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – FACE, Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 13ª ed. São Paulo: Cortez, 2009