You are currently viewing HISTÓRIA – ESCOLAS DE DIFERENTES LUGARES

HISTÓRIA – ESCOLAS DE DIFERENTES LUGARES

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

COMO VOCÊ JA SABE A ESCOLA É A INSTITUIÇÃO QUE FORNECE O PROCESSO DE ENSINO PARA DISCENTES (ALUNOS), COM O OBJETIVO DE FORMAR E DESENVOLVER CADA INDIVÍDUO EM SEU ASPECTO CULTURAL, SOCIAL E COGNITIVO.

HOJE VAMOS APRENDER OS TIPOS DE ESCOLA QUE EXISTEM E AS DIFERENÇAS DAS ESCOLAS DE ANTIGAMENTE COM AS ESCOLAS ATUAIS.

ATUALMENTE, EXISTEM MAIS DE 180 MIL INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO BRASIL, DESDE CRECHES ATÉ O ENSINO MÉDIO.

ESCOLA GRANDE, PEQUENA OU MÉDIA, PÚBLICA OU PARTICULAR, RELIGIOSAS OU NÃO – A DIVERSIDADE É ENORME.


HORA DA ATIVIDADE

QUESTÃO 1

VAMOS FAZER UMA LISTA DE COISAS QUE FAZEMOS NA ESCOLA:

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________


QUESTÃO 2

RELEIA O FRAGMENTO DO POEMA E, DEPOIS, DESENHE VOCÊ JUNTINHO COM SEUS AMIGOS.

ESCOLA É … 

O LUGAR QUE SE FAZ AMIGOS. 

NÃO SE TRATA SÓ DE PRÉDIOS, 

SALAS, QUADROS, 

PROGRAMAS, HORÁRIOS, CONCEITOS… 

ESCOLA É SOBRETUDO, GENTE 

GENTE QUE TRABALHA, 

QUE ESTUDA QUE ALEGRA, 

SE CONHECE, SE ESTIMA.














https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-1o-ano/Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:


Componente Curricular:HISTÓRIA
Habilidade:(GO-EF01HI08-B). Conhecer a história da instituição escolar a qual faz parte. comparar o cotidiano de instituições em outras épocas com o cotidiano de instituições escolares na atualidade, utilizando diferentes fontes e documentos. 
(GO-EF01HI08-C). Diferenciar os tipos/instituições escolares: públicas, privadas, rurais, urbanas, trabalhando as noções de transformações e simultaneidades, mudanças e permanências.
REFERÊNCIASGOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
IMAGENS RETIRADAS DO SITE: CANVA