You are currently viewing Língua Portuguesa – As fake news

Língua Portuguesa – As fake news

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <https://pixabay.com/images/id-4881488/> Acesso em 30, mai. 2022

Você já ouviu falar em fake news? Esse termo se popularizou nos últimos anos, mas o que realmente significa?  Fake news é uma expressão utilizada para designar, de modo geral, notícias falsas ou boatos que circulam em diversos suportes. As fake news existem há muito tempo, mas elas se popularizaram com o advento da internet e das redes sociais. Elas têm por objetivo influenciar o posicionamento dos indivíduos, a partir da criação de notícias totalmente falsas ou distorção de notícias já existentes, sob a forma de manchetes sensacionalistas, exageradas ou evidentemente falsas para chamar a atenção das pessoas e, dessa forma, obter vantagens sobre isso.

As fake news podem ser criadas por diversas razões, como para obter vantagens políticas, prejudicar a imagem de alguém, ganhar dinheiro ou, simplesmente, por diversão. Porém, o perigo dessas notícias falsas está no fato de que elas podem influenciar negativamente a opinião das pessoas e até mesmo afetar a vida delas.

Mas, como podemos identificar as fake news? Primeiramente, é importante verificar a fonte da notícia. Sites desconhecidos, que não possuem um histórico confiável, podem ser um sinal de alerta. Além disso, é fundamental conferir se a notícia foi divulgada em outros veículos de comunicação confiáveis. Outro ponto importante é analisar o conteúdo da notícia em si. Geralmente, notícias falsas tendem a utilizar títulos sensacionalistas, erros gramaticais e informações vagas ou exageradas. Se algo parecer duvidoso, é sempre bom pesquisar mais antes de acreditar e compartilhar.

Para evitar o compartilhamento de fake news é essencial pensar antes de compartilhar qualquer notícia. Muitas vezes, a pressa em disseminar uma informação pode levar ao compartilhamento de algo falso. Por isso, é importante refletir sobre a veracidade da notícia, se ela realmente faz sentido e checar as informações antes de compartilhá-las. Pesquisar em sites confiáveis, verificar se a notícia é recente e se outros veículos de comunicação também estão divulgando são passos essenciais para evitar a disseminação de fake news. Compartilhar notícias falsas pode prejudicar outras pessoas e contribuir para a propagação da desinformação.

Também, é válido lembrar que a educação e a conscientização são armas poderosas contra as fake news. É importante aprender a filtrar as informações que recebemos e desenvolver o senso crítico. Participar de programas educacionais que ensinam sobre o tema, buscar conhecimento e estar atento aos sinais de desinformação são práticas que nos tornam mais preparados para lidar com essa onda de desinformação.

Nós, juntos, podemos combater a desinformação e contribuir para um ambiente online mais seguro e confiável.

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – Aprender Sempre – Língua Portuguesa – 9º Ano – 1º Bim – Videoaula 3 – As fake news – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=S_84IP0_4N0> Acesso em: 16, mai. 22

Responda às questões a seguir.

QUESTÃO 1

Você já recebeu fake news pelas redes sociais? Se sim, qual era o conteúdo dessa notícia falsa?

QUESTÃO 2

Na sua opinião, o que leva as pessoas a produzirem fake news? Você acha que as fake news podem interferir na vida das pessoas?

QUESTÃO 3

Faça uma pesquisa na internet sobre os efeitos das fake news na sociedade. Em seguida, anote os resultados dessa busca e socialize com sua classe.

QUESTÃO 4

Apresente sugestões que possam colaborar para reduzir ou evitar a disseminação ou divulgação das fake news.

QUESTÃO 5

O que devemos fazer antes de compartilhar uma notícia?

(A) Refletir sobre sua veracidade e relevância.

(B) Compartilhar imediatamente para informar a todos.

(C) Não se preocupar com a autenticidade, apenas compartilhar.

(D) Repassar para o maior número de pessoas possível.

QUESTÃO 6

Quais são algumas características comuns das fake news?

(A) Títulos sensacionalistas e erros gramaticais.

(B) Dados precisos e verificados.

(C) Fontes confiáveis e informações atualizadas.

(D) Conteúdo imparcial e baseado em fatos comprovados.

Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidades estruturantes:(EF09LP01) Analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais e desenvolver estratégias para reconhecê-las, a partir da verificação/avaliação do veículo, fonte, data e local da publicação, autoria, URL, da análise da formatação, da comparação de diferentes fontes, da consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade do relato dos fatos e denunciam boatos etc.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 1° Bimestre; Goiânia, 2022.