Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
Você já ouviu falar em fake news? Esse termo se popularizou nos últimos anos, mas o que realmente significa? Fake news é uma expressão utilizada para designar, de modo geral, notícias falsas ou boatos que circulam em diversos suportes. As fake news existem há muito tempo, mas elas se popularizaram com o advento da internet e das redes sociais. Elas têm por objetivo influenciar o posicionamento dos indivíduos, a partir da criação de notícias totalmente falsas ou distorção de notícias já existentes, sob a forma de manchetes sensacionalistas, exageradas ou evidentemente falsas para chamar a atenção das pessoas e, dessa forma, obter vantagens sobre isso.
As fake news podem ser criadas por diversas razões, como para obter vantagens políticas, prejudicar a imagem de alguém, ganhar dinheiro ou, simplesmente, por diversão. Porém, o perigo dessas notícias falsas está no fato de que elas podem influenciar negativamente a opinião das pessoas e até mesmo afetar a vida delas.
Mas, como podemos identificar as fake news? Primeiramente, é importante verificar a fonte da notícia. Sites desconhecidos, que não possuem um histórico confiável, podem ser um sinal de alerta. Além disso, é fundamental conferir se a notícia foi divulgada em outros veículos de comunicação confiáveis. Outro ponto importante é analisar o conteúdo da notícia em si. Geralmente, notícias falsas tendem a utilizar títulos sensacionalistas, erros gramaticais e informações vagas ou exageradas. Se algo parecer duvidoso, é sempre bom pesquisar mais antes de acreditar e compartilhar.
Para evitar o compartilhamento de fake news é essencial pensar antes de compartilhar qualquer notícia. Muitas vezes, a pressa em disseminar uma informação pode levar ao compartilhamento de algo falso. Por isso, é importante refletir sobre a veracidade da notícia, se ela realmente faz sentido e checar as informações antes de compartilhá-las. Pesquisar em sites confiáveis, verificar se a notícia é recente e se outros veículos de comunicação também estão divulgando são passos essenciais para evitar a disseminação de fake news. Compartilhar notícias falsas pode prejudicar outras pessoas e contribuir para a propagação da desinformação.
Também, é válido lembrar que a educação e a conscientização são armas poderosas contra as fake news. É importante aprender a filtrar as informações que recebemos e desenvolver o senso crítico. Participar de programas educacionais que ensinam sobre o tema, buscar conhecimento e estar atento aos sinais de desinformação são práticas que nos tornam mais preparados para lidar com essa onda de desinformação.
Nós, juntos, podemos combater a desinformação e contribuir para um ambiente online mais seguro e confiável.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
QUESTÃO 1
Você já recebeu fake news pelas redes sociais? Se sim, qual era o conteúdo dessa notícia falsa?
QUESTÃO 2
Na sua opinião, o que leva as pessoas a produzirem fake news? Você acha que as fake news podem interferir na vida das pessoas?
QUESTÃO 3
Faça uma pesquisa na internet sobre os efeitos das fake news na sociedade. Em seguida, anote os resultados dessa busca e socialize com sua classe.
QUESTÃO 4
Apresente sugestões que possam colaborar para reduzir ou evitar a disseminação ou divulgação das fake news.
QUESTÃO 5
O que devemos fazer antes de compartilhar uma notícia?
(A) Refletir sobre sua veracidade e relevância.
(B) Compartilhar imediatamente para informar a todos.
(C) Não se preocupar com a autenticidade, apenas compartilhar.
(D) Repassar para o maior número de pessoas possível.
QUESTÃO 6
Quais são algumas características comuns das fake news?
(A) Títulos sensacionalistas e erros gramaticais.
(B) Dados precisos e verificados.
(C) Fontes confiáveis e informações atualizadas.
(D) Conteúdo imparcial e baseado em fatos comprovados.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (EF09LP01) Analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais e desenvolver estratégias para reconhecê-las, a partir da verificação/avaliação do veículo, fonte, data e local da publicação, autoria, URL, da análise da formatação, da comparação de diferentes fontes, da consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade do relato dos fatos e denunciam boatos etc. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 1° Bimestre; Goiânia, 2022. |