You are currently viewing Educação Física: Evolução da Dança

Educação Física: Evolução da Dança

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de Freepik

Evolução da Dança

Dança é uma forma de linguagem não verbal que expressa ideias, sentimentos e histórias através dos gestos e movimentos ritmados e organizados em passos, evoluções e coreografias, e são constituídas por pelo menos 3 elementos básicos: o movimento, o espaço e o tempo.

Os primeiros registros de danças datam da pré-história, em rituais e religiosos onde se buscava representar e ou expressar ideias e sentimentos relacionados à divindade, ao nascimento, à morte ou aos elementos da natureza como fogo, chuva, sol e etc.

Das cerimônias e rituais religiosos, os movimentos de dança passaram a ser praticados também pelo povo, ganhando novos significados e novos gestos, surgindo as primeiras formas de danças populares.

As danças foram evoluindo ao longo de toda história humana conforme as características e valores de cada sociedade e época.

Atualmente, na nossa sociedade, as danças se tornaram uma prática diversificada que atende a diferentes interesses ou necessidades como o lazer, o condicionamento físico, a expressão artística e até religiosa. Ela também se tornou um movimento de resistência e/ou preservação cultural, como é o caso do break dance, que surgiu como forma de protesto contra a violência e desigualdade social.

Assim como outras práticas corporais, a dança também sofre influência das discussões e problemas sociais, como por exemplo o machismo e o direito das mulheres.

O avanço da tecnologia também tem sua influência sobre a evolução da dança, em especial, nas redes sociais onde cada vez mais as pessoas se expressam por meios de danças que rapidamente “viralizam” nas redes, como Tik Tok e Instagram.

Portanto, podemos dizer que a dança na atualidade é uma prática diversificada e que se envolve e é influenciada por questões políticas, sociais, tecnológicas e econômicas.

Questão 1

As danças são práticas corporais

(A) competitivas e com regras oficiais.

(B) lúdicas e com regras flexíveis.

(C) que procuram superar os desafios do meio ambiente.

(D) compostas de movimentos ritmados e organizados em passos ou coreografias.

Questão 2

Com relação a evolução das danças, podemos afirmar que

(A) As Danças evoluíram da mesma forma em todos os lugares, independente dos valores e características de cada sociedade.

(B) A Danças não evoluiu ao longo da história, sendo praticado até hoje os mesmos passos e o mesmo ritmo desde a pré-história.

(C) As Danças evoluíram ao longo da história conforme as características e valores de cada sociedade.

(D) A evolução da Dança se deu de forma natural, sem a interferência de questões políticas, econômicas e sociais

Questão 3

As danças surgiram conforme as características de cada sociedade. Uma das danças atuais mais populares é o Breakdance, uma forma de dançar que surgiu nos Estados Unidos por volta dos anos de 1970. Que características e valores da sociedade levaram ao surgimento desse estilo de dança?

Questão 4

Quando surgiram as primeiras formas de dança e o que seus movimentos representavam?

SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre o Break Dance, um tipo de dança que surgiu como movimento de resistência contra as desigualdades e violência urbana.

Canal Educação Física com o Professor Luciano. Disponível em https://youtu.be/c5uV84lEYR4

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você aprender mais sobre a influência midiática sobre as danças

Danças no Tik Tok

Canal Educação Física com o Professor Luciano. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BXNpCY-6Aqo
AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAEF0525) Reconhecer a evolução histórica da dança, estabelecendo relações com a sociedade atual.
(EAJAEF0528) Compreender a influência midiática nas manifestações artísticas, e nas danças e como estas refletem significados diferentes na sociedade.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022