You are currently viewing Educação Física – Danças Folclóricas

Educação Física – Danças Folclóricas

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de Freepik

Danças Folclóricas

Chamamos de dança o conjunto de práticas corporais expressivas compostas por movimentos organizados em passos e dentro de um ritmo. Ela é uma forma de expressão não-verbal, através da qual podemos expressar com os movimentos do corpo e o ritmo os sentimentos, ideias e até histórias.

Existem vários estilos de dança (teatrais, populares, de salão etc), muitos estilos desenvolvidos em épocas e lugares distantes do Brasil de agora. Bem como, existem também as danças e ritmos brasileiros, como as danças populares (forró e samba) e as danças folclóricas.

Danças Folclóricas são manifestações típicas de um país ou povo, e têm como fundamento os contos, lendas, costumes, crenças e festas populares.

E por ser o Brasil um país miscigenado, nossas danças folclóricas têm raízes, principalmente, na herança cultural dos povos africanos, indígenas e portugueses.

Grande parte da herança cultural africana e indígena se perdeu ou ainda é menosprezada, assim, as danças folclóricas com raízes indígenas e africanas são também movimentos de resistência cultural.

Algumas de nossas danças folclóricas são comuns em todo território nacional, mas como o Brasil é um país grande na sua extensão, existem também várias danças folclóricas regionalizadas, ou seja, praticadas somente em uma determinada região do país.

Assim temos danças folclóricas como o carimbó da região norte, o frevo na região nordeste, o batuque na região sudeste, a milonga na região sul e a catira na região centro-oeste. E em todas essas regiões temos, por exemplo, a quadrilha das festas juninas. Todas essas são exemplos de danças folclóricas.

As Danças Folclóricas fazem parte da nossa cultura, isso significa que elas fazem parte da nossa identidade, que é aquilo que nos define como nação e povo brasileiro, e nos diferencia de todos os outros povos e países do mundo. Daí a importância de se estudar e praticar Danças Folclóricas na escola, para manter nossa tradição e nossa identidade cultural.

Questão 1

As danças são práticas corporais

(A) competitivas e com regras oficiais e movimentos técnicos.

(B) lúdicas e com regras flexíveis e movimentos aleatórios.

(C) expressivas e com movimentos organizados em passos e ritmo.

(D) que buscam superar os desafios encontrados no meio ambiente.

Questão 2

Podemos afirmar que as danças folclóricas são

(A) práticas modernas, que surgiram devido ao avanço da tecnologia

(B)  uma forma de dança erudita, praticada somente pela “alta sociedade”

(C) danças praticadas na forma de competição entre diferentes grupos de dança

(D) manifestações populares de danças típicas de um país ou povo.

Questão 3

Qual a importância de se estudar e praticar as danças folclóricas do Brasil?

Questão 4

Pesquise e cite pelo menos duas danças folclóricas da região do Brasil que você mora:

SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre as danças folclóricas de Goiás

Danças Folclóricas de Goiás

Canal Educação Física com professor Luciano – “Danças Folclóricas de Goiás”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=c4ZE9TzG5fY>. Acesso em: 15 Mai 2022.
AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAEF0529) Identificar e refletir sobre as danças folclóricas, africanas, indígenas dentre outras, enquanto movimentos de resistências.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022
Confederação Brasileira de Judô. https://cbj.com.br/pt/