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MATEMÁTICA – SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: POLIEDROS

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA  é destinada aos estudantes da 4ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


Sólidos geométricos – poliedros

Fonte: Poliedros – canva.com

O mundo é cheio de formas. Na Geometria estudamos algumas das formas geométricas  para compreender, descrever e representar o mundo em que vivemos. Os sólidos geométricos são as formas que possuem três dimensões:  largura, altura e profundidade.

Fonte: Dimensões de um sólido geométrico – Google Documentos

Os sólidos geométricos podem ser classificados em

Fonte: Classificação dos sólidos geométricos – produzida em canva.com

Poliedros:

Os poliedros são sólidos geométricos que possuem polígonos (como triângulos, quadriláteros, pentágonos etc) nas suas faces. Algumas das embalagens que encontramos no nosso cotidiano, são poliedros.

Fonte: Sólidos geométricos – produzido no canva.com

Os poliedros possuem vértices, arestas e faces.

Fonte: Elementos de um poliedro – produzida em canva.com

Entre os poliedros temos os prismas e  as pirâmides. Os primas são poliedros cujas faces laterais são retangulares. Objetos como as que estão na imagem a seguir, são exemplos de prismas.

Fonte: exemplos de prismas – produzida em canva.com.

As pirâmides possuem triângulos nas suas faces laterais.

Fonte: exemplos de pirâmides – produzida em canva.com.

Bom estudo!

QUESTÃO 1

Observe a imagem abaixo.

Fonte: Sólidos geométricos – canva.com

Agora, responda as perguntas:

A) Quantos poliedros há na imagem acima?

B) Quantos corpos redondos há na imagem acima?

QUESTÃO 2

Em um jogo de tabuleiro, os jogadores movimentam suas peças de acordo com o valor obtido ao jogar um dado como na imagem abaixo.

Fonte: Dado – canva.com

Comparando com os sólidos geométricos, o dado corresponde a

(A) uma pirâmide.

(B) um cubo.

(C) uma esfera.

(D) um cone.

QUESTÃO 3

As Pirâmides estão entre as grandes obras da humanidade. Existem várias pirâmides pelo mundo. Foram construídas na Antiguidade para serem usadas como túmulos dos faraós. As pirâmides também são consideradas poliedros e possuem vértices, arestas e faces. Na imagem a seguir tem-se uma pirâmide de base quadrangular.

Fonte: Pirâmides – canva.com

O número de faces da pirâmide acima é igual a

(A) 5.

(B) 6. 

(C) 7. 

(D) 8.

QUESTÃO 4

Para cada item, identifique o poliedro e relacione as características pedidas.

A)

FONTE: FORMAS – GOOGLE DOCS

Nome: 

Número de faces:

Número de vértices:

Número de arestas:

B)

FONTE: FORMAS – GOOGLE DOCS

Nome: 

Número de faces:

Número de vértices:

Número de arestas:

C)

FONTE: FORMAS – GOOGLE DOCS

Nome:

Polígono das bases:


SAIBA MAIS

Entenda um pouco mais sobre os sólidos geométricos, em particular os poliedros, características, elementos e classificações, assistindo ao vídeo “Poliedros”, da professora Cristiane Souza que segue abaixo.

Canal Cristiane Souza “POLIEDROS”. Disponível em: <https://youtu.be/qZHG-OTlnd0>. Acesso em: 15 mai 2022.


AutoriaCristiane S de Souza, licenciatura em Matemática.
Componente CurricularObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Matemática(EJAMA0314) Reconhecer, nomear e comparar poliedros e corpos redondos associando-os a objetos do mundo físico.
Ciências(EAJACI0212) Reconhecer as formas de descarte, reutilização e/ou reciclagem de materiais consumidos cotidianamente e destacar os resíduos como fonte de matéria prima.
ReferênciasPEREIRA, Lauro Charlet. GOMES, Marco Antônio Ferreira. 4R’s da sustentabilidade: repensar, reduzir, reutilizar e reciclar. Ecodebate. URL https://www.ecodebate.com.br/2017/12/19/4-rs-da-sustentabilidade-repensar-reduzir-reutilizar-e-reciclar-por-lauro-charlet-pereira-e-marco-antonio-ferreira-gomes/, consultado em 10/05/2022.

AZEVEDO, Julia. Você saber a diferença entre resíduo e rejeito? Ecycle. URL https://www.ecycle.com.br/residuo-e-rejeito/, consultado em 10/05/2022. 

NUNES, Daviane. Sólidos geométricos – ensino fundamental. Escola Kids. URL https://escolakids.uol.com.br/matematica/solidos-geometricos-ensino-fundamental-i.htm, consultado em 10/05/2022.