ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO (1ª/2ª SÉRIES) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
MULTIPLICAÇÃO – DISPOSIÇÃO RETANGULAR
A MULTIPLICAÇÃO É UMA OPERAÇÃO MATEMÁTICA QUE REPRESENTA UMA SOMA DE VALORES IGUAIS. E A MULTIPLICAÇÃO SE APLICA EM VÁRIAS SITUAÇÕES DO DIA A DIA. VEJA SÓ ESSE EXEMPLO.
IMAGINE QUE VOCÊ PRECISE ORGANIZAR A SALA DE AULA. NELA HÁ 36 CARTEIRAS QUE PRECISAM SER COLOCADAS EM FILAS COM A MESMA QUANTIDADE DE CARTEIRAS EM CADA UMA.
UMA FORMA DE FAZER ISSO É ORGANIZAR AS CARTEIRAS EM FILEIRAS E COLUNAS. POR EXEMPLO, PODEM SER ARRUMADAS EM 4 FILEIRAS (LINHAS) E 9 CARTEIRAS EM CADA (COLUNAS).
FONTE: DISPOSIÇÃO RETANGULAR – MULTIPLICAÇÃO – ACERVO NEC PRODUZIDO NO CANVA.COM.
4 X 9 = 36
AQUI MULTIPLICAMOS O NÚMERO DE FILEIRAS PELA QUANTIDADE DE CARTEIRAS EM CADA UMA DELAS. E OUTRAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO SÃO POSSÍVEIS, COMO POR EXEMPLO:
- 3 FILEIRAS COM 12 CARTEIRAS EM CADA: 3 X 12 = 36;
- 6 FILEIRAS COM 6 CARTEIRAS EM CADA: 6 X 6 = 36.
AGORA, VEJA OUTRO EXEMPLO. OS DICIONÁRIOS USADOS NA AULA FORAM COLOCADOS EM UMA MESA, EMPILHADOS. SÃO 4 PILHAS COM 5 DICIONÁRIOS EM CADA PILHA. QUANTOS DICIONÁRIOS HÁ NO TOTAL SOBRE A MESA?
FONTE: DISPOSIÇÃO RETANGULAR 2 – MULTIPLICAÇÃO – ACERVO NEC PRODUZIDO NO CANVA.COM.
PARA DESCOBRIR, É SÓ MULTIPLICAR O NÚMERO DE PILHAS PELO NÚMERO DE DICIONÁRIOS EM CADA PILHA.
4 X 5 = 20.
ASSIM, HÁ 20 DICIONÁRIOS SOBRE A MESA.
BOM ESTUDO!
QUESTÃO 1
EM UMA SALA DE AULA, AS CARTEIRAS ESTÃO ORGANIZADAS EM FILAS. NO TOTAL SÃO 7 FILAS COM 8 CARTEIRAS EM CADA FILEIRA. ENTÃO, NESTA SALA TEM
(A) 42 CARTEIRAS.
(B) 46 CARTEIRAS.
(C) 52 CARTEIRAS.
(D) 56 CARTEIRAS.
QUESTÃO 2
EM UMA BANDEJA, OVOS ESTÃO DISTRIBUÍDOS EM 5 FILAS COM 6 OVOS EM CADA UMA. QUANTOS OVOS HÁ NESSA CARTELA?
QUESTÃO 3
O TABULEIRO DO JOGO DE DAMAS ESTÁ DIVIDIDO EM PEQUENOS QUADRADOS. SÃO 8 QUADRADOS NA HORIZONTAL E 8 NA VERTICAL, COMO MOSTRADO NA IMAGEM.
A QUANTIDADE TOTAL DE QUADRADOS NO TABULEIRO DO JOGO DE DAMAS PODE SER CALCULADA FAZENDO
(A) 8 + 8.
(B) 8 X 8.
(C) 8 – 8.
(D) 8 : 8.
QUESTÃO 4
MÁRIO TRABALHA COMO REPOSITOR EM UM SUPERMERCADO. HOJE, ELE PRECISOU ORGANIZAR 24 CAIXAS DE UM PRODUTO EM UMA PRATELEIRA. ELE DISTRIBUIU AS CAIXAS IGUALMENTE EM 2 FILAS, COM 12 CAIXAS EM CADA.
AGORA MÁRIO QUER EXPLORAR OUTRAS OPÇÕES PARA ORGANIZAR ESSAS 24 CAIXAS, MANTENDO A MESMA QUANTIDADE DE CAIXAS POR FILA.
ENTRE AS OPÇÕES ABAIXO, CIRCULE TODAS AS COMBINAÇÕES POSSÍVEIS PARA ESSA ORGANIZAÇÃO.
SAIBA MAIS
QUE TAL UM DESAFIO? NO VÍDEO “ORGANIZANDO FOTOGRAFIAS”, PROFESSORA CRISTIANE SOUZA APRESENTA ALGUNS DESAFIOS MATEMÁTICOS QUE PODEM SER RESOLVIDOS COM A DISPOSIÇÃO RETANGULAR NA MULTIPLICAÇÃO. BOM ESTUDO!
Autoria | Cristiane Soares de Souza, licenciatura em Matemática. |
Componente Curricular | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
Matemática | (EJAMA0111) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas e elementos apresentados em disposição retangular. |
Arte | (EJAAV0102) Conhecer e interagir com os diferentes elementos da linguagem artística visual: pintura, gravura, murais, grafite, cinema, fotografia, arte digital, instalações; dentre outros. |
Referências | PARMEGIANI, Roselice. Ensinando multiplicação nas séries iniciais. Ensinando Matemática. URL https://www.ensinandomatematica.com/ensinando-multiplicacao-anos-iniciais/, consultado em 04/05/2022. BARBOSA, Adriana Tiradentes. ALVES, Carla Juliana Galvão. Linguagem fotográfica: uma experiência poética com alunos do 8º ano do ensino fundamental. Os desafios da escola pública paranaense nas perspectiva do professor PDE. Artigos 2016. Versão Online, Volume I. Disponível em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_arte_uel_adrianatiradentesbarbosa.pdf, consultado em 09/05/2022. PARMEGIANI, Roselice. Multiplicação com carimbos. Ensinando Matemática. URL https://www.ensinandomatematica.com/ensinando-multiplicacao-anos-iniciais/, consultado em 09/05/2022. |