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Língua Portuguesa – Comunicação: Linguagem formal e informal

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e História é destinada a estudantes da 1ª e 2ª série da EJA.

NESTA ATIVIDADE VOCÊ IRÁ EXPLORAR AS SITUAÇÕES COMUNICATIVAS DAS QUAIS PARTICIPAMOS, AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS DE NOSSA LÍNGUA, MAIS ESPECIFICAMENTE A LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL.

Fonte: Imagem elementos – Canva

PARA SABER UM POUCO MAIS SOBRE OS PROCESSOS COMUNICATIVOS, O USO E AS CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL, ASSISTA AO VÍDEO DA PROFESSORA ANA CRISTINA.

Vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=gItttlEHsYg

A LINGUAGEM FORMAL TAMBÉM É CHAMADA DE LINGUAGEM CULTA. É UTILIZADA EM SITUAÇÕES COMUNICATIVAS ONDE NÃO HÁ INTIMIDADE ENTRE OS INTERLOCUTORES ( PESSOAS QUE PARTICIPAM DE UM DIÁLOGO).

CARACTERÍSTICAS

SEGUE AS REGRAS GRAMATICAIS ;

PRONÚNCIA CORRETA E CLARA DAS PALAVRAS;

VOCABULÁRIO RICO E AMPLO.

A LINGUAGEM INFORMAL TAMBÉM É CHAMADA DE LINGUAGEM COLOQUIAL. É UTILIZADA QUANDO SEUS INTERLOCUTORES  SÃO AMIGOS OU FAMILIARES E EM MOMENTOS DE DESCONTRAÇÃO.

CARACTERÍSTICAS

NÃO HÁ PREOCUPAÇÃO COM O USO CORRETO DAS REGRAS GRAMATICAIS;

USO DE VOCABULÁRIO SIMPLES E EXPRESSÕES POPULARES;

USO DE GÍRIAS, PALAVRÕES, PALAVRAS INVENTADAS, ONOMATOPEIA, GESTOS;

USO DE PALAVRAS ABREVIADAS OU CONTRAÍDAS: CÊ (VOCÊ), PRA(PARA), TÁ(ESTÁ), TBM(TAMBÉM), DPS(DEPOIS), BLZ(BELEZA);

ESTÁ SUJEITA A MUDANÇAS REGIONAIS, CULTURAIS E SOCIAIS.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 1

OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR E INDIQUE AQUELA EM AS PESSOAS ESTÃO CONVERSANDO E USANDO A LINGUAGEM FORMAL. 

Fonte: Imagens elementos – Canva

QUESTÃO 2

LEIA AS MENSAGENS A SEGUIR, COMPARE OS TEXTOS E RESPONDA:

  1. VOCÊ PERCEBEU ALGUMA DIFERENÇA ENTRE A LINGUAGEM UTILIZADA NOS TEXTOS ? 

         (     ) NÃO                      (     ) SIM

  1. QUAL FOI A DIFERENÇA PERCEBIDA?
  2. QUAL DOS TEXTOS OBEDECE ÀS REGRAS DA GRAMÁTICA?

         (     ) TEXTO 1                (     ) TEXTO 2  

  1. EM QUAL DELES AS PALAVRAS FORAM ACENTUADAS E AS FRASES FORAM PONTUADAS? 

         (     ) TEXTO 1                (     ) TEXTO 2

  1. E QUAL DOS TEXTOS FOI USADO EM UMA CONVERSA DE TRABALHO? 

         (     ) TEXTO 1                (     ) TEXTO 2

QUESTÃO 3

QUANDO VOCÊ CONVERSA COM SEUS FAMILIARES, COLEGAS DE TRABALHO, AMIGOS, CHEFES, AO VIVO OU NÃO, VOCÊ ESTÁ PARTICIPANDO DE SITUAÇÕES COMUNICATIVAS. E PARA ISSO, VOCÊ USA DIVERSOS RECURSOS: A SUA VOZ, O SEU CORPO, ENVIA FOTOS, ÁUDIOS, MENSAGENS DE TEXTO, ENTRE OUTROS.

OU SEJA, VOCÊ ESTÁ SEMPRE FAZENDO USO DAS LINGUAGENS PARA SE COMUNICAR, COMPARTILHAR SUAS IDEIAS E INFORMAÇÕES.

PROCURE EM REVISTAS OU JORNAIS IMAGENS QUE REPRESENTEM SITUAÇÕES COMUNICATIVAS NO AMBIENTE DE TRABALHO, E SE POSSÍVEL, CRIE UM DIÁLOGO PARA ACOMPANHAR AS IMAGENS QUE VOCÊ ESCOLHEU. LEMBRE-SE! É ESCREVENDO QUE SE APRENDE A ESCREVER.

QUESTÃO 4

AS LÍNGUAS QUE FALAMOS POSSUEM CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS E SOFREM ALTERAÇÕES, TANTO NA MANEIRA DE FALAR QUANTO DE ESCREVER. FATORES COMO A IDADE, O SEXO, A REGIÃO GEOGRÁFICA E A CLASSE SOCIAL FAZEM COM QUE ACONTEÇA UM FENÔMENO CONHECIDO POR VARIAÇÃO LINGUÍSTICA.

VEJA UM EXEMPLO DE VARIAÇÃO LINGUISTICA OBSERVANDO OS NOMES QUE O PÃO FRANCÊS RECEBE AQUI NO BRASIL, NA FRANÇA E EM PORTUGAL.  

QUESTÃO 5

AS FRASES A SEGUIR FORAM ESCRITAS NA LINGUAGEM INFORMAL, REESCREVA-AS EM SEU CADERNO UTILIZANDO A LINGUAGEM FORMAL.

  1. DOEU PRA CARAMBA A SAPECADA NO DEDO.
  2. EITA QUE ESSA COMIDA TA PRA LÁ DE BOA!

QUESTÃO 6

NESTA ATIVIDADE VOCÊ EXPLOROU O USO DA LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL, SUAS CARACTERÍSTICAS E QUANDO USAR UMA OU OUTRA. DURANTE A SEMANA, OBSERVE COMO SÃO AS CONVERSAS EM SEU AMBIENTE DE TRABALHO. COMPARE E ANALISE A MANEIRA DE CONVERSAR DE SEUS SUPERIORES(CHEFES) E DE SEUS COLEGAS. PROCURE IDENTIFICAR QUANDO É USADA A LINGUAGEM FORMAL E A INFORMAL.  


GLOSSÁRIO

INTERLOCUTORES – SUBSTANTIVO MASCULINO – CADA UMA DAS PESSOAS QUE PARTICIPAM DE UMA CONVERSA, DE UM DIÁLOGO. 
ONOMATOPEIA É UMA FIGURA DE LINGUAGEM, CONHECIDA COMO FIGURA DE SOM. ELA BUSCA IMITAR SONS E RUÍDOS COMO DE OBJETOS QUEBRANDO, INTERJEIÇÃO, SONS DE ANIMAIS, DA NATUREZA E SEU USO EXPANDE-SE PARA A MÚSICA, POEMA E DIÁLOGOS INFORMAIS.

ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE ( SLIDES 13 E ATIVIDADE PARA IMPRESSÃO CLICANDO AQUI: https://drive.google.com/drive/folders/15qC_G7cCaBE_u8btzKFaIc3qK6dDowvF?usp=sharing


Componentes curricularesLíngua Portuguesa e História
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJALP0187) Compreender que diálogos e interações ocorrem em situações formais e informais. 
(EAJALP0189) Ampliar o repertório linguístico discursivo na interação.
(EAJAHI0212) Relatar suas experiências no mundo do trabalho em comparação com experiências de demais sujeitos: que se aproximam ou se distanciam do ponto de vista de classe social. 
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/linguagem-formal-e-informal 
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=851 
https://educacao.saobernardo.sp.gov.br/index.php/aula-online-fase2/eja-fase2/2610-15-04-linguagem-formal-e-informal.html 
https://www.facebook.com/linguaportuguesa07/photos/a.271773609503284/753962927951014/?type=3