Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
LÍNGUA PADRÃO E COLOQUIALISMO
A língua sofre variações de acordo com tempo, espaço geográfico, espaço social e situação comunicativa. Portanto, há várias “línguas portuguesas”, e elas oscilam de acordo com o nível de formalidade. A língua padrão é também conhecida como língua culta, vista como exemplo ideal para ser ensinada nas escolas. É usada pelas pessoas instruídas das diferentes classes sociais e caracteriza-se pelo respeito às normas gramaticais. Acatada na linguagem escrita e literária, reflete notoriedade. É estável, menos sujeita a variações. Na comunicação a língua desempenha um papel fundamental, às vezes facilitando outras dificultando. Por esta razão a língua sofre desvios ou mesmo variações que se ajustam para ser viável a nossa linguagem. Quando a língua sofre variações que não obedecem à gramática normativa, esta variação é vista como um fenômeno chamado de coloquialismo. Dentro do coloquialismo a língua se apresenta de forma espontânea, natural e abrange contextos informais do cotidiano. As maiores manifestações do coloquialismo ocorrem na oralidade, as gírias, os regionalismos, as abreviações e até mesmo as palavras vulgares são exemplos de linguagem coloquial.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
A expressão “entrar na onda” é bastante utilizada na linguagem coloquial, como um indicador de que todos participam de algo. Cite algumas expressões coloquiais e aponte os significados. Você poderá usar gírias ou termos regionais para abrilhantar seus exemplos.
QUESTÃO 2
A língua padrão, também chamada de “culta”, está pautada no uso correto das normas gramaticais bem como os significados adequados das palavras. Cite os espaços que predominam o uso da língua padrão.
QUESTÃO 3
Transforme as frases abaixo, retirando as marcas de oralidade. Faça os ajustes necessários e se precisar consulte uma gramática.
A) Ontem a gente se divertiu muito.
B) Fui na sua casa ontem porque tava triste demais.
C) Encontrei ele na frente do restaurante.
QUESTÃO 4
Indique quais as maiores referencias do uso da língua padrão:
(A) Noticiários e programas culturais
(B) Gramáticas e dicionários
(C) Livros de ficção científica e política
(D) Sermões e palestras
QUESTÃO 5
O coloquialismo é fortemente atacado por não apresentar o lado cuidadoso da normatização, no entanto é valorizado por:
(A) sua cientificidade
(B) seu engajamento
(C) seu rigor linguístico
(D) sua oralidade
SAIBA MAIS
Com a intenção de abordar o assunto: língua padrão e coloquialismo, assista ao vídeo que menciona alguns aspectos curiosos da nossa linguagem cotidiana.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-6a-serie/
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0536) Compreender e analisar diferenças e semelhanças entre fala e escrita, respeitando as esferas discursivas, a situação comunicativa, a intencionalidade e os interlocutores em questão (EJALP0537) Respeitar e valorizar as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos locais e regionais ou de diferentes culturas, rejeitando preconceitos linguísticos |
Referencial teórico | BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz? 49ª ed. São Paulo: Loyola, 2007. CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. São Paulo: Scipione, 2007. CALVET. Louis-Jean. Sociolinguística. Uma introdução crítica. 2ª ed. São Paulo: Parábola, 2004. |