Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
ANTÔNIMO, SINÔNIMO E POLISSEMIA
O conjunto de palavras com seus significados é chamado de vocabulário, ou mesmo conjunto de vocábulos que podem apontar diferentes sentidos e diferentes contextos. O vocabulário da nossa Língua Portuguesa é extremamente rico e complexo, pois uma palavra pode apresentar antônimos, sinônimos e em algumas situações particulares a polissemia.
Antônimo é o sentido contrário, incompatível da palavra, ou seja o seu sentido oposto. Exemplos:
Claro – escuro
Simpática – antipática
Final – início
Sinônimo é sentido semelhante, compatível, podendo ser usada sem alteração de significado. Exemplos:
Alegre – feliz
Carro – automóvel
Cidade – município
Polissemia é a multiplicidade de sentidos que pode uma palavra, por essa razão uma palavra pode apresentar de acordo com seu contexto novos significados. Exemplos:
Deu um salto de alegria. ( Pular )
Usava um salto enorme. ( Sapato)
O salto ficava na parte mais alta da reserva. ( Cachoeira)
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Antônimo significa palavra com sentido exatamente contrário, inverso ou oposto de outra. Tendo em vista este conceito. Dê o antônimo das palavras abaixo:
A) Silêncio
B) Distante
C) Feliz
D) Forte
E) Lento
F) Verdade
G) Doce
H) Sorte
QUESTÃO 2
O sinônimo é uma palavra com significado semelhante. Considerando essa informação, reescreva as frases no caderno, substituindo as palavras em destaque por um sinônimo.
a) A professora auxiliou na pesquisa.
b) Ela é muito carinhosa com seus filhos.
c) O seu cabelo está comprido.
d) No início do ano, os alimentos tiveram reajuste.
QUESTÃO 3
A polissemia é vista como uma multiplicidade de sentidos, tomando este princípio, use o dicionário e dê os sentidos das palavras abaixo:
a) cabeça
b) vela
c) cabo
d) caixa
e) manga
QUESTÃO 4
Avaliando com calma os significados das palavras abaixo, qual é o sinônimo de feliz?
(A) Taciturno
(B) Frustrado
(C) Zangado
(D) Assustado
QUESTÃO 5
Considerando os conceitos sobre o antônimo responda: qual é o oposto de “escasso”?
(A) Raro
(B) Abundante
(C) Precioso
(D) Fraco
SAIBA MAIS
Com a intenção de abordar os assuntos: antônimo, sinônimo e polissemia, assista ao vídeo que menciona algumas curiosidades sobre os significados das palavras e o seleto vocabulário da Língua Portuguesa.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-5a-serie/
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0412) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos linguísticos e/ou expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos (EJALP0413) Compreender, em diferentes gêneros, os efeitos de sentido utilizados pelo autor para persuadir e convencer o leitor |
Referencial teórico: | CEREJA, W. R; MAGALHÃES, T. C. Português: Linguagens: Volume Único. São Paulo: Atual, 2003. CREMONESE, L. E. Homonímia versus Polissemia na enunciação. Entrelinhas: Revista do Curso de Letras da Unisinos, n. 2, p. 2, 2007. LYONS, J. Linguagem e Linguística: uma introdução. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1987. |