Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes da 6ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
A busca por melhores condições de vida e a fuga de conflitos são apenas algumas das razões que levam à migração. Dificuldades econômicas também são um fator importante que impulsiona os fluxos migratórios. Em muitas regiões, salários baixos ou a falta de emprego levam famílias inteiras a se deslocarem em busca de oportunidades melhores. Essas pessoas migram para lugares que oferecem acesso a moradias decentes, serviços de saúde, educação e, claro, melhores chances de trabalho.
Agora vamos às questões
Os gráficos a seguir mostram os principais países de emigração em dois momentos históricos diferentes.
QUESTÃO 1
Qual foi a origem predominante dos migrantes durante os anos de 1846 a 1924 e em 2004?
QUESTÃO 2
Por que houve uma mudança na origem dos emigrantes?
QUESTÃO 3
É possível encontrar descendentes de grupos europeus que imigraram para o Brasil no fim do século XIX e início do XX no município em que você reside? De quais países eles eram originários? Existe algum parente seu que é descendente de imigrantes europeus?
Saiba mais a respeito do assunto, acessando o vídeo a seguir:
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-6a-serie-eja/
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJAGE0702) Correlacionar os fluxos migratórios com as influências físico-naturais e as necessidades de sobrevivência dos homens. |
Referencial Teórico | DELLORE, Cesar Brumini. Arabibá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Ed, São Paulo, 2018. 6º ao 9º . PNLD 2020. Matriz Estruturante EJA 2022. |