You are currently viewing História – A formação do Estado

História – A formação do Estado

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA.


Adaptado a partir de imagem disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Estado#/media/Ficheiro:Leviathan_by_Thomas_Hobbes.jpg> acesso em 12, mai. 2022.

A FORMAÇÃO DO ESTADO

Você já percebeu que não importa o lugar onde a gente esteja sempre tem gente querendo mandar nos outros? Mandar, influenciar alguém a fazer alguma coisa é exercer poder. Para que possamos viver em sociedade é preciso definir regras que digam como o poder será exercido. O Estado é uma forma de definir essas regras.

As partes que o compõe

Um governo, uma população, um território são os elementos que compõem o Estado. Ele é um poder centralizado, instituído para administrar a vida das pessoas num determinado território.

Dentro de seu território, o Estado exerce poder soberano, ou seja, possui o monopólio sobre o uso da força e a cobrança de impostos. Nenhum outro grupo tem o poder de obrigar, taxar e punir.

O Estado possui a legitimidade para esse exercício do poder. A legitimidade é uma aceitação da população aos termos impostos pelo Estado que, se não é completa, é sempre suficiente para a sua manutenção.

O surgimento

Essa forma de organização política é resultado de séculos e séculos – e até milênios – de construção. O Estado surgiu quando a produção agrícola aumentou o suficiente para ter um excedente econômico e regular. Uma oligarquia, formada por militares e sacerdotes, assumiu o poder e passou a controlar esse excedente. Essa forma de poder se expandiu, aumentou sua complexidade, formou impérios.

O homem é um animal político

O Estado existe porque a política é uma característica inerente ao ser humano.

A política é uma prática que define o que o ser humano tem de diferente dos outros animais. O filósofo grego Aristóteles disse que o homem é um animal político. João Ubaldo Ribeiro, escritor brasileiro, disse:

Nenhum homem pode assumir sua humanidade fora de uma estrutura social, ainda que mínima. E nenhuma estrutura social pode existir sem alguma forma de processo político

RIBEIRO, 1998. p. 11.

Antigos e contemporâneos entendem a política como algo que diz respeito à vida humana em sociedade. O homem é um animal político pois ele não pode viver sozinho e viver junto pressupõe negociar interesses para a tomada de decisões.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Quando falamos de Estado, com E maiúsculo, estamos nos referindo a uma instituição política. Marque a alternativa que melhor define esta instituição.

(A) Passou a existir quando uma oligarquia assumiu o controle sobre o excedente agrícola.

(B) Dentro de seu território possui o monopólio sobre o uso legítimo da força e a cobrança de impostos.

(C) Um governo, uma população e um território.

(D) É um poder centralizado, instituído para administrar a vida das pessoas num determinado território.

QUESTÃO 2

Dê exemplos da atuação do Estado na sua vida cotidiana.

QUESTÃO 3

O filósofo grego Aristóteles disse que o homem é um animal político. O que isso significa?

QUESTÃO 4

A legitimidade é uma aceitação da população aos termos impostos pelo Estado na administração da vida em sociedade. Marque a opção correta quanto à relação entre a manutenção do poder do Estado e a legitimidade.

(A) A aceitação da população não tem nenhuma importância.

(B) Se não há legitimidade, o Estado impõe-se pela força.

(C) Sem a legitimidade o Estado não mantém o seu poder.

(D) A legitimidade é conquistada através da compra.


Saiba mais

O Estado e a cultura brasileira

Canal Anísio Filho “O Estado e a cultura brasileira”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=XGocSJSMIK0>. Acesso em: 12, mai. 2022.

Autoria:Anísio José Pereira Filho
Formação:História
Componente Curricular:História
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAHI0413) Discutir a origem do Estado e seu papel social historicamente construído pelas sociedades humanas.
(EJAHI0414) Identificar o homem como ser social.
Referencial teórico:BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Pontos sobre o surgimento e evolução do Estado Moderno. Disponível em <http://www.bresserpereira.org.br/papers/2018/415-30_principios_Estado_Antigo_e_Moderno.pdf> acesso em 25 de outubro de 2021.
CABRAL, João Francisco Pereira. “O conceito de animal político em Aristóteles”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/o-conceito-animal-politico-aristoteles.htm. Acesso em 20 de abril de 2021.
RIBEIRO, João Ubaldo. Política; quem manda, por que manda, como manda. 3.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.
SIGNIFICADO de Estado. Disponível em <https://www.significados.com.br/estado/> acesso em 20 de abril de 2021.