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Matemática – Frações de uma quantidade

Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 4º Período (5ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fração de uma quantidade

Um pequeno resumo sobre frações.

Uma fração representa uma parte de um inteiro dividido em partes iguais. Isso é frequentemente ilustrado por um numerador (o número superior) e um denominador (o número inferior), indicando quantas partes de um todo estão sendo consideradas.

Imagem:canva.com/fração_dinheiro


A compreensão de frações como partes de um todo é fundamental em muitos aspectos da vida cotidiana e da matemática. São usadas em diversas situações, desde cozinhar até construir edifícios.

Como calcular fração de uma quantidade inteira?

O cálculo de frações de uma quantidade inteira envolve multiplicar a quantidade pelo numerador da fração e, em seguida, dividir pelo denominador ou dividir a quantidade inteira pelo denominador da fração e, em seguida, multiplicar pelo numerador. Isso determina a parte da quantidade total representada pela fração.

Por exemplo:

  • Para calcular 3/5 de 500 reais (três quintos de quinhentos) basta multiplicar 500 pelo numerador (3) e o resultado dividir pelo denominador (5), ou dividir 500 pelo denominador (5) e o resultado multiplicar pelo numerador (5).

3/5 de 500 = 500 x 3 : 5 = 1500 : 5 = 300 reais.

3/5 de 500 = 500 : 5 x 3 = 100 x 3 = 300 reais.

  • Para calcular 2/7 de 4900 reais (dois sétimos de 4900 reais) basta multiplicar 4900 pelo numerador (2) e o resultado dividir pelo denominador (7), ou dividir 4900 pelo denominador (7) e o resultado multiplicar pelo numerador (2).

2/7 de 4900 = 4900 x 2 : 7 = 9800 : 7 = 1400 reais.

2/7 de 4900 = 4900 : 7 x 2 = 700 x 2 = 1400 reais.

Um problema para finalizar

Os irmãos Pedro e Paulo compraram um terreno e decidiram dividir a propriedade em partes iguais. Pedro disse que vai construir em 2/3 do lote já Paulo planeja usar 1/3 para um jardim. Se o terreno tem uma área total de 900 metros quadrados, quanto de terra Pedro e Paulo usarão cada um para suas respectivas finalidades?

Parte do terreno usada por Pedro na construção:

2/3 de 900 = 900 : 3 x 2 = 300 x 2 = 600 metros quadrados.

Parte do terreno usada por Paulo na construção de um jardim:

1/3 de 900 = 900 : 3 x 1 = 300 x 1 = 300 metros quadrados.

Ficamos por aqui, até o próximo.

QUESTÃO 01

No patrimônio do Sr. João consta uma fazenda de 90 hectares. Após sua morte, a fazenda foi dividida igualmente entre três irmãos. Um dos irmãos vendeu 3/9 da sua parte, quantos hectares ele vendeu? E quantos hectares ele ainda possui?

OBS. O hectare é uma unidade de medida de área que faz parte do sistema métrico decimal. É uma medida padrão amplamente utilizada em todo o mundo para medir áreas de terras, propriedades agrícolas, terrenos e espaços urbanos.

QUESTÃO 02

Três amigos (Paulo, Júlio e Laura) alugaram um carro para uma viagem. O aluguel total do carro foi de 600 reais. Se Paulo pagou 2/5 desse valor e Júlio pagou 1/3, quantos reais sobraram para Laura quitar o valor do aluguel?

QUESTÃO 03

Maria vende bolos que são divididos em 12 pedaços iguais. Se ela vender cada pedaço por R$4,00, então podemos afirmar que 3/4 do bolo irá custar

(A) R$6,00.

(B) R$12,00.

(C) R$24,00.

(D) R$36,00.

QUESTÃO 04

João gastou 2/5 do seu salário de R$3.500,00 com despesas pessoais e ainda sobrou

(A) R$700,00.

(B) R$1.100,00.

(C) R$1.400,00.

(D) R$2.100,00.


SAIBA MAIS

Quer saber um pouco mais? Então assista o vídeo do canal do Prof. Hélio.

Adição e subtração com frações

Canal Professor Helio Roberto da Rocha “Adição e subtração com frações”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wWrR2ObWYmU>. Acesso em: 16 mai 2022.


Componente CurricularMatemática
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJAMA0412) Resolver situações problema que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade e cujo resultado seja um número natural.
Referências SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.
PATARO, Patricia Moreno Matemática essencial 6° ano: ensino fundamental, anos finais / Patricia Moreno Pataro, Rodrigo Balestri. – 1. ed. – São Paulo: Scipione, 2018