Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA.
HUMANISMO E RENASCIMENTO
Humanismo e Renascimento são palavras que, em história, servem para designar acontecimentos importantes num momento de grandes mudanças na Europa, que anunciavam a modernidade.
Humanismo
Foi uma visão que valorizava a capacidade criadora do homem a partir de sua sensibilidade e do seu pensamento. Essa visão estimulou a valorização dos indivíduos como seres racionais capazes de criar e de descobrir os segredos da natureza, dos seres vivos e do próprio Universo.
Renascimento
O Renascimento foi uma revolução artística na Europa ocidental cujos avanços foram vistos também na ciência, nas ideias e na forma de pensar o mundo. A arte renascentista pode ser vista em pinturas, esculturas e na arquitetura. Duas características principais marcaram este movimento:
Perspectiva na pintura
Nestas imagens podemos ver uma das principais inovações introduzidas na pintura pelos renascentistas. Os pintores, na Idade Média, não dominavam a técnica da perspectiva (imagem 1). Os pintores renascentistas passaram a usar esta técnica (imagem 2) que permite a pintura de imagens com três dimensões. Com a perspectiva, as pinturas tornaram-se mais realistas.
Estilo greco-romano: atenção à anatomia
Nestas obras famosas, vemos a preocupação com a representação fidedigna da anatomia humana, uma característica marcante e inovadora dos artistas renascentistas.
Época de mudanças
As mudanças na forma de pensar, que marcaram o Humanismo e o Renascimento, ocorreram numa época em que a Europa passava por grandes transformações como: o desenvolvimento das cidades e do comércio, as Grandes Navegações, a Reforma Protestante e a invenção da imprensa.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Observe as imagens 1 e 2 e responda:
A comparação entre elas permite perceber uma grande inovação introduzida pelos renascentistas na pintura. Esta inovação foi a técnica da:
(A) Aquarela.
(B) Pintura à óleo.
(C) Perspectiva.
(D) Serigrafia.
QUESTÃO 2
Os séculos XV e XVI foram períodos marcados por grandes transformações na explicação de mundo que os europeus tinham. Basicamente, a mudança diz respeito ao desenvolvimento de uma visão que valorizava a capacidade criadora do homem a partir de sua sensibilidade e do seu pensamento. Essa visão estimulou a valorização dos indivíduos como seres racionais capazes de criar e de descobrir os segredos da natureza, dos seres vivos e do próprio Universo. Por valorizar o homem essas ideias ganharam o nome de humanismo.
Marque a alternativa que define corretamente o Humanismo.
(A) Uma visão de mundo que se fundamentava em mudanças na Europa.
(B) Uma visão de mundo que era baseada no conhecimento do Universo.
(C) Uma visão de mundo que entendia o pensamento humano como dádiva divina.
(D) Uma visão de mundo que valorizava a capacidade criadora do homem.
QUESTÃO 3
A explicação de mundo que se tinha era a da Idade Média, nela, o homem era só um objeto dos desígnios divinos. A concepção medieval ficou conhecida como teocentrismo, que significa Deus como centro, quer dizer, Deus determina todas as coisas. O humanismo propôs o antropocentrismo, ou seja, o homem como centro.
A partir da comparação entre este trecho e o da questão 2, quais as diferenças entre o Humanismo e a concepção medieval?
QUESTÃO 4
Antropocentrismo e teocentrismo são concepções que convivem até hoje. Você concorda com essa afirmação? Dê exemplos que comprovam a sua opinião.
Saiba Mais
Teocentrismo e antropocentrismo
Autoria: | Anísio José Pereira Filho |
Formação: | História |
Componente Curricular: | História |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAHI0502) Compreender as novas convicções em torno da razão e sua relação com a vida pública e social na modernidade. (EJAHI0503) Compreender e contextualizar a construção dos conceitos de humanismo e renascimento. |
Referencial teórico: | VAINFAS, Ronaldo. et al. História.doc, 7º ano: ensino fundamental, anos finais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. Imagens Imagem 1: Liber Feudorum Ceritanie. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cerit7.jpg?uselang=en#Licensing> acesso em 06, dez. 2023. Imagem 2: Escola de Atenas, de Rafael Sanzio. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Escola_de_Atenas_-_Vaticano_2.jpg> acesso em 06, dez. 2023. Imagem 3: Homem vitruviano, de Leonardo da Vinci. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/illustrations/leonardo-da-vinci-o-homem-vitruviano-1125056/> acesso em 06, dez. 2023. Imagem 4: Moisés, de Michelangelo. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:%27Moses%27_by_Michelangelo_JBU140.jpg> acesso em 06, dez. 2023. |