You are currently viewing Educação Física – Possibilidades de Práticas de Aventura na Escola

Educação Física – Possibilidades de Práticas de Aventura na Escola

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de storyset no Freepik

Práticas de Aventura na Escola

As práticas corporais de aventura são atividades físicas que exigem habilidade e perícia dos praticantes para realizarem a proeza de superar os obstáculos de um meio ambiente desafiador, podendo sentir assim a vertigem (emoção / adrenalina) que a atividade proporciona, mas com o máximo controle dos riscos, respeitando-se todos os procedimentos de segurança e utilizando todos os equipamentos necessários para garantir a integridade física de todos que praticam aventura.

Elas podem ocorrer na natureza, como práticas como trilhas, corrida de orientação, rapel, escalada etc. Ou no meio ambiente urbano, utilizando os obstáculos de concreto e asfalto para desenvolver suas técnicas, como é o caso do parkour ou o BMX freestyle.

A prática de aventura na escola pode ajudar a desenvolver muitas habilidades cognitivas, motoras e emocionais, como atenção, agilidade, equilíbrio, superação do medo, bem estar etc.

Contudo, essa prática de aventura na escola necessita ser adequada à realidade, aos interesses e às necessidades da escola e dos estudantes.

Na escola, o objetivo dessa prática não é desenvolver a melhor performance, mas sim, vivenciar e conhecer uma nova prática corporal e desenvolver certas habilidades.

E além das vivências práticas é importante contextualizar essas vivências, trabalhando conteúdos teóricos como a origem e as transformações pelas quais passaram as práticas de aventura até se tornarem práticas de lazer ou competição nos dias atuais. E quais os valores e outros conhecimentos podemos aprender através da prática de aventura na escola, como discutir a preservação do meio ambiente para que seja possível a continuidade de determinadas práticas.

Então, conforme as características e necessidades do ambiente escolar podemos adaptar diferentes elementos de várias práticas de aventura para serem praticadas na escola, como por exemplo, técnicas simples de parkour como transposições, saltos e aterrissagens leves, ou técnicas de escalada como falsa baiana e escalada horizontal.

Questão 1

As práticas corporais de aventura são atividades físicas que exigem habilidade e perícia dos praticantes para superar os desafios de um meio ambiente desafiador. Com isso, os praticantes de aventura esperam sentir a vertigem que a prática proporciona

(A) sem nenhuma medida de segurança.

(B) sem o menor controle dos riscos.

(C) com o máximo controle dos riscos.

(D) sem utilizar nenhum equipamento de segurança.

Questão 2

As práticas corporais de aventura podem ocorrer tanto

(A) na natureza quanto em ambientes poluídos.

(B) no meio urbano quanto em ambiente degradado pelo ser humano.

(C) no asfalto quanto no cimento.

(D) na natureza quanto no meio urbano.

Questão 3

Que conhecimentos podemos aprender com a prática de aventura na escola?

Questão 4

Quais práticas de aventura na natureza e urbanas poderiam ser adaptadas para serem praticadas na sua escola?

SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você aprender mais sobre como as Práticas Corporais de Aventura são Classificadas

Fonte: Canal Educação Física com o Professor Luciano

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você aprender mais sobre as transformações nas Práticas Corporais de Aventura

Fonte: Canal Educação Física com o Professor Luciano

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você aprender mais sobre as possibilidades de se trabalhar com as Práticas Corporais de Aventura na escola

Autoria:Luciano Alves de Oliveira
Formação:Educação Física
Componente curricular:Educação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAEF0838) Praticar diferentes práticas corporais de aventura (urbanas/na natureza), valorizando a própria segurança e integridade física.
(EAJAEF0839) Valorizar a relação das práticas corporais de aventura com as questões ambientais, de saúde e lazer
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022