Esta proposta de atividade de ARTE – TEATRO é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Imagem 1: Disponível em: https://flic.kr/p/pwvv7c Luluzinha Camp. Acesso em 15, fev. 2024.
AÇÃO REFLEXIVA
- Você sabe dizer se há diferença entre ler em voz alta e uma leitura dramática?
LEITURA DRAMÁTICA
Uma leitura dramática é uma forma de apresentação teatral na qual os atores não encenam fisicamente as ações, mas sim leem o texto de um roteiro em voz alta, transmitindo emoção e intenção através da entonação, ritmo e expressão vocal. Essa modalidade de apresentação permite que o público se concentre exclusivamente na narrativa e no diálogo, sem distrações visuais de cenários, figurinos ou movimentos físicos dos atores.
Imagem 2: Disponível em: https://flic.kr/p/cCaGWs Comunidade dos Pequenos Profetas. Acesso em 15, fev. 2024.
INTERPRETAÇÃO
Durante uma leitura dramática, os atores podem se sentar ou ficar em pé, concentrando-se na interpretação das falas e na comunicação das emoções e dos significados subjacentes do texto. A leitura é frequentemente acompanhada de efeitos sonoros simples, como música ambiente ou sons que complementam a atmosfera da história.
Imagem 3: Disponível em: https://flic.kr/p/7RvJWj Camilla Rocha. Acesso em 15, fev. 2024.
A LEITURA PODE SER UM EVENTO
Essa forma de apresentação é utilizada em diversas ocasiões, desde ensaios de uma peça teatral até eventos literários, festivais de dramaturgia ou leituras públicas de obras inéditas. A leitura dramática é uma ferramenta valiosa para dramaturgos, diretores e atores explorarem um texto em seu estágio inicial de desenvolvimento, possibilitando uma compreensão mais profunda do material e potencialmente influenciando sua evolução.
Imagem 4: Disponível em: https://flic.kr/p/65PCZJ Teatro Escola de Pelotas. Acesso em 15, fev. 2024.
PASSO A PASSO PARA DESENVOLVER UMA LEITURA DRAMÁTICA
- Escolha um trecho curto de uma peça teatral ou um texto dramático.
- Divida os participantes em grupos de leitura.
- Cada grupo selecionará um leitor para cada personagem do trecho escolhido.
- Os grupos realizarão a leitura dramática do trecho, focando na expressão vocal e na interpretação emocional.
- Após a leitura, os grupos discutirão suas interpretações e impressões sobre o texto.
QUESTÃO 1
Explique a importância da expressão vocal na leitura dramática.
QUESTÃO 2
Como a leitura dramática pode beneficiar o entendimento e a evolução de um texto teatral?
QUESTÃO 3
A principal característica de uma leitura dramática
( A ) é o uso de cenários elaborados.
( B ) é o foco na interpretação vocal.
( C ) são os movimentos físicos dos atores.
( D ) é a ausência de diálogos.
QUESTÃO 4
Uma leitura dramática durante o processo de desenvolvimento de uma peça teatral serve para
( A ) definir os figurinos dos personagens.
( B ) ensaiar coreografias complexas.
( C ) explorar e compreender o texto.
( D ) criar cenários detalhados.
SAIBA MAIS – ARTE
No Saiba mais – Arte teremos um vídeo que apresenta o tema Leitura Dramática. Nele pode ser observados os elementos da leitura dramática como a entonação da voz, intenção da personagem, ritmo e melodia e a realização de um exercício da leitura de um fragmento do texto “O Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna. Este vídeo foi criado pelos professores: Eurim Pablo e Veruska Bettiol.
Autoria: | Eurim Pablo |
Formação: | Educação Física e Mestre em Performances Culturais |
Componente Curricular: | Arte/Teatro |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJAAR0577) Explorar cenicamente teatralidades da vida cotidiana (variadas entonações de voz, diferentes corporeidades, diversidade de personagens e narrativas, etc.). |
Referências: | FERNANDES, Silvia. Teatralidades Contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2010. OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 1987. PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. Trad GUINSBURG, J. e PEREIRA, Maria Lúcia (dir.). São Paulo: Perspectiva, 2005. SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. 5ª ed. 2ª reimp. Trad. e revisão Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 2010. VIDOR, H. B. Leitura e teatro: aproximações e apropriação do texto literário. 1ª ed. São Paulo: Hucitec, 2016. |