Esta proposta de atividade de Arte/Teatro é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
A leitura dramática é uma prática cênica, comum na área do teatro. No texto teatral, a narrativa (ou a história contada) é construída com diálogos e possibilidades interpretativas com diferentes composições vocais, tais como: entonação, ritmo, timbre, volume e intensidade, buscando expressar os sentimentos e as características de cada personagem.
Assim, ao ouvir uma leitura dramática, o público pode entender o que acontece, conhecer as personagens e imaginar cada cena teatral.
Disponível em: https://karlabru.net/site/wp-content/gallery/miltonsantos/kb11_m1064.jpg Acesso em 10, maio. 22.
A leitura dramática é realizada com base em um gênero específico, o texto dramático ou teatral. Como é uma leitura pública, ela exige um estudo aprofundado do texto para que se entenda toda a narrativa construída com os diálogos. Realizá-la exige interpretação por meio da entonação, expressão facial etc.
Disponível em: https://karlabru.net/site/wp-content/gallery/miltonsantos/kb11_m1063.jpg Acesso em 09, maio. 22.
As principais características da leitura dramática seguem uma organização, como o texto em forma de diálogos, o texto dividido em atos e cenas, a presença das rubricas (descrições do espaço e/ou da situação antes de cada ato), a sequência da ação dramática(exposição, conflito, complicação, clímax, desfecho).
QUESTÃO 1
No texto teatral, a narrativa (ou a história contada) é construída com diálogos e possibilidades interpretativas com diferentes composições vocais, como:
(A) ritmo, interpretação, entonação, expressão facial e movimento.
(B) movimento, timbre, ritmo, volume e entonação.
(C) timbre, interpretação, expressão facial, volume e intensidade.
(D) entonação, ritmo, timbre, volume e intensidade.
QUESTÃO 2
A leitura dramática é realizada com base em
(A) um gênero específico, o texto dramático ou teatral.
(B) um texto teatral, diálogos e um gênero fictício.
(C) um gênero literário, partituras e texto dramático.
(D) um texto romântico, diálogos e uma ação dramática.
QUESTÃO 3
Quais as diferentes composições vocais?
QUESTÃO 4
Qual a diferença entre ler em voz alta e a leitura dramática?
SAIBA MAIS – ARTE/TEATRO – LEITURA DRAMÁTICA
Autoria: | Veruska Bettiol |
Formação: | Arte |
Componente Curricular: | Arte/Teatro |
Habilidade: | (GO-EF06AR26-A) Exercitar a leitura dramática e perceber as diferentes possibilidades interpretativas do texto e diferentes composições vocais na leitura das falas, tais como: entonação, ritmo, timbre, volume e intensidade. |
Referências: | BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil.-5.ed – São Paulo: Perspectiva, 2006. DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. DUARTE JUNIOR, João Francisco. Por que arte-educação?.-6.ed.- Campinas,Sp:Papirus,2007. FERRARI, Solange dos Santos Utuari… [et al.]. Por Toda Parte, 6º Ano. 1ª ed. – São Paulo: FTD, 2016. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Práticas Educativas. São Paulo, Paz e Terra- 1996 IAVELBERG,Rosa.Para Gostar de Aprender Arte: sala de aula e formação de professores.-Porto Alegre:Artmed, 2003. OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 1987. SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. Tradução Ingrid DormienKoudela, Eduardo José Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 1979. VENTRELLA, Roseli e Arruda, Jacqueline. Projeto Educação para o Século XXI – Série Link da Arte 5ª série. Escala Educacional. |