You are currently viewing Educação Física – Ginásticas não competitivas

Educação Física – Ginásticas não competitivas

Esta proposta de atividade de educação física é destinada aos estudantes do 4º ano dos anos iniciais do ensino fundamental.


 Disponível em: https://br.freepik.com/vetores-gratis/interior-do-ginasio-com-pessoas-fazendo-exercicios-esportivos_22488923.htm#query=gin%C3%A1stica%20desenho&position=15&from_view=search > acesso em 05, maio. 2022

Ginástica não competitiva

A ginástica é um conceito que engloba modalidades competitivas ou não, ou seja, esportivizadas ou não, e envolve a prática de uma série de movimentos que trabalham as capacidades físicas, para melhorar o físico e o mental. De acordo com a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) Ginástica é uma forma de exercício físico classificada em duas modalidades, as competitivas onde existe competição, como nas olimpíadas (Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica de Trampolim) e também as não competitivas (Ginástica Aeróbica, Ginástica Acrobática e Ginástica para Todos), como as praticadas em academias, grupos, clubes, escolas, etc.

QUESTÃO 1

Podemos definir, de forma resumida, ginástica para todos como sendo:

a) somente as atividades realizadas em academia. 

b) esportes coletivos que executam grandes movimentos.  

c) atividades que desenvolvem as capacidades físicas.

d) apenas as atividades físicas relacionadas ao equilíbrio. 

QUESTÃO 2

Quais são as modalidades competitivas e não competitivas de ginástica reconhecidas pela Confederação Brasileira de Ginástica?

QUASTÃO 3

Quais são os benefícios que a ginástica consegue trazer para o nosso corpo?

QUESTÃO 4

É uma atividade que desenvolve a capacidade física do equilíbrio:

a) Empurrar;

b) Correr muito;

c) Fazer estrela;

d) Puxar uma corda.

QUESTÃO 5

Marque a alternativa que não apresenta uma atividade da ginástica:


Saiba Mais

Em 2010, o grupo Cignus teve início e a primeira música utilizada em coreografia foi “Paciência” do Lenine. Dez anos depois, em um momento singular de nossa sociedade, em meio a uma pandemia, o grupo ressignifica e, em um momento de reconstrução e revisitações pessoais, retomam a primeira coreografia que mesmo 10 anos depois faz todo o sentido e reflete o momento e as explosões de sentimentos vividos… Com muito sentido e significado: “mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma, até quando o corpo pede um pouco mais de alma… Avida não para!”. Vamos assistir essa linda coreografia e sentir a mensagem.

Canal Cignus – Cultura, Esporte, Saúde e Sustentabilidade “Coreografia Inópia Calma”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=jR8ElfNx9ug&t=14s>. Acesso em: 11 mai 2022.

Componente Curricular:Educação Física
Habilidade:(GO-EF04EF07) Vivenciar e fruir, de forma individual e coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral, como: equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais, propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano. 
(GO-EF04EF22) Debater, por meio de múltiplas linguagens: corporal, oral, escrita e audiovisual, a relação da prática dos movimentos gímnicos com a superação das capacidades físicas e emocionais.
ReferênciasSite CBG –https://www.cbginastica.com.br/faq – Acesso em 19/03/2022.

Darido, Suraya Cristina / Osmar Moreira de Souza Júnior : Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. – Campinas, SP: Parpirus, 2007.  

DC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. 

Darido, Suraya Cristina .Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.