Esta proposta de atividade de educação física é destinada aos estudantes do 4º ano dos anos iniciais do ensino fundamental.
Disponível em: https://br.freepik.com/vetores-gratis/interior-do-ginasio-com-pessoas-fazendo-exercicios-esportivos_22488923.htm#query=gin%C3%A1stica%20desenho&position=15&from_view=search > acesso em 05, maio. 2022
Ginástica não competitiva
A ginástica é um conceito que engloba modalidades competitivas ou não, ou seja, esportivizadas ou não, e envolve a prática de uma série de movimentos que trabalham as capacidades físicas, para melhorar o físico e o mental. De acordo com a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) Ginástica é uma forma de exercício físico classificada em duas modalidades, as competitivas onde existe competição, como nas olimpíadas (Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica de Trampolim) e também as não competitivas (Ginástica Aeróbica, Ginástica Acrobática e Ginástica para Todos), como as praticadas em academias, grupos, clubes, escolas, etc.
QUESTÃO 1
Podemos definir, de forma resumida, ginástica para todos como sendo:
a) somente as atividades realizadas em academia.
b) esportes coletivos que executam grandes movimentos.
c) atividades que desenvolvem as capacidades físicas.
d) apenas as atividades físicas relacionadas ao equilíbrio.
QUESTÃO 2
Quais são as modalidades competitivas e não competitivas de ginástica reconhecidas pela Confederação Brasileira de Ginástica?
QUASTÃO 3
Quais são os benefícios que a ginástica consegue trazer para o nosso corpo?
QUESTÃO 4
É uma atividade que desenvolve a capacidade física do equilíbrio:
a) Empurrar;
b) Correr muito;
c) Fazer estrela;
d) Puxar uma corda.
QUESTÃO 5
Marque a alternativa que não apresenta uma atividade da ginástica:
Saiba Mais
Em 2010, o grupo Cignus teve início e a primeira música utilizada em coreografia foi “Paciência” do Lenine. Dez anos depois, em um momento singular de nossa sociedade, em meio a uma pandemia, o grupo ressignifica e, em um momento de reconstrução e revisitações pessoais, retomam a primeira coreografia que mesmo 10 anos depois faz todo o sentido e reflete o momento e as explosões de sentimentos vividos… Com muito sentido e significado: “mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma, até quando o corpo pede um pouco mais de alma… Avida não para!”. Vamos assistir essa linda coreografia e sentir a mensagem.
Componente Curricular: | Educação Física |
Habilidade: | (GO-EF04EF07) Vivenciar e fruir, de forma individual e coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral, como: equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais, propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano. (GO-EF04EF22) Debater, por meio de múltiplas linguagens: corporal, oral, escrita e audiovisual, a relação da prática dos movimentos gímnicos com a superação das capacidades físicas e emocionais. |
Referências | Site CBG –https://www.cbginastica.com.br/faq – Acesso em 19/03/2022. Darido, Suraya Cristina / Osmar Moreira de Souza Júnior : Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. – Campinas, SP: Parpirus, 2007. DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Darido, Suraya Cristina .Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. |