You are currently viewing Língua Portuguesa – Roda de jornal

Língua Portuguesa – Roda de jornal

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/mulher-lendo-jornal-de-cor-e-silhueta_9136059.htm#query=crian%C3%A7a%20jornal%20desenho&position=7&from_view=search> Acesso em 8, abril de 2022.

 ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Canal Portal Conexão Escola “Aprender Sempre – L. Portuguesa – 2º Ano – 2º Bim – Videoaula 3 – Roda de jornal”. Disponível em: <https://youtu.be/sohdepDG3_k>. Acesso em: 11 Mai 2022.

Roda de jornal

OLÁ ESTUDANTE!

VOCÊ JÁ LEU UM JORNAL? O QUE É UM JORNAL? ONDE ENCONTRAMOS ESSE

MATERIAL? PARA QUE ELE SERVE?

O JORNAL É UMA PUBLICAÇÃO IMPRESSA OU DIGITAL QUE APRESENTA INFORMAÇÕES SOBRE EVENTOS, NOTÍCIAS, ANÁLISES E OUTROS TEMAS DE INTERESSE PÚBLICO.

O PRINCIPAL CONTEÚDO DE UM JORNAL É A NOTÍCIA. OS JORNAIS SÃO VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO QUE DESEMPENHAM UM PAPEL IMPORTANTE NA SOCIEDADE, FORNECENDO INFORMAÇÕES ATUALIZADAS SOBRE DIVERSOS ASSUNTOS.

O JORNAL IMPRESSO É O “JORNAL DE PAPEL”, SEU CONTEÚDO É PRODUZIDO PELOS REDATORES. TRAZEM AS INFORMAÇÕES ATRAVÉS DE TEXTO E IMAGEM.

NO JORNAL PODEMOS ENCONTRAR NOTÍCIA, ANÚNCIO, SLOGAN, CAMPANHA E OUTROS. NA NOTÍCIA TEMOS UM TÍTULO, CORPO DA NOTÍCIA E PODEMOS TER TAMBÉM, IMAGEM, LEGENDA, GRÁFICO E DATA.

O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO VISA APRESENTAR DETERMINADO PRODUTO, MARCA OU SERVIÇO. USAM EXPRESSÕES MARCANTES QUE REMETEM AO ANÚNCIO.

O SLOGAN PUBLICITÁRIO É UMA MENSAGEM CURTA, DE FÁCIL MEMORIZAÇÃO QUE EXPRESSA O CONCEITO DA MARCA.

COMO ELABORAR UM JORNAL:

1- DEFINA UM PÚBLICO E ESCOLHA UM NOME PARA O JORNAL;

2- PESQUISE E APURE AS MATÉRIAS DO JORNAL;

3- ESCREVA A NOTÍCIA;

4- ACRESCENTE IMAGENS, GRÁFICOS E LEGENDAS;

5- REVISE O SEU TEXTO.

Atividades

QUESTÃO 1

O JORNAL, SEJA EM SUA VERSÃO IMPRESSA OU DIGITAL, DESEMPENHA UM PAPEL IMPORTANTE NA SOCIEDADE, FORNECENDO INFORMAÇÕES ATUALIZADAS SOBRE TEMAS DE INTERESSE PÚBLICO. ALÉM DISSO, O JORNAL IMPRESSO, CONHECIDO COMO ‘JORNAL DE PAPEL’, TRAZ AS INFORMAÇÕES POR MEIO DE TEXTO E IMAGEM, SENDO PRODUZIDO PELOS REDATORES.” A IMPORTÂNCIA DO JORNAL NA SOCIEDADE ESTÁ PRINCIPALMENTE RELACIONADA A:

(A) TRANSMITIR OPINIÕES PESSOAIS.

(B) ENTRETENIMENTO E DIVERSÃO.

(C) FORNECER INFORMAÇÕES ATUALIZADAS E IMPORTANTES.

(D) EXCLUSIVAMENTE AO CONTEÚDO IMPRESSO.

(E) COMUNICAÇÃO ENTRE PESSOAS DISTANTES.

QUESTÃO 2

O JORNAL IMPRESSO É CONHECIDO COMO “JORNAL DE PAPEL”. OS JORNAIS IMPRESSOS TRAZEM AS INFORMAÇÕES ATRAVÉS DE TEXTO E IMAGEM. NO JORNAL, PODEMOS ENCONTRAR NOTÍCIA, ANÚNCIO, SLOGAN, CAMPANHA E OUTROS. VEJA O JORNAL ABAIXO E IDENTIFIQUE OS ELEMENTOS SOLICITADOS: TÍTULO, GRÁFICO, IMAGEM, LEGENDA, CORPO DA NOTÍCIA, DATA.

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022.

QUESTÃO 3

VEJA AS AFIRMAÇÕES E ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:

I – A VERSÃO IMPRESSA DE UM JORNAL, CONHECIDA COMO “JORNAL DE PAPEL”, É PRODUZIDA POR REDATORES.

II- A VERSÃO DIGITAL UTILIZA UMA VARIEDADE DE RECURSOS MULTIMÍDIA, COMO VÍDEOS E INTERATIVIDADE.

III- OS JORNAIS PODEM NOS CONTAR SOBRE O QUE ACONTECEU ONTEM OU ATÉ MESMO O QUE VAI ACONTECER NO FUTURO.

(A) TODAS AS AFIRMAÇÕES ESTÃO CORRETAS.

(B) TODAS AS AFIRMAÇÕES ESTÃO INCORRETAS.

(C) APENAS A AFIRMAÇÃO I ESTÁ CORRETA.

(D) APENAS A AFIRMAÇÃO II ESTÁ CORRETA.

(E) A AFIRMAÇÃO III ESTÁ INCORRETA.

QUESTÃO 4

NA NOTÍCIA TEMOS UM TÍTULO, CORPO DA NOTÍCIA, PODEMOS TER TAMBÉM, IMAGEM, LEGENDA, GRÁFICO E DATA. SABENDO DISSO, VOCÊ CRIARÁ UMA NOTÍCIA E COLOCARÁ EM PRÁTICA O QUE APRENDEU ATÉ AGORA. PENSE EM ALGUM FATO QUE ACONTECEU EM SUA ESCOLA. ESCREVA UM NOME PARA O JORNAL, UMA MANCHETE CHAMATIVA, ESCREVA A NOTÍCIA E ACRESCENTE IMAGEM.

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022.


Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:(EF12LP09) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.