Esta atividade de Matemática tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.
Disponível em: <Aprender Garota Escola – Imagens grátis no Pixabay> acesso em 11 de maio de 2022
Linguagem algébrica
Na matemática, podemos usar letras para representar números. Fazemos isso para escrever sentenças de maneira mais curta e assim facilitar a resolução. Chamamos essa parte da matemática de álgebra.
Ao usarmos letras na representação de números temos duas possibilidades: incógnita ou variável. A incógnita é um valor que queremos determinar a partir de uma igualdade. A variável, como o próprio nome diz, é quando a letra representa um número que pode variar/ mudar.
Expressões algébricas
São sentenças matemáticas formadas por letras e números. Nesse caso, as letras são chamadas de variáveis.
Exemplos:
Sentença | Expressão algébrica |
Um número adicionado a cinco. | x + 5 |
O dobro de um número | 2.x |
Metade de um número adicionado a seis | x/2 + 6 |
Valor numérico de expressões algébricas:
Podemos calcular o valor numérico de expressões algébricas substituindo a variável por valores numéricos.
Exemplo 1:
Calcule o valor numérico da expressão algébrica x + 6, quando x = 2.
x + 6 =
2 + 6 =
8
Exemplo 2 :
Na expressão algébrica 2a – 3b, calcule o valor numérico quando a=5, b=1.
2a – 3b =
2.5 – 3.1 =
10 – 3 =
7
Exemplo 3:
Ana está economizando 30 reais por semana para comprar um celular. Ela já economizou 100 reais. Responda:
a) Usando a letra x para representar a quantidade de semanas, que expressão algébrica pode representar essa situação?
100 + 30.x
Considerando que ela guardou dinheiro por 7 semanas, quanto ela já tem?
100 + 30.x
100 + 30.7
100 + 210
310
Resposta: Então em 7 semanas ela terá 310 reais.
Assista a videoaula com a professora Priscilla com essa temática
Vamos responder algumas questões?
Questão 1
Escreva as seguintes sentenças na linguagem algébrica:
- A soma do dobro de um número com nove.
- A diferença entre um número e cinco.
- O triplo de um número adicionado ao dobro de outro.
- A soma da metade de um número com o seu dobro.
Questão 2
A figura a seguir representa um retângulo cujos lados medem (x + 5) e (x + 8). Sabendo que o perímetro é a soma das medidas dos lados, a expressão algébrica que representa o perímetro dessa região é dada por
(A) x2 + 13x +40.
(B) 2x + 13x +40.
(C) 15x +40.
(D) 14x +40.
Questão 3
O perímetro de uma figura é representado pela expressão algébrica (2.x + 3.y + z). Calcule o valor desse perímetro quando
A) x=2, y=3, z=4
B) x=1, y=5, z=2
C) x=7, y=3, z=2
D) x=4, y=9, z=0
Questão 4
Um jardineiro quer cercar um terreno retangular para fazer um canteiro de flores. Ele quer que o comprimento seja 2 metros maior que a largura. Então a expressão algébrica que representa essa situação é
(A) x + 2.
(B) 4x + 4.
(C) 2x + 2.
(D) x + 4.
Autoria | Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagogia. |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidades: | (EF07MA13-A) Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita, com ou sem uso de jogos e materiais manipuláveis. |