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Classes gramaticais – substantivos e verbos

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e História é destinada a estudantes do 3º período (4ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: https://www.goiania.go.gov.br/sobre-goiania/ acesso em 11/05/2022

Aprender a língua portuguesa é uma jornada fascinante de descobertas e expressão.

Nesse caminho, dois elementos essenciais se destacam: os substantivos e os verbos. Saber o que são, como eles funcionam em nosso processo comunicativo e como podemos identificá-los em frases, são conhecimentos essenciais na aprendizagem da Língua Portuguesa.

Substantivos

Os substantivos são palavras que designam pessoas, lugares, objetos, seres vivos, ideias, sentimentos e tudo mais que possa ser nomeado. Eles são a base da comunicação, pois nos permitem identificar e nomear as coisas ao nosso redor.

Para reconhecer um substantivo, pergunte-se: “O que ou quem?” Exemplo: “Livro”, “menina”, “felicidade”.

Esse grupo de palavras modifica-se conforme o gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (diminutivo e aumentativo) e é classificado por tipos, por exemplo: substantivo comum, próprio, concreto e abstrato.

Exemplos

Substantivos Comuns: São palavras que se referem a seres de uma mesma espécie de forma genérica. Exemplo “edifícios”, “cidades”,” jardins”.

Substantivos Próprios: São palavras que se referem a nomes próprios de pessoas, lugares, instituições, entre outros. Exemplo: “Attilio Corrêa Lima”, ”Goiânia”.

Substantivos Concretos: São palavras que se referem a objetos ou seres que podem ser percebidos pelos sentidos. Exemplo: “mesa”, “flor”, “ruas”.

Substantivos Abstratos: São palavras que se referem a ideias, qualidades, sentimentos e conceitos que não têm existência física. Exemplo: “amor”, “coragem”, “esperança”.

Verbos

Os verbos são palavras que expressam ação, estado, fenômeno, mudança de estado, entre outros processos.

Eles são responsáveis por dar vida às frases, indicando o que o sujeito faz, como se sente ou o que acontece com ele.

Para identificar um verbo, pergunte-se: “O que o sujeito faz ou sofre?” Exemplo: “correr”, “pensar”, “dormir”.

Quando as ações que já ocorreram estão no tempo passado ou pretérito, aquelas que ainda acontecerão estão no tempo futuro e as que estão acontecendo estão no tempo presente.

Tipos de verbos

Verbos de Ação: São aqueles que expressam uma ação física ou mental. Exemplo: “correr”, “estudar”, “pensar”.

Verbos de Estado: São aqueles que indicam um estado permanente ou temporário. Exemplo: “ser”, “estar”, “permanecer”.

Verbos de Fenômeno: São aqueles que expressam fenômenos da natureza ou ações que ocorrem de forma espontânea. Exemplo: “chover”, “trovejar”, “relampejar”.

Verbos de Mudança de Estado: São aqueles que indicam uma mudança no estado do sujeito. Exemplo: “envelhecer”, “emagrecer”, “crescer”.


Questão 1

O parágrafo a seguir conta uma pequena parte da história da transferência da capital do estado de Goiás da cidade de Goiás, antiga Vila Boa, para a cidade de Goiânia. Ao ler o parágrafo, identifique os substantivos. Boa leitura!

Fonte: https://www.goiania.go.gov.br/sobre-goiania/historia-de-goiania/

Você conheceu um pouquinho da história da fundação de Goiânia. Agora, para conhecer alguns pontos históricos e turísticos da cidade de Goiânia, assista ao vídeo a seguir.

Fonte: Canal do YouTube – Aproveita Goiânia

Questão 2

A função dos substantivos na frase é:

A) Expressar ações e estados.

B) Nomear pessoas, lugares, objetos, entre outros.

C) Indicar mudanças de estado.

D) Descrever fenômenos da natureza.


Questão 3

Os substantivos relatório e fazenda, são classificados como substantivos comuns, por nomearem um objeto e um local, e Pedro Ludovico e Campinas, são considerados substantivos próprios por darem nome a uma pessoa e a uma cidade.

Observe as pessoas e objetos à sua volta, identifique os objetos e pessoas e faça uma lista organizando-os conforme a classe gramatical: substantivo comuns e substantivo próprios.


Questão 4

Você conhece o significado, a origem e a história da escolha do seu nome? Caso ainda não saiba, pergunte a algum familiar. Ter essas informações pode te ajudar a compreender a sua história. Aproveite para analisar a escrita do seu nome, observar quantas letras e sílabas ele possui e com quais letras ele começa e termina.


Questão 5

A função dos verbos na frase é:

A) Designar pessoas, lugares e objetos.

B) Expressar fenômenos naturais.

C) Indicar mudanças de estado.

D) Expressar ações, estados, fenômenos, entre outros processos.


Questão 6

Para responder os itens a seguir, leia a frase “Pedro Ludovico lançou a pedra fundamental de Goiânia”.

A) A frase acima foi escrita em qual tempo?

B) Se a informação se referisse ao futuro, como ela seria escrita? Reescreva a frase em seu caderno ou bloco de notas, fazendo as alterações necessárias.

C) Agora, reescreva essa frase no tempo presente.


Autoria:Ana Cristina Pereira Diniz
Formação:Pedagoga
Componentes curricularesLíngua Portuguesa e História
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJALP0332) Identificar e diferenciar substantivos e verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação em textos produzidos.
(EAJAHI0301) Compreender o momento histórico da formação da cidade de Goiânia e os interesses envolvidos na transferência da capital de Goiás.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/go/goiania/historico
https://www.goiania.go.gov.br/sobre-goiania/historia-de-goiania/
https://www.preparaenem.com/historia-do-brasil/fundacao-goiania.htm