You are currently viewing Matemática – Medidas

Matemática – Medidas

Esta atividade de Matemática, tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: < a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/relogio’>Relógio vetor criado por freepik – br.freepik.com</a>  Acesso em 12, Abril 22.

As unidades de medida desempenham um papel fundamental na comunicação eficaz e na compreensão universal das quantidades. A padronização dessas unidades é essencial para garantir consistência e precisão em diversas áreas, desde a ciência e a tecnologia até o comércio e a vida cotidiana. A adoção de unidades padronizadas cria uma linguagem comum que facilita a troca de informações em todo o mundo.

Unidades de Medida de Comprimento

Ao abordar a medida de comprimento, destacamos a importância de uma unidade universal que possa ser compreendida globalmente. O Sistema Internacional de Unidades (SI) estabeleceu o metro como a unidade padrão para comprimento. Veja outras unidades de medida derivadas do metro:

1 quilômetro = 1000 metros

1 km = 1000 m

1 metro = 100 centímetros

1 m = 100 cm

1 centímetro = 10 milímetros

1 cm = 10 mm

Unidades de Medida de Massa

No contexto da massa, a padronização é importante para garantir a precisão nas medições. O quilograma, definido pelo SI como a unidade padrão de massa, serve como referência para pesagens em laboratórios, indústrias e comércio. A estabilidade dessa unidade é essencial para garantir que as medições de massa permaneçam confiáveis e consistentes ao longo do tempo. Veja algumas relações entre unidades de medida de massa:

1 quilograma = 1000 gramas

1kg = 1000 g

1 tonelada = 1000 quilogramas

1 t = 1000 kg

Unidades de Medida de Capacidade

A medição de capacidade é vital em atividades diárias, como culinária, indústria de alimentos e química. O litro, uma unidade do SI, é amplamente utilizado para medir volume e capacidade. A padronização do litro facilita a comparação de quantidades líquidas em diferentes contextos, proporcionando eficiência e clareza em diversas aplicações.

1 litro = 1000 mililitros

1L = 1000 mL

Unidades de Medida de Tempo

O tempo é uma medida importante em diversas áreas, desde a cronologia histórica até as operações precisas da tecnologia moderna. O segundo, definido pelo SI, é a unidade padrão para medir o tempo. A padronização do segundo é fundamental para sincronizar processos globais, como a comunicação entre satélites, a navegação por GPS e as transações financeiras. Veja que:

1hora = 60 minutos

1minuto = 60 segundos

Em resumo, as unidades de medida padronizadas são como “regrinhas” que todos usam para medir as coisas da mesma maneira. Isso é muito importante porque ajuda as pessoas de diferentes lugares a entenderem as quantidades da mesma forma. Imagine se cada pessoa usasse uma regra diferente para medir o comprimento, o peso, a quantidade de líquido ou o tempo. Seria confuso, não é? Com as unidades padronizadas, todos usam as mesmas “regrinhas”, o que facilita muito a comunicação e o entendimento entre as pessoas em todo o mundo. Isso é útil em muitas áreas, como na ciência, no comércio e até mesmo na cozinha!


Assista a videoula abaixo da professora Priscilla com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola “Aprender Sempre – Matemática – 6º Ano – 2º Bim – Videoaula 4 – Medidas”. Disponível em: <https://youtu.be/CdLpQyOyQPQ?list=PLxRkqxlT0AC2PaAqWeBejah1_C6yfg3T6>. Acesso em: 10 Mai 2022.

Sabendo isso, responda a atividade abaixo:

Questão 1

Uma sala com formato retangular tem 500 cm de largura e 600 cm de comprimento. Responda:

Imagem do arquivo pessoal

  1. Qual o perímetro dessa sala em centímetros?
  2. E em metros?
  3. Qual a área dessa sala em metros quadrados?

Questão 2

 No dia 23 de abril Daniela fará um curso profissionalizante. O curso começará às 19:00 e serão quatro aulas com duração de 45 minutos e um intervalo de 15 minutos. Responda:

  1. Qual é o horário de encerramento do curso?
  2. Ao observar a data do curso, Daniela percebeu que seu aniversário é exatamente depois de duas semanas. Qual é o dia do aniversário de Daniela?

Questão 3

No dia 27 de março de 2022, a temperatura máxima prevista para Goiânia foi de 32º e mínima de 21º. Então qual foi a variação de temperatura nesse dia?

(A) A variação de temperatura foi de 9º.

(B) A variação de temperatura foi de 11º.

(C) A variação de temperatura foi de 20º

(D) A variação de temperatura foi de 15º.

Questão 4

Em uma receita de bolinho sem farinha são necessárias 400 gramas de aveia. Quantos quilogramas de aveia serão necessários para fazer 5 receitas como essa?

(A) Serão necessários 4 quilogramas de aveia.

(B) Serão necessários 2 quilogramas de aveia.

(C) Serão necessários 2,5 quilogramas de aveia.

(D) Serão necessários 5 quilogramas de aveia.

Questão 5

Calcula-se que em uma festa cada convidado consome cerca de 600 mL de refrigerante. Para uma festa com 60 convidados, quantos litros de refrigerante serão necessários? Quantas garrafas de 2 litros de refrigerante deverão ser compradas?


Autoria:Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga.
Componente Curricular:Matemática
Habilidade:(EF05MA19-A) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas envolvendo medidas de comprimento, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
(EF05MA19-B) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas envolvendo medidas de área, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
(EF05MA19-C) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas envolvendo medidas de massa, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
(EF05MA19-D) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas envolvendo medidas de tempo, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
(EF05MA19-E) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas envolvendo medidas de temperatura, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
(EF05MA19-F) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas envolvendo medidas de capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais utilizando gráficos e tabelas.
(EF05MA19-G) Reconhecer as medidas de área e de perímetro de figuras planas na malha quadriculada.
(EF05MA21) Reconhecer volume como grandeza associada a sólidos geométricos e medir volumes por meio de empilhamento de cubos, utilizando, preferencialmente, objetos concretos.
(EF06MA24) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.
Referências: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 6°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022.