You are currently viewing Matemática – Medidas de Grandezas

Matemática – Medidas de Grandezas

Esta atividade de Matemática, tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental

Disponível em: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/roupa’>Roupa foto criado por freepik – br.freepik.com</a> Acesso em 19 abril. 22.

Quando falamos de medidas, estamos falando de maneiras de entender e comparar grandezas diferentes ao nosso redor. Quatro grandezas importantes são a capacidade, o comprimento, o tempo e a temperatura . Vejamos quais as unidades de grandeza mais usadas para cada uma dessas grandezas:

Unidades de Medida de Capacidade:

A medida de capacidade está associada à quantidade que cabe em um recipiente. As unidades de medida de capacidade variam em diferentes sistemas de medição, mas o Sistema Internacional de Unidades (SI) adota o litro como sua unidade padrão. O litro é amplamente utilizado para expressar volumes de líquidos e, para medir capacidades de recipientes. Para quantidades menores que 1 litro, podemos usar o mililitro. Veja que:

1 litro = 1000 mililitros

1L = 1000 mL

Unidades de Medida de Comprimento:

A medida de comprimento é essencial para descrever as dimensões de objetos e distâncias entre pontos. O metro é a unidade fundamental de comprimento no SI, sendo definido com base na velocidade da luz. Submúltiplos do metro, como o centímetro e o milímetro, são frequentemente utilizados para medições mais precisas, enquanto múltiplos como o quilômetro são aplicados para distâncias maiores.

1 quilômetro = 1000 metros

1 km = 1000 m

1 metro = 100 centímetros

1 m = 100 cm

1 centímetro = 10 milímetros

1 cm = 10 mm

Unidades de Medida de Tempo:

O tempo é uma dimensão crucial em nossas vidas, governando eventos e processos. A unidade padrão para medir o tempo no SI é o segundo, baseado em propriedades atômicas. Subdivisões comuns incluem o minuto (60 segundos) e a hora (60 minutos). Unidades maiores, como o dia, são utilizadas para referenciar períodos mais extensos.

Unidades de Medida de Temperatura:

Quando falamos de temperatura, estamos falando de quão quente ou frio está algo. A unidade de medida mais usada no nosso dia a dia é o grau Celsius (°C). Zero graus Celsius é o ponto de congelamento da água, e 100 graus Celsius é o ponto de ebulição.

Assista a videoaula da professora Priscilla com essa temática.

Sabendo isso, responda a atividade abaixo:

Questão 1

Explique, por que é importante padronizar as unidades de medida para cada grandeza.

Questão 2

Aline pretende fazer um painel usando apenas fotos de tamanho 10×15 cm. Ele vai colocar as fotos lado a lado sem espaço entre elas. Na largura ele usará doze fotos e na altura 10 fotos. Qual será a largura e a altura desse mural em metros?

Questão 3

Para um jantar foram compradas 9 garrafas de 2 ℓ de refrigerante. Quantos copos de 300 mℓ poderão ser servidos?

Questão 4

Para enfeitar uma festa junina serão feitos enfeites usando fitas. Cada enfeite precisa de 20 cm de fita. Quantos metros de fita serão necessários para confeccionar 50 enfeites?

(A) 50 metros de fita

(B) 10 metros de fita