Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes da 5ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Atividades humanas e a dinâmica climática
As atividades econômicas desenvolvidas em ambientes urbanos e rurais, visando atender às crescentes necessidades da sociedade humana, têm resultado em sérios problemas ambientais e têm contribuído para as alterações climáticas. Essas ações prejudiciais à natureza exercem um impacto direto sobre a sociedade, afetando tanto nossa saúde quanto a preservação dos recursos naturais do planeta. Embora a conscientização ambiental tenha aumentado significativamente, a natureza continua a sofrer com a contínua degradação provocada pelo crescimento e intensificação de diversas atividades econômicas. Isso se tornou mais evidente ao longo do tempo, à medida que tentamos atender às demandas de uma população mundial cada vez mais numerosa e consumista, cujas exigências por produtos e serviços têm consequências substanciais no ambiente.
Essas atividades econômicas incluem a exploração excessiva de recursos naturais, como a extração de minerais, o desmatamento e a pesca predatória, que resultam na depleção dos ecossistemas e na perda de biodiversidade. Além disso, a queima de combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás natural, para alimentar indústrias e atender às necessidades de transporte, gera emissões significativas de gases de efeito estufa, contribuindo para o aquecimento global e as mudanças climáticas.
A urbanização descontrolada, o crescimento de áreas metropolitanas e a expansão das atividades industriais muitas vezes levam à poluição do ar e da água, causando sérios problemas de saúde para a população e prejudicando os ecossistemas aquáticos e terrestres. Além disso, o aumento da produção de resíduos sólidos, de produtos descartáveis e embalagens excessivas contribui para a acumulação de lixo nos aterros sanitários e poluição em larga escala.
Enquanto a conscientização ambiental continua a crescer e a promover mudanças positivas em alguns setores, os desafios de conciliar o desenvolvimento econômico com a proteção ambiental persistem. Encontrar um equilíbrio entre o atendimento às necessidades humanas e a preservação do meio ambiente tornou-se um desafio crítico para garantir um futuro sustentável para as gerações futuras.
Responda às questões
QUESTÃO 1
Quais seriam as atividades desenvolvidas pelos humanos que podem causar alterações climáticas?
A) Uso de energias renováveis, como solar e eólica.
B) Redução do consumo de carne vermelha.
C) Queima de combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás natural.
D) Aumento do reflorestamento global.
QUESTÃO 2
Qual é a relação entre a sociedade consumista e a degradação ambiental?
A) A sociedade consumista promove práticas de consumo sustentável que protegem o meio ambiente.
B) A sociedade consumista não tem impacto significativo na degradação ambiental.
C) A sociedade consumista contribui para a degradação ambiental devido ao consumo excessivo de recursos naturais e à geração de resíduos.
D) A sociedade consumista desempenha um papel insignificante na degradação ambiental, pois a responsabilidade recai principalmente sobre governos e empresas.
QUESTÃO 3
Na imagem acima, as pessoas estão chamando a atenção para diversos problemas ambientais. Identifique-os. Escolha dois destes que estão escritos nas faixas e fale a respeito.
QUESTÃO 4
Você participa ou já participou de algum movimento ou protesto defendendo o clima? Algo contra as agressões ao meio ambiente? Relate aqui sua experiência. Busque informações e envolva-se em ações de proteção ambiental.
Saiba mais acessando o vídeo a seguir:
Autoria | Werllen Pires |
Formação | Geografia |
Componente Curricular | Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJAGE0517) Analisar e problematizar as causas e consequências das práticas humanas na dinâmica climática em diferentes níveis de escala. |
Referencial Teórico | Matriz Estruturante EJA 2022. TORREZANI, Neiva Camargo, Vontade de saber: geografia: 6º ano. Quinteto Editorial, 1ª Ed. São Paulo, 2018. Ensino Fundamental: anos finais. |