You are currently viewing História – A Lei Áurea e o pós-abolição no Brasil

História – A Lei Áurea e o pós-abolição no Brasil

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 9° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

As experiências humanas. Nossa sociedade atual e os problemas por nós enfrentados. A história se encarrega de analisar as experiências humanas ao longo do tempo e nos ajuda a compreender os problemas que vivenciamos hoje em nossa sociedade possibilitando orientação temporal em nossa vida prática. Então,

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Questão 1

A imagem abaixo é a capa da revista Veja de novembro de 2017. Leia o título do especial, os subtítulos e depois escreva suas impressões sobre o que está escrito.

Questão 2

Segundo Leandro Jorge Daronco, doutor em História e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFF – Campus Santa Rosa, RS):

o negro africano constitui um dos pilares étnicos de nossa formação social e cultural. Sua contribuição está imbricada na cultura geral, na religiosidade, na multiculturalidade étnica, na culinária, na musicalidade, na dança e nas demais expressões artísticas”.

Escreva um texto onde você interprete o que o autor quis dizer e qual o significado dessas afirmações para nossa sociedade nos dias de hoje.

Questão 3

Sobre as diversas situações a que os negros foram submetidos, leia o texto abaixo e em seguida faça o que se pede.

Em Mestiçagem, Degenerescência e Crime, Nina Rodrigues descreve o mestiço e o negro como “naturalmente delinquentes”. Com base nisso, ele propôs uma reforma penal que atribuísse penas mais rígidas para africanos e seus descendentes.

Disponível em:<https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/19431/14023>. Acesso em: 09,mai. 22.

Como o artigo escrito por Nina Rodrigues contribui para a proliferação do racismo e para a perpetuação de um modo de pensar preconceituoso?  Escreva em seu caderno suas conclusões.

Questão 4

Mesmo que as ciências tenham abandonado eugenia, os estereótipos difundidos por seus precursores ainda encontram lugar na sociedade – a exemplo do que disse o vice-presidente Hamilton Mourão, na época candidato:

“Gente, deixa eu ir lá, que meus filhos estão me esperando. Olha, meu neto é um cara bonito, viu ali? Branqueamento da raça”.

O que está explícito e implícito na fala do então candidato a vice-presidência do Brasil, Hamilton Mourão? Elenque suas conclusões em seu caderno e compartilhe com sua turma suas conclusões.

Questão 5

No subtítulo da reportagem da revista Veja lemos: Racismo: uma verdade inconveniente. Ser negro no Brasil é conviver com o preconceito e a desigualdade. O silêncio em torno desse fato não ajuda em nada o país: precisamos, pois, falar disso.

O que o texto escrito em negrito revela sobre a sociedade brasileira? Anote em seu caderno suas conclusões e compartilhe com sua turma e em suas redes sociais e com seus familiares.

Só clica no play e venha para o conhecimento

Canal Uilson Duarte. “9° Ano Atividade 6 A Lei Áurea e o pós abolição no Brasil”. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=DFcP5Vc6GdU>. Acesso em: 10, mai. 22.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-9-ano/

Habilidade:(GO-EF09HI03-B) Identificar e analisar a influência das teorias raciais e eugênicas sobre o processo de inserção dos negros na sociedade brasileira e sua relação com o processo de substituição da mão-de-obra e incentivo à imigração.
(GO-EF09HI03-C) Problematizar a ideia de que, em consequência da abolição da escravatura, o povo negro passou a usufruir os mesmos direitos e condições de vida dos não negros, como educação, habitação, saúde, trabalho e emprego.
Referencial teórico
CARVALHO, José Murilo de. A construção da ordem. Teatro de sombras. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
CHALHOUB, Sidney. Visões da liberdade. Uma história das últimas décadas da escravidão na Corte. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CONRAD, Robert. Os últimos anos da escravatura no Brasil, 1850-1888. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
MATTOS, Hebe Maria. Das cores do silêncio. Os significados da liberdade no sudeste escravista. Brasil, séc. XIX. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.