ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
O PAPEL DO HOMEM E DA MULHER NA DANÇA DE SALÃO
A DANÇA DE SALÃO É UMA EXPRESSÃO ARTÍSTICA E PRÁTICA CORPORAL QUE, IDEALMENTE, DEVERIA SER INCLUSIVA E DEMOCRÁTICA. NO ENTANTO, A REALIDADE MOSTRA QUE NEM SEMPRE É ASSIM, JÁ QUE REFLETE AS RELAÇÕES DE PODER PRESENTES NA SOCIEDADE.
POR EXEMPLO, EM QUESTÕES DE GÊNERO, AINDA HÁ PRECONCEITOS E DISCRIMINAÇÃO, COMO HOMENS QUE PODEM TER SUA MASCULINIDADE QUESTIONADA POR DANÇAREM CERTOS ESTILOS CONSIDERADOS “FEMININOS”, E MULHERES QUE FREQUENTEMENTE NÃO TÊM LIBERDADE PARA TOMAR DECISÕES DURANTE AS DANÇAS A DOIS, COMO CONVIDAR OU CONDUZIR SEUS PARCEIROS.
QUESTÃO 1
ATRAVÉS DA LINGUAGEM CORPORAL, A DANÇA REALIZA UM TIPO DE COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL. ISSO PERMITE QUE O CORPO SE EXPRESSE ATRAVÉS DE
( A ) GESTOS, EXPRESSÕES FACIAIS E POSTURAS.
( B ) PALAVRAS, ESCRITA E EXPRESSÕES FACIAIS.
( C ) GESTOS, ESCRITA E POSTURAS CORPORAIS.
( D ) ESCRITA, PALAVRAS E POSTURAS CORPORAIS.
QUESTÃO 2
LEIA A AFIRMAÇÃO ABAIXO E IDENTIFIQUE SE ELA É VERDADEIRA OU FALSA:
AS DANÇAS DE SALÃO SÃO EXECUTADAS EM DUPLA E APRESENTAM DIVERSAS MODALIDADES. CADA MODALIDADE REQUER TÉCNICAS, POSTURAS E MOVIMENTOS ESPECÍFICOS, PODENDO SER CONDUZIDAS DE FORMA COMPARTILHADA ENTRE OS PARCEIROS.
( ) VERDADEIRA OU ( ) FALSA
QUESTÃO 3
CONDUÇÃO COMPARTILHADA NA DANÇA DE SALÃO É
( A ) MULHER E HOMEM PARTICIPAM IGUALMENTE E ATIVAMENTE DA CONDUÇÃO.
( B ) O HOMEM SEMPRE CONDUZ A DANÇA E A MULHER É SEMPRE CONDUZIDA.
( C ) A MULHER SEMPRE CONDUZ A DANÇA E O HOMEM É SEMPRE CONDUZIDO.
( D ) O HOMEM CRIA A COREOGRAFIA E A MULHER CONDUZ A COREOGRAFIA.
QUESTÃO 4
QUAL SUA OPINIÃO SOBRE A DANÇA COMPARTILHADA? A CONDUÇÃO DA DANÇA DEVE SER APENAS MASCULINA? MULHERES PODEM ESCOLHER E CONVIDAR SEUS PARES NAS DANÇAS? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
SABIA MAIS
PARA SABER SOBRE ALGUMAS DANÇAS DE SALÃO, DE ORIGEM BRASILEIRA, ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0123) Refletir sobre as relações sociais, políticas e econômicas a partir da dança. |
Referências | STRACK, Míriam. Dança de salão: cartografia de uma abordagem feminista. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG, 2017. COMIS, Verane. Gênero e movimentos dos corpos na dança de salão, Brasília, DF, 2020. MAYA, Isabela. Machismo: você entende mesmo que significa? Politize, gênero. 08 de julho de 2019. Disponível em < Machismo: você entende mesmo o que significa? | Politize!>. Acesso em 09 de maio de 2022. POLEZI, C.; SILVEIRA, P. V. Contracondutas no ensino e prática da Dança de Salão: a dança de salão queer e a condução compartilhada. Revista Presencia, Montevideo, n. 2, p. 67-83, 2017. POLEZI, C., & MARTINS, A. L. B. (2019). Condução e contracondução na dança de salão. Horizontes, 37, e019032. Disponível em: https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.770. Acessado em 15 de maio de 2022. ZAMONER, M. E se as damas conduzissem? Dança em Pauta, Curitiba, 14 mar. 2011. Disponível em: http://www.dancaempauta.com.br/site/artigo/e-se-as-damasconduzissem/. Acessado em 15 de maio de 2022. |