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Educação Física – Práticas Corporais de Aventura com Bicicletas

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de storyset no Freepik

Práticas Corporais de Aventura com Bicicletas

As Práticas Corporais de Aventura são atividades realizadas em um ambiente desafiador, seja no meio urbano ou na natureza. Essas práticas têm como característica as sensações típicas da aventura, que são chamadas de “vertigem”, mas devem ocorrer com o máximo controle dos riscos.

Na nossa sociedade existe uma crescente esportivização das práticas corporais de aventura, ou seja, estão cada vez mais incorporando às práticas de aventura as características dos esportes, que são regras oficiais e competições.

Assim, as Práticas de Aventura, que surgiram como forma de exploração, lazer e/ou como forma de condicionamento físico, agora são praticadas também em campeonatos onde o objetivo não é sentir as emoções da aventura em si, mas sim a busca pela vitória nas competições.

Muitas práticas de aventura urbanas e na natureza são realizadas com o uso de bicicletas. E existem muitas formas de usar a bicicleta como forma de aventura, para começar temos o Ciclismo Urbano, que é passear de bicicleta, com a família, amigos ou até mesmo sozinho. É uma forma de lazer e de cuidar da saúde, onde você também pode conhecer lugares diferentes do seu bairro ou cidade. As cidades modernas, cada vez mais reservam espaço para a prática do ciclismo urbano, adequando as vias da cidade com ciclovias e criando leis que incentivem a prática com segurança.

Também existem as pistas para as corridas de BMX, como no Parque Botafogo ao lado do Parque Mutirama em Goiânia. E existem as práticas onde são realizadas manobras acrobáticas com bicicletas como o Freeride e o Wheeling Bike.

Além dessas práticas, ainda podemos praticar o mountain bike e o downhill bike, que são práticas na natureza em montanhas e terrenos acidentados. 

Para cada uma dessas práticas existem modelos de bicicletas diferentes, assim como equipamentos de segurança apropriados para garantir a integridade física e segurança de todos.

Questão 1

As práticas corporais de aventura são diversos tipos de atividades físicas onde buscamos sentir a emoção (vertigem) da aventura, mas

(A) sem nenhuma preocupação com a segurança

(B) utilizando o mínimo de equipamentos de segurança

(C) sem controle dos riscos

(D) com o máximo controle dos riscos

Questão 2

As práticas de aventura surgiram da necessidade ou interesse por desbravar novos territórios, ou para garantir a sobrevivência e até mesmo por conta de guerras, mas hoje em dia a maioria das pessoas procuram realizar essas atividades com a intenção de

(A) descobrir novos territórios

(B) competir para ver quem são os melhores

(C) se arriscar com atividades perigosas

(D) melhorar o condicionamento físico, como forma de lazer e contemplação da natureza

Questão 3

Qual a relação entre as práticas corporais de aventura e a preservação e conservação do meio ambiente?

Questão 4

Quais práticas corporais de aventura na natureza ou no meio ambiente urbano podemos realizar utilizando bicicletas?

SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você aprender mais sobre como as bicicletas podem ser usadas nas Práticas Corporais de Aventura Urbanas e na Natureza.

Bicicleta nas Práticas Corporais de Aventura

Canal Educação Física com professor Luciano “Bicicleta nas Práticas Corporais de Aventura”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0UNOcC0c0rk&t>. Acesso em: 08 mai 2022.
AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAEF0642) Vivenciar diferentes práticas corporais de aventura (urbanas/ na natureza).
(EAJAEF0739) Dialogar sobre a relação das práticas corporais de aventura com as questões ambientais, de saúde e lazer.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022
Confederação Brasileira de Judô. https://cbj.com.br/pt/