Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada a estudantes da 1ª e 2ª série da EJA.
VOCÊ POSSUI O HÁBITO DE LER A BULA QUANDO COMPRA UM MEDICAMENTO? NESTA ATIVIDADE VOCÊ CONHECERÁ UM POUCO MAIS SOBRE O GÊNERO TEXTUAL BULA DE MEDICAMENTOS E A IMPORTÂNCIA DELA EM SEU TRATAMENTO DE SAÚDE.
A BULA DE MEDICAMENTOS É UM GÊNERO TEXTUAL QUE PERTENCE A ORDEM DO PRESCREVER, OU SEJA, ELE APRESENTA COMO BASE O TIPO TEXTUAL INJUNTIVO, QUE CARACTERIZA-SE POR FORNECER INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DE UMA AÇÃO DESEJADA. NO CASO DA BULA DE MEDICAMENTOS, TER INFORMAÇÕES SOBRE A MEDICAÇÃO QUE IRÁ FAZER USO.
QUESTÃO 1
A BULA DE MEDICAMENTOS ESTÁ DIVIDIDA EM TRÊS PARTES:
1 IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO – APRESENTA INFORMAÇÕES RELACIONADAS À COMPOSIÇÃO DO REMÉDIO.
2- INFORMAÇÕES AO PACIENTE – NESTA PARTE VOCÊ ENTENDE QUAL A AÇÃO DESEJADA DO MEDICAMENTO, COMO ELE FUNCIONA NO ORGANISMO E O TEMPO NECESSÁRIO PARA QUE OS PRIMEIROS RESULTADOS APAREÇAM.
3- DIRETRIZES LEGAIS – INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA QUE FABRICOU O MEDICAMENTO, COMO ENDEREÇO, FARMACÊUTICO RESPONSÁVEL E OUTROS CONTEÚDOS DE CARÁTER LEGAL.
- EM SUA OPINIÃO, QUAL DAS PARTES DE UMA BULA O PACIENTE PRECISA LER COM MAIS ATENÇÃO
( ) 1 ( ) 2 ( ) 3
- VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTE REALIZAR A LEITURA DA BULA ANTES DE INICIAR O SEU TRATAMENTO DE SAÚDE?
QUESTÃO 2
UM DESAFIO PARA VOCÊ!
NESTE JOGO, O SEU DESAFIO SERÁ ENCONTRE O PAR IDÊNTICO QUE NÃO POSSUI A ESTRUTURA E A LINGUAGEM PARECIDA COM A DE UMA BULA DE MEDICAMENTO. É SÓ APERTAR O PLAY. BOA SORTE
QUESTÃO 3
LEIA A EMBALAGEM Do REMÉDIO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES.
A) ENCONTRE DUAS PALAVRAS QUE COMEÇAM COM AS MESMAS LETRAS
B) QUAL O SOM DA LETRA S NA PALAVRA DESAFIOS?
C) QUANTAS SÍLABAS POSSUI A PALAVRA CORAGEM?
QUESTÃO 4
COMO VOCÊ APRENDEU REALIZANDO ESSA ATIVIDADE, A LEITURA DA BULA DE MEDICAMENTOS É IMPORTANTE PORQUE ELA TE INFORMA COMO O REMÉDIO FUNCIONA EM SEU ORGANISMO E O TEMPO NECESSÁRIO PARA QUE OS PRIMEIROS RESULTADOS APAREÇAM. MAS E SE VOCÊ PERDER A BULA, O QUE FAZER?
ASSISTA AO VÍDEO DA AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA – ANVISA PARA DESCOBRIR O QUE FAZER.
ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE ( SLIDES 12 E ATIVIDADE PARA IMPRESSÃO CLICANDO AQUI:
https://drive.google.com/drive/folders/15qC_G7cCaBE_u8btzKFaIc3qK6dDowvF?usp=sharing
Componentes Curriculares | Língua Portuguesa e Ciências |
Objetivos de aprendizagens e desenvolvimento | (EAJALP0143) Compreender a tipologia textual os tipos e a estrutura organizacional, sua função e circulação. (EAJACI0202) Relacionar materiais e processos de produção do passado e atuais com o desenvolvimento da humanidade. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. https://www.bulario.com/ – acesso em 06/05 https://drauziovarella.uol.com.br/wp-content/uploads/2017/09/Tudo-sobre-medicamentos-Fasciculo-4.pdf – acesso em 08/05/2022 The U.S. Food and Drug Administration, Public domain, via Wikimedia Commons |