Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA, integrada com HISTÓRIA, é destinada aos estudantes do 2º período (3ª Série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Multiplicação
A multiplicação é uma das quatro operações matemáticas e representa uma soma de valores iguais. Veja só!
Para saber o valor do plano “Em forma já”, ao final de 6 meses, uma possibilidade é somar os valores das mensalidades.
Na multiplicação, essa soma é o mesmo que 6 x 42 =
Esse processo pode ser mais fácil de ser entendido observando a multiplicação pela decomposição de valores.
42 = 4 dezenas e 2 unidades. Ou seja, 42 = 40 + 2.
Assim,
Veja essa outra situação:
A Academia Em Forma oferece 4 modalidades com turmas em 3 horários – manhã, tarde e noite. Vejamos quantas possibilidades de fazer atividade física nessa academia.
Cada modalidade pode ser feita pela manhã, à tarde ou à noite.
Bom estudo!
QUESTÃO 1
Ari é estoquista e recebe R$ 34,00 por cada hora extra trabalhada. Ari fez 6 horas extras esse mês. Ele receberá pelas horas extras
(A) R$68,00.
(B) R$192,00.
(C) R$204,00.
(D) R$320,00.
QUESTÃO 2
André comprou um celular a prestação. Ainda faltam 3 prestações para André terminar de pagar o celular. Cada prestação custa R$ 98,00 e André quer calcular quanto ainda precisa pagar pelo celular. Como André pode fazer esse cálculo?
QUESTÃO 3
Márcia encontrou no supermercado, a seguinte promoção: 3 detergentes por R$4,00.
Se Márcia comprar 6 detergentes, ela gastará
(A) R$8,00.
(B) R$12,00.
(C) R$15,00.
(D) R$16,00.
QUESTÃO 4
Em uma fábrica de alimentos, uma máquina guarda as latas de milho nas caixas para serem vendidas. Na primeira hora de trabalho, a máquina encheu 5 caixas com 12 latas de milho em cada uma delas. Quantas latas de milho a máquina guardou nas 5 caixas na primeira hora de trabalho?
SAIBA MAIS
E que tal um desafio? Nesse vídeo do canal da professora Cristiane Souza, “O dia a dia de Ana”, apresenta o cotidiano de uma trabalhadora e também, alguns desafios que envolvem multiplicação. Arrisque-se.
Autoria | Cristiane Soares de Souza, licenciatura em Matemática. |
Componente Curricular | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
Matemática | (EJAMA0206) Interpretar e resolver situações-problema presentes no cotidiano, com números naturais envolvendo adição, subtração e multiplicação utilizando cálculos mentais e algoritmos. |
História | (EAJAHI0122) Conceituar o trabalho como uma categoria em que a condição humana seja valorizada e identificar suas contradições em uma sociedade desigual. |
Referências | Ensinando multiplicação nas séries iniciais. Ensinando Matemática. URL https://www.ensinandomatematica.com/ensinando-multiplicacao-anos-iniciais/, consultado em 04/05/2022. PESSOA, Cristiane Azevedo dos Santos. BORBA, Rute Elizabete de Sousa Rosa. O desenvolvimento do raciocínio combinatório na escolarização básica. Universidade Federal de Pernambuco. URL https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/viewFile/2182/1753, consultado em 04/05/2022. BRASIL, Constituição Federal. URL http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm, consultado em 04/05/2022. |