You are currently viewing MATEMÁTICA – MULTIPLICAÇÃO

MATEMÁTICA – MULTIPLICAÇÃO

Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA, integrada com HISTÓRIA, é destinada aos estudantes do 2º período (3ª Série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


Fonte: Multiplicação – CANVA

Multiplicação

A multiplicação é uma das quatro operações matemáticas e representa uma soma de valores iguais. Veja só!

Fonte: Mensalidades – produzida canva.com

Para saber o valor do plano “Em forma já”, ao final de 6 meses, uma possibilidade é somar os valores das mensalidades.

Fonte: Google Desenhos – acervo da autora

Na multiplicação, essa soma é o mesmo que 6 x 42 =

Fonte: Google Desenhos – acervo da autora.

Esse processo pode ser mais fácil de ser entendido observando a multiplicação pela decomposição de valores. 

42 = 4 dezenas e 2 unidades. Ou seja, 42 = 40 + 2. 

Assim,

Fonte: Google Desenhos – acervo da autora.

Veja essa outra situação:

Fonte: Academia Em Forma – produzida no canva.com

A Academia Em Forma oferece 4 modalidades com turmas em 3 horários – manhã, tarde e noite. Vejamos quantas possibilidades de fazer atividade física nessa academia. 

Cada modalidade pode ser feita pela manhã, à tarde ou à noite.

Fonte: Google Desenhos – acervo da autora.

Bom estudo!

QUESTÃO 1

Ari é estoquista e recebe R$ 34,00 por cada hora extra trabalhada. Ari fez 6 horas extras esse mês. Ele receberá pelas horas extras

(A) R$68,00.

(B) R$192,00.

(C) R$204,00.

(D) R$320,00.

QUESTÃO 2

André comprou um celular a prestação. Ainda faltam 3 prestações para André terminar de pagar o celular. Cada prestação custa R$ 98,00 e André quer calcular quanto ainda precisa pagar pelo celular. Como André pode fazer esse cálculo?

QUESTÃO 3

Márcia encontrou no supermercado, a seguinte promoção: 3 detergentes por R$4,00.

Fonte: Promoção – Canva

Se Márcia comprar 6 detergentes, ela gastará

(A) R$8,00.

(B) R$12,00.

(C) R$15,00.

(D) R$16,00.

QUESTÃO 4

Em uma fábrica de alimentos, uma máquina guarda as latas de milho nas caixas para serem vendidas. Na primeira hora de trabalho, a máquina encheu 5 caixas com 12 latas de milho em cada uma delas. Quantas latas de milho a máquina guardou nas 5 caixas na primeira hora de trabalho?

SAIBA MAIS

E que tal um desafio? Nesse vídeo do canal da professora Cristiane Souza, “O dia a dia de Ana”, apresenta o cotidiano de uma trabalhadora e também, alguns desafios que envolvem multiplicação. Arrisque-se.

Canal Cristiane Souza “O dia a dia de Ana.“. Disponível em: <https://youtu.be/p-0QywuYnCw>. Acesso em: 09 mai 2022.
AutoriaCristiane Soares de Souza, licenciatura em Matemática.
Componente CurricularObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Matemática(EJAMA0206) Interpretar e resolver situações-problema presentes no cotidiano, com números naturais envolvendo adição, subtração e multiplicação utilizando cálculos mentais e algoritmos.
História(EAJAHI0122) Conceituar o trabalho como uma categoria em que a condição humana seja valorizada e identificar suas contradições em uma sociedade desigual.
ReferênciasEnsinando multiplicação nas séries iniciais. Ensinando Matemática. URL https://www.ensinandomatematica.com/ensinando-multiplicacao-anos-iniciais/, consultado em 04/05/2022.

PESSOA, Cristiane Azevedo dos Santos. BORBA, Rute Elizabete de Sousa Rosa. O desenvolvimento do raciocínio combinatório na escolarização básica. Universidade Federal de Pernambuco. URL https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/viewFile/2182/1753, consultado em 04/05/2022.

BRASIL, Constituição Federal. URL http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm, consultado em 04/05/2022.