Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes da 1ª/2ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
ATIVIDADE
MARCAR O TEMPO É UMA NECESSIDADE DO SER HUMANO. TEMOS TANTAS ATIVIDADES AO LONGO DO DIA E MARCAR A PASSAGEM DO TEMPO É ESSENCIAL PARA CONSEGUIRMOS REALIZÁ-LAS. POR ISSO É IMPORTANTE SABER LER, REPRESENTAR E CALCULAR O TEMPO. O RELÓGIO NOS AJUDA A MARCAR ESSE TEMPO QUE É MEDIDO EM HORAS E MINUTOS.
APROVEITE AS ATIVIDADES A SEGUIR E APLIQUE O SEU CONHECIMENTO NA RESOLUÇÃO DELAS.
BOM ESTUDO!
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/05/HORAS-e1651887437286.png)
QUESTÃO 1
JÚLIA ACORDOU HOJE ÀS 5:05H DA MANHÃ, CONFORME ESTÁ REGISTRADO NO RELÓGIO DIGITAL DA IMAGEM. REPRESENTE ESSE HORÁRIO DESENHANDO OS PONTEIROS DO RELÓGIO ANALÓGICO (À DIREITA).
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/05/RELOGIOS-e1651887767393.png)
QUESTÃO 2
DONA ÂNGELA PROGRAMOU DOIS ALARMES NO CELULAR PARA LEMBRAR OS HORÁRIOS DAS MEDICAÇÕES. O PRIMEIRO ÀS 07:45 HORAS DA MANHÃ. O SEGUNDO, ÀS 08:15 HORAS. QUAL FOI O INTERVALO DE TEMPO ENTRE ÀS DUAS MEDICAÇÕES?
QUESTÃO 3
JOANA CHEGOU AO TRABALHO ÀS 7:00H. ELA TRABALHA POR 6 HORAS EM UM ÚNICO TURNO SEM INTERVALOS. A QUE HORAS SE ENCERRA O TURNO DE TRABALHO DE JOANA?
QUESTÃO 4
JOSÉ VAI PARA O TRABALHO DE ÔNIBUS. HOJE, AO CHEGAR NO PONTO DE ÔNIBUS, O RELÓGIO MARCAVA O HORÁRIO CONFORME ESTÁ NA IMAGEM A SEGUIR.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/05/MAISUMRELOGIO-e1651888136496.png)
A) QUE HORAS JOSÉ CHEGOU NO PONTO DE ÔNIBUS?
B) O ÔNIBUS QUE LEVARÁ JOSÉ AO TRABALHO DEVE CHEGAR AO PONTO ÀS 6:45H. QUANTO TEMPO FALTA PARA O ÔNIBUS CHEGAR?
C) ATÉ O TRABALHO DE JOSÉ, O TRAJETO É DE 20 MIN. SE O ÔNIBUS PASSAR PONTUALMENTE ÀS 6:45, A QUE HORAS JOSÉ DEVE CHEGAR AO TRABALHO?
SAIBA MAIS
SE VOCÊ TEM DÚVIDAS SOBRE COMO LER AS HORAS, SEGUEM DUAS DICAS DE VÍDEO QUE PODERÃO AUXILIAR NA COMPREENSÃO DOS CONCEITOS ENVOLVIDOS NESSA LEITURA. O PRIMEIRO VÍDEO É “MEDINDO HORAS, MINUTOS E SEGUNDOS”, DA PROFESSORA CRISTIANE SOUZA. O SEGUNDO, É O VÍDEO “O TEMPO – LEITURA DE HORAS”, TAMBÉM DA PROFESSORA CRISTIANE SOUZA. ASSISTA-OS.
Acesse essa proposta didática (slides 11 e atividade 11) em formato para impressão. Clique aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-1a-2a-series/
Componente Curricular | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
Matemática | (EAJAMA0129) Reconhecer unidades distintas de medida de tempo e instrumentos diversos de medida e marcação temporal. (EAJAMA0132) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, identificando tempo a transcorrer e transcorrido, tempo presente, passado e futuro, em contextos diversos. |
História | (EAJAHI0214) Conceituar o trabalho como uma categoria em que a condição humana seja valorizada e identificar suas contradições em uma sociedade desigual. |
Referências | BRASIL, Constituição Federal. URL http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm, consultado em 04/05/2022. OLIVEIRA, Raul Rodrigues de. Medidas de tempo. Escola Kids, URL https://escolakids.uol.com.br/matematica/unidades-de-medida-de-tempo.htm, consultado em 06/05/2022. |