Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes dO 5º período (6ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA
A porcentagem, só para lembrar!
A porcentagem é uma ferramenta importantíssima da matemática, ela é utilizada para representar a proporção de uma parte em relação ao todo, expressa como uma fração de 100. O símbolo “%” é empregado para indicar porcentagem.
Imagem: canva.com/porcentagem_https://acesse.one/D1TcA
Como calcular a porcentagem? Só para lembrar!
Uma breve receita:
- Converta a porcentagem para decimal dividindo a porcentagem por 100.
- Por exemplo, para 25%: 25 : 100 = 0,25.
- Multiplique o resultado pelo valor original.
- Por exemplo, se você tem 0,25 (representando 25%) e o valor original é R$100,00: 0,25 x 100= R$25,00.
Acréscimos e decréscimos
Acréscimo, ou aumento, é simplesmente um aumento ou adição a algo, seja em quantidade, valor ou extensão.
Por exemplo, se o preço de uma camiseta aumenta de R$50,00 para R$60,00, o acréscimo seria de R$10,00.
Decréscimo, ou desconto, é a redução ou diminuição de algo, seja em quantidade, valor ou extensão.
Por exemplo, se o preço de uma bermuda reduz de R$80,00, para R$60,00, o decréscimo seria de R$20,00.
Problemas envolvendo acréscimos, decréscimos e porcentagens
Problema 1
Paula recebe um salário de R$2.300,00 por mês. Se ela receber um aumento de 15%, qual será o novo salário?
Solução:
Seguindo a receita do cálculo da porcentagem, teremos:
- 15% = 15 : 100 = 0,15.
- 0,15 x 2300 = 345 (aumento do salário).
- 2300 + 345 = 2645 (novo salário).
Resposta:
O novo salário da Paula será R$2645,00.
Problema 2
Maria está comprando uma calça que custa R$180,00. Se a loja oferece um desconto de 20%, qual será o valor final que ela pagará?
Solução:
Seguindo a receita do cálculo da porcentagem, teremos:
- 20% = 20 : 100 = 0,20.
- 0,20 x 180 = 36 (desconto).
- 180 – 36 = 144 (valor final da calça).
Resposta:
O valor da calça, com o desconto de 20%, será de R$144,00.
Ficamos por aqui, até o próximo.
Atividade
Questão 01
Um anúncio de uma loja de camisetas diz o seguinte:
Atenção!
“Só hoje, desconto de 25% em qualquer camiseta.”
Paula deseja adquirir uma camiseta que está sendo vendida por R$82,00. Qual será o valor da camiseta após aplicar o desconto?
Questão 02
O Sr. Hélio efetuou uma compra no valor de R$150,00.
Ao optar pelo pagamento à vista, a loja oferece um atrativo desconto de 5%. Vamos explorar mais a situação:
A) Qual seria o montante do desconto, em reais, concedido para pagamento à vista?
B) Qual seria o valor total da compra, considerando o desconto, caso Hélio opte pelo pagamento à vista?
Questão 03
O Sr. Paulo comprou um presente para sua filha no valor de R$555,00. Com um desconto de 25% ao passar o cartão, ele pagou pelo presente a quantia de
(A) R$416,25.
(B) R$416,75.
(C) R$443,75.
(D) R$418,75.
Questão 04
Uma loja de brinquedos aumentou o preço de um jogo de tabuleiro em 15%. Se o jogo custava originalmente R$180,00, o novo preço passou a ser de
(A) R$204,00.
(B) R$205,00.
(C) R$206,00.
(D) R$207,00.
SAIBA MAIS
Aprenda um pouco mais no canal do prof. Hélio.
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Autoria | Prof. Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática |
Componente Curricular: | Matemática |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJAMA0602) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando a proporcionalidade. |
Referências | SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 8º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 8° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018. |