Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA.
A REPÚBLICA NO BRASIL
Proclamada a República, o novo governo buscou implementar um conjunto de mudanças que visava efetivar o novo regime: construção de novos símbolos e heróis; a Constituição de 1891 definiu o presidencialismo, o federalismo e o sistema bicameral como a base institucional do novo regime; o Estado separou-se da igreja e introduziu o registro civil de nascimentos, casamentos e mortes; as antigas províncias, transformadas em estados, ganharam maior autonomia e controle fiscal; o Poder Moderador foi substituído pelo princípio da divisão e equilíbrio entre os três poderes; e houve a garantia da liberdade religiosa e extinção da vitaliciedade do Senado.
Modernização social e econômica
Do ponto de vista social e econômico o país também se modernizava. O incentivo à vinda de imigrantes europeus foi incrementado. Entre 1877 e 1903, cerca de 71 mil imigrantes entraram por ano no Brasil, sendo 58% deles italianos. Entre 1904 e 1930, esse número chegou a 79 mil, 37% eram portugueses.
De 1880 a 1930 a sociedade brasileira dinamizou-se bastante como resultado do crescimento geral da população combinado com o incentivo a imigração. Na década de 1910, um processo de substituição de importações fez as cidades e as indústrias ganharem importância. O destaque de Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, mostrava que o eixo econômico nacional estava no sudeste. De 1872 a 1900 a região nordeste foi a que teve a maior perda populacional.
O surto de crescimento gerou a necessidade de melhorar as cidades para que elas cumprissem suas funções (cuidar dos edifícios públicos; afastar a pobreza para os novos subúrbios; implementar o transporte coletivo, e construir instituições representativas), viveu-se o período das reformas urbanas.
Mas a modernização é sempre um processo complexo. Todas as mudanças não conseguiam esconder as marcas de uma sociedade agrário-exportadora. Avanços tecnológicos conviviam com a repressão política e social, inclusão e exclusão caminhavam juntas, enfim, tempos distintos conviviam no país.
A reação às mudanças
Em vários pontos do território brasileiro estouraram movimentos sociais que combinavam a questão agrária e a luta pela posse da terra com traços religiosos. Movimentos como os de Contestado, Juazeiro, Caldeirão, Pau de Colher e Canudos foram o resultado do processo de modernização sem atenção a esse grande contingente populacional. Foram abandonados pela República, que fazia da propriedade rural a fonte do poder oligárquico.
Estes movimentos sociais revelam
a persistência de estruturas de poder baseadas nas polaridades dispostas entre padres e fiéis; coronéis e seus dependentes; padrinhos e afilhados; beatos e seguidores; santos e devotos; coronéis e bandos armados.
SCHWARCZ. STARLING, Edição do Kindle, p. 563.
Esta presença dos sertões é fundamental para se entender a nascente República brasileira.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
A Constituição de 1891 definiu o presidencialismo, o federalismo e o sistema bicameral como a base institucional do novo regime.
A opção que define corretamente o presidencialismo é:
(A) Forma de governo na qual o chefe de Estado tem o título de rei ou rainha.
(B) Regime político em que a chefia do governo é do presidente da república.
(C) Sistema de governo no qual a direção da coisa pública é atribuída a um gabinete ministerial no parlamento.
(D) Regime político no qual os cidadãos participam igualmente na criação de leis.
QUESTÃO 2
Em vários pontos do território brasileiro estouraram movimentos sociais que combinavam a questão agrária e a luta pela posse da terra com traços religiosos; movimentos como os de Contestado, Juazeiro, Caldeirão, Pau de Colher e Canudos podem ser considerados como o resultado do processo de modernização sem atenção a esse grande contingente populacional, é o lugar do encontro entre a mística e a revolta. Foram abandonados pela República que fazia da propriedade rural a fonte do poder oligárquico.
Marque a opção correta quanto à inserção dos sertões no processo de modernização que acontecia no Brasil?
(A) A República não deu atenção para as culturas e necessidades das populações dos sertões.
(B) A instauração da República foi o resultado das reivindicações das populações dos sertões.
(C) As populações dos sertões apoiaram e foram à luta para a instauração da República.
(D) O governo republicano foi deposto pelas revoltas que aconteceram nos sertões.
QUESTÃO 3
Faça uma lista das mudanças produzidas pela modernização no Brasil na virada do século XIX para o século XX.
QUESTÃO 4
“Mais do que analisar cada movimento — e foram muitos —, o importante é destacar como, por trás de cada um deles, está a questão da posse da terra, o desejo de justiça, a imoderação religiosa, e o encontro entre revolta e mística. Digna de atenção é a peculiaridade de suas organizações, que revelam a persistência de estruturas de poder baseadas nas polaridades dispostas entre padres e fiéis; coronéis e seus dependentes; padrinhos e afilhados; beatos e seguidores; santos e devotos; coronéis e bandos armados… Desafiando os modelos de cidadania e da igualdade jurídica, aí estavam os sertões bravios, com seus personagens inesperados, mas essenciais para se entender a jovem República brasileira” (SCHWARCZ; STARLING. Edição do Kindle. pp. 563-564).
Como podemos entender a república no Brasil a partir deste trecho?
Saiba mais
Marcha para o oeste
Autoria: | Anísio José Pereira Filho |
Formação: | História |
Componente Curricular: | História |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAHI0607) Identificar o discurso de modernização do Brasil no início da República e suas contradições. |
Referencial teórico: | SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. Companhia das Letras. Edição do Kindle. |