Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA.
AS FASES DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A introdução da máquina a vapor no processo produtivo do setor têxtil, no século XVIII, na Inglaterra, provocou uma revolução na forma de produzir tecidos e foi incorporada em todas as áreas. Essa mudança entrou para a história com o nome de Revolução Industrial.
A indústria colocou a máquina no centro do processo produtivo e fez surgir uma nova divisão social do trabalho criando uma estrutura social dividida em duas classes principais: os capitalistas, donos dos meios de produção, e os operários, trabalhadores nas fábricas.
Considerando o desenvolvimento da tecnologia utilizada, a história da Revolução Industrial foi dividida em três fases.
Primeira Revolução Industrial
Algumas características deste período:
Durou de 1760 a 1850; limitada à Europa ocidental; a máquina passou a fazer o trabalho antes feito à mão; maior produtividade; novo padrão de consumo; novas relações de trabalho; expansão do comércio.
Este período teve como consequências:
Substituição do trabalho manual por máquinas; êxodo rural, crescimento desenfreado das cidades, marginalização de pessoas, aumento da miséria e da violência; aumento da produção; nova estrutura social baseada em dois grupos: a burguesia e o proletariado.
Segunda Revolução Industrial
Algumas características deste período:
Durou da metade do século XIX à Segunda Guerra Mundial; espalhou-se para outros continentes; o avanço da tecnologia possibilitou aumentar a produtividade; uso de novas fontes de energia como eletricidade e petróleo; consolidação do capitalismo industrial e surgimento do capitalismo financeiro; ampliação de mercado por meio do imperialismo.
Este período teve como consequências:
Aumento da produção em massa; avanços nos transportes e comunicações que ampliaram o mercado consumidor; surgimento de grandes metrópoles com seus problemas sociais; desemprego e maior disponibilidade de mão de obra barata; avanços no setor de saúde.
Terceira Revolução Industrial
Algumas características deste período:
Iniciou-se na metade do século XX; desenvolvimento tecnológico associado ao campo científico; a indústria alcançou o mundo todo; inovações nas áreas de robótica, genética, telecomunicações, eletrônica, transportes e infraestrutura; globalização
Este período teve como consequências:
Avanços na área da medicina e técnicas na genética; criação de robôs com maior precisão na execução de trabalhos; consolidação do capitalismo financeiro; aumento do número de empresas multinacionais; maior difusão de informações e notícias, aumento dos impactos ambientais negativos, necessidade de um modelo de desenvolvimento sustentável.
Como produzir cada vez mais e barateando os custos de produção?
Essa questão acompanha a história da indústria desde o seu início. Para respondê-la foram desenvolvidos modelos de produção. Os principais foram o taylorismo, o fordismo e o Toyotismo.
Em todos eles, a indústria não foi capaz de dar uma resposta satisfatória à desigualdade social. Pelo contrário, o aprofundamento da distância entre operários e patrões é uma característica marcante da industrialização. Quanto mais os modelos de produção vão se sofisticando, mais a situação do trabalhador vai se precarizando.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Qual o principal critério utilizado para dividir a história da Revolução Industrial em fases?
(A) O uso da máquina.
(B) A fabricação de tecidos.
(C) A tecnologia utilizada.
(D) A divisão capitalistas/operários.
QUESTÃO 2
A consolidação do capitalismo financeiro, o aumento do número de empresas multinacionais e a criação de robôs com maior precisão são características da:
(A) Primeira Revolução Industrial.
(B) Terceira Revolução Industrial.
(C) Quarta Revolução Industrial.
(D) Segunda Revolução Industrial.
QUESTÃO 3
Você trabalha na indústria ou conhece alguém que trabalha? Quais características listadas na questão anterior você encontra em sua realidade de trabalho?
QUESTÃO 4
Você trabalha na indústria ou conhece alguém que trabalha? Qual é o seu vínculo empregatício com a empresa? Quais direitos trabalhistas você possui?
QUESTÃO 5
Você já parou para pensar sobre a diferença entre o que você recebe de salário e o valor que seu trabalho produz por mês? Como explicar essa diferença?
Saiba mais
Uberização do trabalho
Autoria: | Anísio José Pereira Filho |
Formação: | História |
Componente Curricular: | História |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJAHI0710) Identificar e problematizar as diferentes fases da produção industrial e a relação destas com a construção e legitimação das desigualdades sociais. (EAJAGE0711) Analisar a inserção das tecnologias nos processos e meios de produção industriais na perspectiva da Globalização excludente. |
Referencial teórico: | NEVES, Daniel. SOUZA, Rafaela. Revolução Industrial. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/revolucao-industrial-2.htm> acesso em 03, mai. 2022. VAINFAS, Ronaldo. et al. História.doc, 8º ano: ensino fundamental, anos finais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. |