Esta proposta de atividade de ARTE – ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Imagem 1: Disponível em: https://flic.kr/p/9CiZDB Ricardo Castro Santos – Canva criado em 01, fev. 2024.
AÇÃO REFLEXIVA
Tem algum artesanato na sua casa?
Você conhece algum artesão?
Artesanato Regional
O artesanato regional é uma expressão cultural que reflete a identidade e tradição de uma determinada região. Através das mãos habilidosas de artesãos locais, são criadas peças únicas e autênticas, carregadas de significado histórico e cultural. Essa forma de expressão artística muitas vezes utiliza materiais naturais da região, como fibras, madeira e cerâmica, dando vida a objetos que preservam a essência e a riqueza do folclore local.
ARTESANTO EM FIBRA
Imagem 2: Disponível em: https://flic.kr/p/8Pio6k Sr.Vani P Lemos Lemos. Acesso em 01, fev. 2024.
ARTESANTO EM MADEIRA
Imagem 3: Disponível em: https://pxhere.com/pt/photo/485179?utm_content=shareClip&utm_medium=referral&utm_source=pxhere Acesso em 01, fev. 2024.
ARTESANTO EM CERÂMICA
Imagem 4: Disponível em: https://flic.kr/p/tLm5J Brunno Oliveira. Acesso em 01, fev. 2024.
Diversidade do Artesanato Brasileiro
No Brasil, por exemplo, as diversas regiões apresentam uma ampla diversidade de artesanato, cada qual com suas peculiaridades e técnicas. O nordeste, por exemplo, é conhecido pela produção de peças em barro, como as famosas esculturas de Mestre Vitalino. Já na região sul, destaca-se a produção de tapeçaria e tricô, revelando a influência das tradições europeias dos imigrantes que se estabeleceram na região.
ARTESANTO EM BARRO
Imagem 5: Disponível em: https://flic.kr/p/2kUkDCc Vanderlei Meneguini. Acesso em 01, fev. 2024.
ARTESANTO EM TRICÔ
Imagem 6: Disponível em: https://flic.kr/p/5uBHCu Candlemas. Acesso em 01, fev. 2024.
Tradição e Economia
O artesanato regional não apenas preserva a cultura e tradição, mas também impulsiona a economia local, proporcionando uma fonte de renda para as comunidades. Além disso, muitas vezes, essas peças se tornam souvenires apreciados por turistas, contribuindo para a divulgação e valorização da cultura regional.
ARTESÃO DIVINO MOREIRA
E como estamos falando de artesanato regional, vamos conhecer a história do Artesão Divino Moreira, ele mora em Goiânia – GO e vai apresentar sua trajetória artística, contar suas histórias e mostrar seus trabalhos.
Vamos assistir aos Programas do Conexão Escola do quadro ConectARTE.
Parte I
Parte II
QUESTÃO 1
Como o artesanato regional contribui para a preservação da identidade cultural de uma região?
QUESTÃO 2
Explique a importância econômica do artesanato regional para as comunidades locais.
QUESTÃO 3
Um exemplo de material frequentemente utilizado no artesanato regional é
( A ) o plástico.
( B ) o metal.
( C ) a fibra natural.
( D ) o vidro.
QUESTÃO 4
Uma das características do artesanato da região sul do Brasil são
( A ) as esculturas de barro.
( B ) as tapeçarias e os tricôs.
( C ) os bordados em pedra.
( D ) as cestarias em bambu.
Autoria: | Eurim Pablo |
Formação: | Educação Física e Mestre em Performances Culturais |
Componente Curricular: | Arte/Artes Visuais |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAAV0504) Pesquisar, apreciar e analisar as diferentes formas de expressão nas artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais |
Referências: | AMORIM, Maria A. Artesanato: Tradição e Arte. Recife: Companhia Editora de Pernambuco, Revista Continente Documento n. 35, 2005. ANDRADE, Mario de. O artista e o artesão em: O Baile das quatro artes. São Paulo: Martins Editora, p. 86. 1975. LODY, Raul; SOUZA, Marina M. Artesanato Brasileiro; madeira. Rio de Janeiro: FUNARTE, Instituto Nacional do Folclore, 1988. MASCELANI, Angela. O Mundo da Arte Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Museu Casa do Pontal/Mauad Editora, 2002. RIBEIRO, Berta. O artesão tradicional e seu papel na sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: FUNARTE, Instituto Nacional do Folclore, 1983. |