You are currently viewing Geografia – ONU – A Organização das Nações Unidas

Geografia – ONU – A Organização das Nações Unidas

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes da 8ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Organização das Nações Unidas (ONU)

Gráficos vetoriais grátis de Das nações unidas
ONU- Símbolo da Organização das Nações Unidas. Disponível em: https://cdn.pixabay.com/photo/2014/04/02/10/35/united-nations-303926_960_720.png> Acesso em 05 de maio 2022.

Simbolismo: os ramos de oliveira simbolizam a paz. O mapa do mundo retrata a área em que a ONU procura alcançar o seu objetivo principal: a paz e a segurança.

A Organização das Nações Unidas (ONU) foi estabelecida em 1945, após o término da Segunda Guerra Mundial, com o objetivo primordial de promover a paz e a segurança internacionais. Além de seus órgãos principais, a ONU é composta por programas, fundos e agências especializadas, que operam de maneira coordenada. A Assembleia Geral, na qual os países-membros participam, é um fórum de discussão, análise e tomada de decisões sobre diversos assuntos de alcance global.

Os membros permanentes da ONU possuem o poder de veto, o que significa que, mesmo que uma resolução seja inicialmente aprovada pelo conselho da Assembleia Geral, ela não pode ser oficializada caso algum desses países utilize seu poder de veto. O Conselho de Segurança da ONU é composto por 15 membros, sendo cinco deles permanentes: China, Estados Unidos, Rússia, França e Reino Unido.

A ONU desempenha um papel crucial na promoção do diálogo, na mediação de conflitos e na busca por soluções para os desafios globais, como a segurança, o desenvolvimento sustentável, os direitos humanos e a proteção do meio ambiente.

A visão abrangente da ONU não se limita apenas à promoção da paz e segurança; ela abarca também iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável. Através de agências especializadas, como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), a ONU busca mitigar a pobreza, promover a igualdade de gênero, e garantir a segurança alimentar e o acesso à educação em todo o mundo. Essa abordagem holística reflete o compromisso da organização em enfrentar os desafios globais de maneira abrangente, visando um futuro mais inclusivo e sustentável para todas as nações.

Agora vamos às questões.

QUESTÃO 1

Em que data e contexto a ONU foi criada? Quais são seus objetivos primordiais?
A) Criada em 1947, durante a Guerra Fria, para promover alianças militares entre os Estados-membros.
B) Fundada em 1955, no pós-Guerra, visando exclusivamente a cooperação econômica entre nações.
C) Estabelecida em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo principal de promover a paz e a segurança internacionais.
D) Surgiu em 1960, durante o processo de descolonização, para gerenciar os recursos naturais em nações recém-independentes.

QUESTÃO 2

A ONU está organizada em Assembleia Geral e Conselho de Segurança. Explique como funcionam estes grupos.

QUESTÃO 3

A Organização das Nações Unidas atua em todos os países do mundo? Todas as nações tem acesso e todas participam? Pesquise a respeito.

QUESTÃO 4

A UNESCO é uma das instituições que integram a ONU. O que significa a sigla UNESCO e qual a sua função?

A) UNESCO significa União das Nações Educacionais, Sociais e Culturais, focando exclusivamente em questões educacionais.

B) UNESCO representa a União para a Salvaguarda da Ecologia, desempenhando um papel central na preservação ambiental.

C) A sigla UNESCO refere-se à União de Organizações para a Saúde e Educação, concentrando-se na promoção da saúde global.

D) UNESCO significa Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, visando promover a cooperação internacional nessas áreas.

Saiba mais a respeito do assunto, acessando o vídeo a seguir:

Canal Geowerllen “ONU e os conflitos”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-ucbdDYr2aE>. Acesso em: 06 Mai 2022.
AutoriaWerllen Pires
FormaçãoGeografia
Componente CurricularGeografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAGE0804) Entender o papel de grandes organizações e corporações mundiais na dinâmica organizacional dos países.
Referencial TeóricoDELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Edição, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020.

Matriz Estruturante EJA 2022.