Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada a estudantes da 3ª série da EJA.
Nesta atividade você reconhecerá os textos instrucionais em nosso cotidiano e aprenderá um pouco mais sobre o gênero textual Manual de instruções. Leia o manual de instruções sobre como fazer a compostagem para compreender como é a organização desse gênero textual.
O manual de instrução é um gênero textual que pertence a ordem do prescrever, ou seja, ele apresenta como base o tipo textual injuntivo ou instrucional, que caracteriza-se por fornecer instruções para a realização de uma ação desejada.
As frases dos textos instrucionais precisam ser objetivas e claras pois orientarão o leitor em suas ações. Geralmente são organizadas em tópicos ou enumeradas e indicam uma série de passos a serem seguidos.
Vamos responder algumas questões?
QUESTÃO 1
Indique quais textos instrucionais você utiliza com mais frequência em seu dia a dia.
A) Receita culinária
B) Bulas de medicamento
C) Manuais de aparelhos domésticos
QUESTÃO 2
A compostagem é o processo de reaproveitamento de restos de alimentos e outros tipos de sobras orgânicas, que misturadas à terra é transformada em um rico fertilizante.
Leia o texto instrucional a seguir para saber o que usar na compostagem.
QUESTÃO 3
Quais as semelhanças e as diferenças entre os dois textos instrucionais que você leu nessa atividade?
QUESTÃO 4
Resolva o caça palavras.
QUESTÃO 5
Ao realizar o caça palavras você encontrou os verbos cubra, empilhe, evite, feche, forre, separe . Eles estão no modo imperativo, pois eles lhe dizem o que fazer. Este tipo de verbo é uma característica dos textos injuntivos. Escolha dois desses verbos e crie uma frase.
Saiba Mais
Para aprender um pouco mais sobre os textos instrucionais assista ao vídeo da professora Ana Cristina. Clique no link a seguir: https://youtu.be/SH5n-0ndGd4
Acesse essa proposta didática (slides 6 e atividade 6) em formato para impressão.
Clique aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1mN3yVikJhruEYBVavXI9Z-6KMeopugGN?usp=sharing
Componentes Curriculares | Língua Portuguesa e Ciências |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJALP0301) Ler textos injuntivos, instrucionais (receitas e instruções) e multissemióticos. (EAJACI0311) Reconhecer as formas de descarte, reutilização e/ou reciclagem de materiais consumidos cotidianamente e destacar os resíduos como fonte de matéria prima. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. https://ecotelhado.com/compostagem-domestica-confira-passo-a-passo/ https://ciclovivo.com.br/mao-na-massa/faca-voce-mesmo/compostagem-domestica-facil-e-sustentavel/ https://agenciabrasil.ebc.com.br/ |