You are currently viewing Arte – Artes Visuais – Artesanato: Tradição e Criatividade

Arte – Artes Visuais – Artesanato: Tradição e Criatividade

Esta proposta de atividade de ARTE – ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Imagem 1: Disponível em: https://pxhere.com/pt/photo/1225145?utm_content=shareClip&utm_medium=referral&utm_source=pxhere Acesso em 24, jan. 2024.

AÇÃO REFLEXIVA

Você tem alguma peça de artesanato em casa?

É um utensílio ou uma arte?

Você conhece algum artesão?

ARTESANATO E EXPRESSÃO CULTURAL

O artesanato é uma forma de expressão cultural que perdura através dos séculos, moldando tradições e contando histórias através das mãos habilidosas de artesãos talentosos. Caracterizado pela produção manual de objetos, o artesanato é mais do que uma simples atividade; é um reflexo da identidade de um povo, transmitindo seus valores, costumes e modos de vida.

TRANSMISSÃO DE COSTUMES

Imagem 2: Disponível em: Foto de Karolina Grabowska: https://www.pexels.com/pt-br/foto/artes-e-oficios-artes-aplicadas-ocupado-ativo-4219654/ Acesso em 24, jan. 2024.

CARACTERÍSTICAS DO ARTESANATO

Uma das características mais marcantes do artesanato é a individualidade de cada peça. Cada item é único, carregando consigo a marca daquele que o criou. Diferente da produção em massa, o artesão investe tempo e dedicação, conferindo à sua obra um toque pessoal e uma sensação de autenticidade que simplesmente não pode ser replicada em larga escala.

INDIVIDUALIDADE DE CADA PEÇA.

Imagem 3: Disponível em: https://pxhere.com/pt/photo/1603832?utm_content=shareClip&utm_medium=referral&utm_source=pxhere Acesso em 24, jan. 2024.

ARTESANATO: TÉCNICAS TRADICIONAIS.

Além disso, o artesanato resgata técnicas tradicionais que muitas vezes são transmitidas de geração em geração. Essa conexão com o passado não apenas preserva métodos valiosos, mas também enriquece a qualidade da produção. Seja a tecelagem, a cerâmica, a marcenaria ou outras formas de artesanato, a habilidade artesanal é uma herança cultural que se renova continuamente.

ARTESANATO: TECELAGEM.

Imagem 4: Disponível em: https://pxhere.com/pt/photo/677922?utm_content=shareClip&utm_medium=referral&utm_source=pxhere Acesso em 24, jan. 2024.

ARTESANATO E SUSTENTABILIDADE

A sustentabilidade é outra característica intrínseca ao artesanato. Frequentemente, os artesãos utilizam materiais locais e reciclados, minimizando o impacto ambiental. A produção artesanal, muitas vezes, valoriza a qualidade sobre a quantidade, promovendo um consumo consciente e responsável.

Sandálias feitas à mão com pneus descartados.

Artesão: Marcos Antônio – Projeto do Lixo ao Luxo.

Imagens 5, 6 e 7: Acervo pessoal do Programa Conexão Escola, quadro ConectARTE. Programa: O LIXO QUE VIROU LUXO.

ARTESANATO: UTILIDADES E ARTES.

O artesanato não se limita apenas a objetos utilitários; transcende para o campo da arte. Muitos artistas escolhem o artesanato como meio de expressão, criando peças que desafiam fronteiras entre o funcional e o estético. A originalidade das obras artesanais muitas vezes inspira apreciação e reflexão, tornando o artesanato uma forma de arte apreciada em diversas manifestações culturais.

ARTESANATO E CRIATIVIDADE

O artesanato é uma celebração da criatividade humana, da tradição e da singularidade. É um testemunho da habilidade artística e da conexão cultural que transcende fronteiras geográficas e temporais. Ao apreciarmos o artesanato, abraçamos a riqueza da diversidade cultural e reconhecemos o valor do trabalho manual em um mundo cada vez mais automatizado.

ARTESÃO MARCOS ANTÔNIO

E para valorizar a cultura local, vamos conhecer a história do Artesão Marcos Antônio, que mora na cidade de Goianira – GO e vai apresentar seu projeto O LIXO QUE VIROU LUXO, contar suas histórias e mostrar seus trabalhos de reaproveitamento de pneus descartados.

Vamos assistir ao Programa do Conexão Escola do quadro ConectARTE.

O LIXO QUE VIROU LUXO.

Disponível em: Canal: conexão Escola – Conectarte #9 – O Lixo Que Virou Luxo. Acesso em 24, jan. 2024.

QUESTÃO 1

Qual a importância da sustentabilidade no contexto do artesanato e como essa prática pode influenciar positivamente o meio ambiente?

QUESTÃO 2

Como o artesanato contribui para a preservação da identidade cultural de uma comunidade?

QUESTÃO 3

Uma das características marcantes do artesanato mencionadas no texto é

( A ) a produção em massa.

( B ) a uniformidade das peças.

( C ) a singularidade e autenticidade.

( D ) a conexão com a tecnologia moderna.

QUESTÃO 4

É destacado como uma herança cultural transmitida pelo artesanato

( A ) os métodos de produção em larga escala.

( B ) as inovações tecnológicas.

( C ) as técnicas tradicionais e habilidades manuais.

( D ) o consumo impulsivo.

Autoria:Eurim Pablo
Formação:Educação Física e Mestre em Performances Culturais
Componente Curricular:Arte/Artes Visuais
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAAV0504) Pesquisar, apreciar e analisar as diferentes formas de expressão nas artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais
Referências:AMORIM, Maria A. Artesanato: Tradição e Arte. Recife: Companhia Editora de Pernambuco, Revista Continente Documento n. 35, 2005.
ANDRADE, Mario de. O artista e o artesão em: O Baile das quatro artes. São Paulo: Martins Editora, p. 86. 1975.
LODY, Raul.; SOUZA, Marina M. Artesanato Brasileiro; madeira. Rio de Janeiro: FUNARTE, Instituto Nacional do Folclore, 1988.
MASCELANI, Angela. O Mundo da Arte Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Museu Casa do Pontal/Mauad Editora, 2002.
RIBEIRO, Berta. O artesão tradicional e seu papel na sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: FUNARTE, Instituto Nacional do Folclore, 1983.