You are currently viewing Rótulos e embalagens

Rótulos e embalagens

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada a estudantes da 1ª e 2ª série da EJA.

VOCÊ CONSEGUE LER E COMPREENDER TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NO RÓTULO DA IMAGEM A SEGUIR?

Fonte: https://br.openfoodfacts.org/produto/7898912704184/qualy-margarina – acessado em 03/05/2022

O RÓTULO É UM GÊNERO TEXTUAL QUE TEM A FUNÇÃO DE INFORMAR AO CONSUMIDOR TODAS AS INFORMAÇÕES RELACIONADAS AO PRODUTO QUE ELE IRÁ CONSUMIR: MARCA, VALIDADE, COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL, INGREDIENTES, ENTRE OUTROS.

ASSISTA AO VÍDEO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA APRENDER SOBRE A IMPORTÂNCIA DE REALIZAR A LEITURA DOS RÓTULOS DOS PRODUTOS ALIMENTÍCIOS.

Fonte: https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/rotulagem-de-alimentos-ler-rotulos-ajuda-a-comer-melhor

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 1

ENQUANTO OS RÓTULOS TÊM A FUNÇÃO DE INFORMAR O CONSUMIDOR SOBRE O PRODUTO, AS EMBALAGENS TÊM COMO FINALIDADE ARMAZENÁ-LO E PROTEGÊ-LO. ELAS PODEM SER FABRICADAS DE DIVERSOS MATERIAIS, COMO: PLÁSTICO, PAPEL, VIDRO, ALUMÍNIO, ISOPOR ENTRE OUTROS. E PODEM TER FORMATOS DE: GARRAFAS, LATAS, CAIXAS, SACOS, ETC.

A) LEIA AS PALAVRAS SACOS E ISOPOR. A LETRA S TEVE O MESMO SOM NAS DUAS PALAVRAS?

B) INDIQUE QUAL O TIPO DE EMBALAGEM É MAIS UTILIZADA EM SUA CASA

( ) SACOS DE PAPEL

( ) CAIXAS

( ) GARRAFAS DE VIDRO

( ) SACOLAS PLÁSTICAS

QUESTÃO 2

OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR E RESPONDA.

Fonte: https://br.openfoodfacts.org/produto/7898912704184/qualy-margarina – acessado em 03/05/2022

A) QUAIS LETRAS DA PALAVRA CREMOSA ESTÃO TAMBÉM EM SEU NOME?

B) QUANTAS LETRAS POSSUÍ A PALAVRA CREMOSA?

C) E QUANTAS SÍLABAS ELA POSSUI?

D) NA PALAVRA CREMOSA, A LETRA S TEM QUAL SOM? VOCÊ SABE EXPLICAR A SUA RESPOSTA?

QUESTÃO 3

DESAFIO! APERTE O START E DESCUBRA A PALAVRA QUE ESTÁ FALTANDO NA FRASE. AO ENCONTRA-LA, ARRASTE-A ATÉ O RETÂNGULO EM BRANCO E EM SEGUIDA CLIQUE NO RETÂNGULO ONDE ESTÁ ESCRITO ” Submit Answers”

QUESTÃO 4

NA HORA DE COMPRAR SEUS ALIMENTOS, ESCOLHA SEMPRE OS MAIS NATURAIS OU OS MENOS PROCESSADOS. FUJA DOS ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS! VOCÊ SABE RECONHECER CADA UM DELES? OBSERVE O INFOGRÁFICO A SEGUIR PARA APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE ESSES TRÊS TIPOS DE ALIMENTOS.

Fonte: Imagem autoral – Canva

QUESTÃO 5

IMAGINE QUE VOCÊ IRÁ VENDER A ÁGUA DE COCO ENGARRAFADA. FAÇA UMA PESQUISA SOBRE AS INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS E CRIE O RÓTULO PARA SEU PRODUTO.

Fonte: Imagem elemento – Canva

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:  https://drive.google.com/drive/folders/15qC_G7cCaBE_u8btzKFaIc3qK6dDowvF?usp=sharing


Componentes curricularesLíngua Portuguesa e Ciências
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJALP0216) Ler com compreensão os diferentes gêneros textuais, visando a função.
(EAJALP0267) Produzir textos com diferentes intenções e que circulam no campo da vida pública.
(EAJACI0202)  Relacionar materiais e processos de produção do passado e atuais com o desenvolvimento da humanidade.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
https://www.youtube.com/watch?v=aIrCYbo51yI&t=14s – acessado em 03/004/2022
https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/rotulagem-de-alimentos-ler-rotulos-ajuda-a-comer-melhor – acessado em 02/05
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf – acessado em 02/05