Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada a estudantes da 1ª e 2ª série da EJA.
VOCÊ CONSEGUE LER E COMPREENDER TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NO RÓTULO DA IMAGEM A SEGUIR?
O RÓTULO É UM GÊNERO TEXTUAL QUE TEM A FUNÇÃO DE INFORMAR AO CONSUMIDOR TODAS AS INFORMAÇÕES RELACIONADAS AO PRODUTO QUE ELE IRÁ CONSUMIR: MARCA, VALIDADE, COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL, INGREDIENTES, ENTRE OUTROS.
ASSISTA AO VÍDEO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA APRENDER SOBRE A IMPORTÂNCIA DE REALIZAR A LEITURA DOS RÓTULOS DOS PRODUTOS ALIMENTÍCIOS.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 1
ENQUANTO OS RÓTULOS TÊM A FUNÇÃO DE INFORMAR O CONSUMIDOR SOBRE O PRODUTO, AS EMBALAGENS TÊM COMO FINALIDADE ARMAZENÁ-LO E PROTEGÊ-LO. ELAS PODEM SER FABRICADAS DE DIVERSOS MATERIAIS, COMO: PLÁSTICO, PAPEL, VIDRO, ALUMÍNIO, ISOPOR ENTRE OUTROS. E PODEM TER FORMATOS DE: GARRAFAS, LATAS, CAIXAS, SACOS, ETC.
A) LEIA AS PALAVRAS SACOS E ISOPOR. A LETRA S TEVE O MESMO SOM NAS DUAS PALAVRAS?
B) INDIQUE QUAL O TIPO DE EMBALAGEM É MAIS UTILIZADA EM SUA CASA
( ) SACOS DE PAPEL
( ) CAIXAS
( ) GARRAFAS DE VIDRO
( ) SACOLAS PLÁSTICAS
QUESTÃO 2
OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR E RESPONDA.
A) QUAIS LETRAS DA PALAVRA CREMOSA ESTÃO TAMBÉM EM SEU NOME?
B) QUANTAS LETRAS POSSUÍ A PALAVRA CREMOSA?
C) E QUANTAS SÍLABAS ELA POSSUI?
D) NA PALAVRA CREMOSA, A LETRA S TEM QUAL SOM? VOCÊ SABE EXPLICAR A SUA RESPOSTA?
QUESTÃO 3
DESAFIO! APERTE O START E DESCUBRA A PALAVRA QUE ESTÁ FALTANDO NA FRASE. AO ENCONTRA-LA, ARRASTE-A ATÉ O RETÂNGULO EM BRANCO E EM SEGUIDA CLIQUE NO RETÂNGULO ONDE ESTÁ ESCRITO ” Submit Answers”
QUESTÃO 4
NA HORA DE COMPRAR SEUS ALIMENTOS, ESCOLHA SEMPRE OS MAIS NATURAIS OU OS MENOS PROCESSADOS. FUJA DOS ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS! VOCÊ SABE RECONHECER CADA UM DELES? OBSERVE O INFOGRÁFICO A SEGUIR PARA APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE ESSES TRÊS TIPOS DE ALIMENTOS.
QUESTÃO 5
IMAGINE QUE VOCÊ IRÁ VENDER A ÁGUA DE COCO ENGARRAFADA. FAÇA UMA PESQUISA SOBRE AS INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS E CRIE O RÓTULO PARA SEU PRODUTO.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://drive.google.com/drive/folders/15qC_G7cCaBE_u8btzKFaIc3qK6dDowvF?usp=sharing
Componentes curriculares | Língua Portuguesa e Ciências |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJALP0216) Ler com compreensão os diferentes gêneros textuais, visando a função. (EAJALP0267) Produzir textos com diferentes intenções e que circulam no campo da vida pública. (EAJACI0202) Relacionar materiais e processos de produção do passado e atuais com o desenvolvimento da humanidade. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. https://www.youtube.com/watch?v=aIrCYbo51yI&t=14s – acessado em 03/004/2022 https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/rotulagem-de-alimentos-ler-rotulos-ajuda-a-comer-melhor – acessado em 02/05 https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf – acessado em 02/05 |