You are currently viewing Geografia – Tipos de Migração

Geografia – Tipos de Migração

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes da 7ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Disponível em: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias/nova-lei-de-migracao-e-sancionada-pelo-presidente-da-republica/migracao_banner-padrao.png/@@images/cc0fd90d-73f1-424f-82f2-30fac86fd20c.png, Acesso em: 02 de maio de 2022.

Tipos de Migração

Migrar é quando as pessoas se movem de um lugar para outro. Isso acontece por muitos motivos, como socioeconômicos, (busca por dinheiro, melhores condições de vida) dinheiro, natureza ou política. É como quando alguém muda de cidade para arrumar um emprego novo, ou quando uma família vai para um lugar mais seguro por causa de um desastre natural.

É legal saber a diferença entre emigrante e imigrante. Emigrante é quem saiu de um lugar, e imigrante é quem chegou em um lugar novo. Por exemplo, se alguém saiu do Brasil para morar nos Estados Unidos, essa pessoa é uma emigrante do Brasil e uma imigrante nos Estados Unidos.

As migrações têm vários tipos. Algumas são porque as pessoas querem, como quando escolhem mudar de cidade. Outras são porque precisam, como quando uma guerra obriga as pessoas a saírem de casa. Tem também a migração dentro de uma mesma região, e a migração internacional, quando alguém vai morar em outro país.

A migração marcada por deslocamentos dentro de uma mesma região, contrasta com a sazonal ou permanente/transumância, que evidencia a natureza temporária ou constante do movimento.

Esses movimentos são como peças de um quebra-cabeça que forma nossa sociedade. Entender como as pessoas se movem nos ajuda a entender melhor o mundo à nossa volta.  Vejam 10 tipos de migrações.

Migração Internacional: Quando as pessoas se mudam de um país para outro.

Migração Interna: Ocorre dentro do mesmo país, envolvendo deslocamentos entre cidades, estados ou regiões.

Migração Rural-Urbana (Êxodo Rural): Refere-se ao movimento das áreas rurais para as áreas urbanas em busca de emprego, educação ou melhores condições de vida.

Migração Urbana-Rural: Contraparte da migração rural-urbana, envolve o movimento das áreas urbanas para as áreas rurais.

Migração Pendular: Deslocações regulares de pessoas entre suas casas e seus locais de trabalho, muitas vezes diárias.

Migração Sazonal: Ocorre em determinadas épocas do ano, geralmente associada a atividades como a agricultura sazonal.

Migração Forçada: As pessoas são obrigadas a se moverem devido a conflitos, desastres naturais, perseguições ou outras situações de emergência.

Migração Espontânea: Movimento voluntário das pessoas em busca de oportunidades, seja por motivos econômicos, educacionais ou outros.

Migração de Retorno: Pessoas que retornam ao seu local de origem após um período de tempo em outro lugar, seja por escolha ou circunstância.

Migração Intrarregional: Deslocações que ocorrem dentro de uma mesma região geográfica.

Responda às questões.

QUESTÃO 1

A migração é o deslocamento de pessoas. Essa migração está classificada em vários tipos. Pesquise e escreva o nome de 10 tipos conhecidos na geografia.

QUESTÃO 2

A população migra por diversas causas, procure duas causas e explique-as. (obs. a causa é a motivação, não é a mesma coisa do tipo de migração).

QUESTÃO 3

Nos últimos anos, o êxodo rural tem sido um fenômeno significativo em Goiás. Ao pesquisar sobre esse tema e entrevistar pessoas que realizaram a migração da zona rural para a cidade, qual das seguintes opções reflete uma razão comum para esse movimento?

A) Melhores oportunidades de emprego nas áreas urbanas.
B) A preferência pela vida tranquila e simples no campo.
C) A falta de infraestrutura nas cidades.
D) A busca por um ambiente mais conectado com a natureza.

QUESTÃO 4

O fenômeno das migrações é complexo e pode ocorrer em diferentes escalas. Dentre as opções a seguir, qual melhor define as migrações internas e internacionais?

A) Migrações internas referem-se ao deslocamento de pessoas dentro do mesmo país, enquanto migrações internacionais envolvem movimentos entre diferentes países.
B) Migrações internas acontecem apenas em zonas urbanas, enquanto as migrações internacionais ocorrem predominantemente em áreas rurais.
C) Migrações internas são aquelas que ocorrem em continentes diferentes, enquanto as migrações internacionais limitam-se a movimentos dentro do mesmo continente.
D) Migrações internas são caracterizadas pelo movimento de pessoas entre cidades de diferentes países, enquanto as migrações internacionais são exclusivamente entre áreas rurais.

Saiba mais acessando o vídeo a seguir:

Canal Geowerllen “Tipos de migração e motivos“. Disponível em: <https://youtu.be/LNkfp0QWCjQ>. Acesso em 06 de maio de 2022.

AutoriaWerllen Pires
FormaçãoGeografia
Componente CurricularGeografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAGE0703) Entender a estruturação e distribuição populacional em diferentes escalas a partir dos diferentes tipos de migração.
Referencial TeóricoDELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Edição, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020.

Matriz Estruturante EJA 2022.