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Geografia – Tipos de Solos

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.

TIPOS DE SOLOS
O SOLO É UMA MISTURA DE MINERAIS, PEQUENOS PEDACINHOS DE ROCHAS E MATERIAL ORGÂNICO (PLANTAS E ANIMAIS EM DECOMPOSIÇÃO). O SOLO É A CAMADA SUPERIOR SOLTA DA SUPERFÍCIE DA TERRA.

AGORA VOCÊ VAI REALIZAR ATIVIDADES SOBRE O TEMA.

QUESTÃO 1

• VAMOS FAZER UMA EXPERIÊNCIA?

RESPONDA ÀS QUESTÕES NO CADERNO.

COLOQUE UM POUCO DE AREIA EM UMA PENEIRA E EM SEGUIDA DESPEJE UM POUCO DE ÁGUA EM CIMA.
AGORA ESCREVA O QUE VOCÊ PERCEBEU:

  • A ÁGUA PASSOU RÁPIDO PELA AREIA? OU PASSOU DEVAGAR?
  • QUANTO TEMPO DEMOROU PARA A AREIA PARAR DE PINGAR ÁGUA?
  • VOCÊ ACHA QUE ESTE TIPO DE SOLO É BOM PARA AS PLANTAS?
  • JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.

QUESTÃO 2

ASSOCIE A SEGUNDA COLUNA DE ACORDO COM A PRIMEIRA

Créditos: Amarolina Ribeiro

QUESTÃO 3

IMAGINE QUE VOCÊ ESTÁ AJUDANDO A PLANTAR UM JARDIM NA ESCOLA. SE VOCÊ QUISER QUE AS PLANTAS CRESÇAM FORTES E SAUDÁVEIS, QUAL TIPO DE SOLO SERIA O MELHOR PARA USAR?

Fonte: canva.com

A) SOLO ARENOSO, PORQUE A ÁGUA PASSA RÁPIDO

B) SOLO HUMÍFERO, PORQUE É FÉRTIL E ÚMIDO

C) SOLO ARGILOSO, PORQUE RETÉM ÁGUA E NUTRIENTES

D) SOLO DE DESERTO, PORQUE É QUENTE

QUESTÃO 4

VOCÊ ESTÁ BRINCANDO DE CIENTISTA E QUER COLETAR AMOSTRAS DE SOLO DE DIFERENTES LUGARES. ONDE VOCÊ ESPERA ENCONTRAR MAIS SOLO HUMÍFERO?

A) NA PRAIA, PERTO DA AREIA

B) NO PARQUE, DEBAIXO DE ÁRVORES

C) NO QUINTAL, EM ÁREAS CIMENTADAS

D) NO TOPO DE UMA MONTANHA DE ROCHAS

SAIBA MAIS

AGORA, QUE TAL ASSISTIR O VÍDEO:  DESERTOS?

LÁ, VOCÊ VAI CONHECER ESTES RICOS AMBIENTES – SOLO E CLIMA

Canal Amarolina RibeiroDesertos – Solos arenosos, Chuvas escassas – Profª Ma. Amarolina Ri“. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3Ku7FmANx5A>. Acesso em: 01 Mai. 2024.

Autoria:Prof.a Ma. Amarolina Ribeiro
Formação:Mestra em Ensino na Educação Básica.
Graduada em Geografia e em Pedagogia.
Componente Curricular:Geografia
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimentoEF02GE06 – Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento.
Referência (s):CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, 2005. 

_______. Educação Geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Unijuí, 2011.

CAVALCANTI, Lana de Souza (Org.). Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2010.

RIBEIRO, Amarolina. Tipos de Solos. Portal Conexão Escola. Goiânia. Texto e atividade. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/ensino_fundamental/geografia-tipos-de-solos/  Acesso em: 13 mai. 2024.

STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade–mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2008.