You are currently viewing Educação Física – Transformações nas Práticas Corporais de Aventura

Educação Física – Transformações nas Práticas Corporais de Aventura

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Image by Freepik

Transformações nas Práticas Corporais de Aventura

As práticas corporais de aventura são diversos tipos de atividades que exigem habilidade e perícia dos praticantes para realizar a proeza de superar os obstáculos de um meio ambiente desafiador, procurando sentir a vertigem que a prática proporciona, mas com o máximo controle dos riscos, podendo acontecer na natureza ou no meio ambiente urbano.

Muitas técnicas e equipamentos utilizados para a prática de aventura, como cordas, tipos de nós, técnicas de saltos e aterrissagens etc. Começaram a ser desenvolvidos na pré-história e passaram por muitas transformações até os dias atuais.

No passado essas técnicas eram utilizadas por caçadores, exploradores, militares e diversos tipos de aventureiros. Muitos desses se feriram gravemente e até perderam a vida desenvolvendo as atividades que hoje chamamos de práticas de aventura.

De suas origens até os dias atuais essas atividades passaram por muitas transformações, como:

Nos objetivos: antes voltado para a caça, a exploração e objetivos militares, atualmente as práticas de aventura são voltadas para o lazer, o turismo, ao condicionamento físico e às competições.

Nos equipamentos: As cordas, capacetes, calçados, roupas etc. Evoluíram muito com a criação de novos materiais de diversos tipos de fibras e ligas leves, bem com o acréscimo de tecnologia.

Na prática: que no passado era marcado pelo improviso e de forma arriscada, agora tem como fundamento o máximo controle dos riscos, sempre utilizando os equipamentos de segurança e adotando todos os procedimentos de forma correta.

Nos locais: que no passado eram marcados pelo desconhecido e perigoso, agora são locais adequados à prática.

O surgimento dos esportes modernos também transformaram muitas práticas de aventura em práticas esportivas, com competições oficiais e até participação nos jogos olímpicos.

Questão 1

No passado, as atividades que hoje chamamos de aventura eram realizadas por caçadores, exploradores e militares e eram práticas

(A) seguras e voltadas para o lazer.

(B) arriscadas e em locais desconhecidos.

(C) lúdicas e em locais apropriados.

(D) realizadas com todos os tipos de equipamentos de proteção.

Questão 2

As práticas de aventura passaram por muitas transformações ao longo dos últimos séculos e atualmente elas são praticadas principalmente como

(A) treinamento militar para conquistar ambientes de difícil acesso.

(B) atividade de caça e como forma de sobrevivência.

(C) práticas de lazer e turismo.

(D) atividade de exploração de locais ainda desconhecidos.

Questão 3

O que são práticas corporais de aventura?

Questão 4

Quais foram as principais transformações nas práticas corporais de aventura nos últimos anos?

SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre as Práticas Corporais de Aventura

Transformações nas Práticas Corporais de Aventura

Canal Educação Física com professor Luciano “Transformações nas Práticas Corporais de Aventura”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=SyEwfoLHr1c>. Acesso em: 01 mai 2022.
AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAEF0638) Compreender e identificar o que são práticas corporais de aventura.
(EAJAEF0639) Identificar a origem das práticas corporais de aventura e suas transformações históricas.
(EAJAEF0640) Analisar a relação das práticas corporais de aventura com as questões ambientais, de saúde e lazer.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022