Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.
Você aprendeu que a prática do Badminton nos proporciona vários benefícios e vantagens para nossa saúde e qualidade de vida. Vamos as atividades?
Esporte de rede criado na Índia britânica inspirado em um jogo chamado POONA.
Um jogo semelhante já era praticado na Grécia Antiga: TAMBORETE E PETECA.
No século XIX , foi levado para Inglaterra durante a colonização e difundiu-se para outros países da Europa, Ásia e América.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 01
Preencha as lacunas do texto com as respectivas palavras do quadro abaixo relacionadas às características do Badminton.
PETECA | RAQUETES | BADMINTON | TÊNIS | REDE |
_______________________é um esporte jogado individualmente ou em duplas, em uma quadra dividida por uma ______________ no meio. Muito parecido com o ________________________, é jogado com ________________ e, ao invés da bolinha amarela, o objeto a ser rebatido é uma _____________________.
QUESTÃO 02
Marque V para o enunciado VERDADEIRO e F para o enunciado FALSO, às questões relacionadas às regras básicas do Badminton
( ) Ao jogador que começará a partida, é permitido que escolha o lado da quadra em que irá servir.
( ) Após o primeiro ponto, segue-se uma regra: sempre que o resultado do placar for par, o jogador deve se posicionar no lado esquerdo da quadra, e se for ímpar, posicionar-se-á no lado direito.
( ) O serviço (saque) deve ser feito sempre na diagonal de sua posição em quadra.
( ) Quando o jogador marca ponto, também chamado de “rally”, ele continua a servir, porém não muda o lado do serviço.
( ) A partida consiste de um total de 05 games, vencendo o jogador que ganhar 03 games primeiro.
QUESTÃO 03
Marque a opção incorreta. A falta ocorre quando:
( ) Quando roupa do jogador ou sua raquete tocarem a rede.
( ) Quando a peteca acertar o jogador, o teto ou sua roupa.
( ) Quando a peteca cair fora das linhas da quadra.
( ) Quando ocorrer invasão para o lado da equipe oponente.
( ) Quando o jogador golpear 01 vez a peteca do mesmo lado da quadra.
( ) Quando a peteca for servida para sua dupla (do mesmo lado da quadra).
( ) Quando se o servidor movimenta-se para rebater na peteca e a erra.
QUESTÃO 04
Sobre a partida do Badminton, explique:
- Como se inicia a partida.
- Como são compostos os games.
QUESTÃO 05
Para as questões mencionadas abaixo, marque apenas a alternativa correta.
O badminton é um esporte que traz diversos benefícios a seus praticantes. Das alternativas abaixo, qual delas não é um benefício da prática do badminton?
( ) Proporciona o desenvolvimento de habilidades físicas e capacidades motoras: força, resistência aeróbica, velocidade, flexibilidade e coordenação.
( ) Desperta o espírito de competição saudável, com a superação dos próprios limites.
( ) Reduz drasticamente o colesterol alto.
( ) Reduz o peso corporal e combate ao sedentarismo através da prática esportiva.
QUESTÃO 06
O badminton é um esporte muito praticado em países do continente asiático. Qual esporte se assemelha a ele?
a) Golfe.
b) Tênis.
c) Atletismo.
d) Voleibol.
SAIBA MAIS
ASSISTA AO VÍDEO “APRENDENDO BADMINTON”
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1_U7m8d9VtY9gfB0qdameiUayRNjxZZUD?usp=sharing
Componente Curricular: | Educação Física |
Habilidade: | (GO-EF08EF22) Vivenciar esportes de marca, precisão, rede, parede, de invasão, campo e taco, analisando as características históricas culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nesses esportes. |
Referencial teórico | Darido, Suraya Cristina: para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola / Suraya Cristina Darido, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP: Parpirus, 2007. DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Esportes de marca e com rede divisória ou muro/parede de rebote: badminton, peteca, tênis de campo, tênis de mesa, voleibol, atletismo / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Ricardo Garcia Cappelli. – Maringá : Eduem, 2014. 2 (352 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). ISBN 978-85-7628-601-1 (Coleção completa) ISBN 978-85-7628-603-5 (v. 2) Esporte de rebote. 2. Peteca. 3. Tênis de campo. 4. Tênis de mesa. 5. Voleibol. 6. Atletismo. I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. |