Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
A LENDA DO AÇAÍ, UMA RESPOSTA DA NATUREZA.
A lenda é um gênero textual que pertence à tradição oral e tem a função de preservar histórias de povos indígenas e afro-brasileiros. Muitas crenças, músicas, rezas e danças contaram com a oralidade para que pudessem ser mantidas e transferidas com o passar das gerações. Atualmente, milhares de brasileiros com ancestrais afro-brasileiros e indígenas desconhecem sua própria história, pois muitas lendas brasileiras ainda não apresentam registro escrito. No Brasil, em detrimento da alimentação indígena, muitos frutos apresentam uma explicação lendária, e em sua maioria são histórias de sofrimento e perseverança. A lenda do açaí é um forte exemplo de superação diante de momentos de crise. Esta lenda conta que, no coração da Floresta Amazônica, vivia uma populosa tribo indígena que há tempos vinha sofrendo com a escassez de alimentos. Para sanar a falta de comida, o cacique resolveu tomar uma medida drástica: fazer o controle populacional, sendo assim a partir daquela data, toda criança nascida na tribo deveria ser sacrificada. Eis que essa medida drástica atingiu sua filha mais nova, Iaçã, pois ela deu à luz a um menino, que infelizmente teve o mesmo destino cruel das outras crianças. Iaçã ficou desconsolada com a morte do bebê. Então, numa noite de lua cheia, ouviu o choro de uma criança. Ao sair de sua oca, avistou um lindo menino com os bracinhos abertos perto de uma majestosa palmeira. Ao se aproximar, o menino desapareceu. Sem entender, a índia abraçou carinhosamente, porém aos prantos, a palmeira. No dia seguinte, o cacique ordenou que os outros índios encontrassem sua filha. E, para a surpresa de todos, Iaçã morreu abraçada à palmeira com um sorriso nos lábios e os olhos negros a fitar para o alto. Ao observar a palmeira, o cacique percebeu que no local para onde os olhos de Iaçã estavam direcionados abundava um pequeno fruto escuro. Tratava-se do açaí. O cacique mandou então que todos os frutos fossem colhidos. Com esses frutos, foi feito um suco de aspecto avermelhado e bastante espesso, que alimentou a população da tribo e findou a escassez de alimentos. E diante deste triste fim, como forma de homenagear e agradecer a sua filha, o cacique batizou a fruta com o nome de açaí, que lido de trás para frente quer dizer Iaçã. Na língua tupi, açaí significa a “fruta que chora”
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
As lendas apontam em sua oralidade motivações para explicar algo, seja um fato, uma crença. No referido caso da lenda indígena houve a explicação do surgimento de um elemento da natureza. Qual elemento da natureza essa lenda tenta explicar? Porque o seu consumo foi tão importante para os índios?
QUESTÃO 2
A palavra açaí tem um significado muito forte diante das aldeias indígenas, como sua cor e formato, a partir da narrativa lendária, explique o que significa a palavra açaí? Leve em consideração o desfecho da história.
QUESTÃO 3
Muitos frutos ou comidas típicas do território nacional apresentam uma origem lendária, alguns da cultura afro-brasileira outros da cultura indígena. Você conhece alguma lenda que fale sobre a origem de um alimento? Ele faz parte das nossas receitas? De que forma este alimento é consumido?
QUESTÃO 4
Releia com atenção a lenda e responda: qual foi a medida drástica tomada pelo cacique para lidar com a escassez de alimentos na tribo?
(A) Promover a caça de animais na floresta.
(B) Realizar um ritual de agradecimento à natureza.
(C) Determinar o sacrifício de crianças recém-nascidas.
(D) Estabelecer um sistema de plantio de alimentos.
QUESTÃO 5
Observe o desfecho da lenda e responda: por que o cacique decidiu nomear a fruta de “açaí”?
(A) Porque a fruta tinha um sabor único e especial.
(B) Em homenagem à sua filha Iaçã, que abraçou a palmeira.
(C) Porque a fruta era conhecida como “a fruta que chora” na língua tupi.
(D) Em memória das crianças sacrificadas pela tribo.
SAIBA MAIS
Com o objetivo de abordar o gênero textual lenda, assista ao vídeo que menciona algumas curiosidades sobre a lenda do açaí e sua origem enquanto fruto nativo das nossas florestas.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-6a-serie/
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0507) Vocalizar, declamar, re(contar) ou dramatizar textos de diferentes gêneros textuais/discursivos, empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos |
Referencial teórico | ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso e Leitura. 3ª ed. São Paulo: Cortez: Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas,1996 (Coleção passando a limpo) POSSENTI, Sírio. Os humores da língua: análises linguisticas de piadas. Campinas: Mercado das Letras, 1998. POSSENTI, Sírio. Humor, Língua e Discurso. São Paulo: Editora Contexto, 2010. |