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Pensando sobre a escrita das palavras

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada a estudantes da 1ª e 2ª série da EJA.

O ALFABETO OFICIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA É COMPOSTO POR 26 LETRAS, QUE SE ENCONTRAM DIVIDIDAS EM VOGAIS E CONSOANTES, E CADA UMA DESSAS LETRAS POSSUÍ SUA MANEIRA DE SER ESCRITA. AO JUNTÁ-LAS, SEGUINDO UMA ORDEM, VOCÊ FORMA AS PALAVRAS. COMPREENDER ESSA REGRA DA LÍNGUA É IMPORTANTE PARA QUE VOCÊ ESCREVA CORRETAMENTE E PARA QUE AS PESSOAS ENTENDAM A SUA ESCRITA.


VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 1

LEIA O PARÁGRAFO A SEGUIR E ENCONTRE AS DUAS PALAVRAS QUE FORAM ESCRITAS COM AS LETRAS FORA DA ORDEM.

“A IRRIGAÇÃO DAS PLANTAS PRECISA ACONTECER DE ACORDO COM AS ESCIESPÉ, POIS CADA UMA TEM A SUA NECESSIDADE. POR ISSO NÃO GUERE TODAS DA MESMA FORMA.”

Imagem criada no Canva

QUESTÃO 2

E SE…

IMAGINE SE CADA UM DE NÓS INVENTÁSSEMOS LETRAS NOVAS AO ESCREVER NOSSAS MENSAGENS, COMO NO EXEMPLO A SEGUIR.

  • LEIA A LISTA, OBSERVANDO COMO AS PALAVRAS FORAM ESCRITAS. ENCONTRE AS PALAVRAS ESCRITAS COM AS LETRAS FORA DA ORDEM E AS ESCREVA CORRETAMENTE.
Fonte: Imagem criada no Canva

QUESTÃO 3

ALGUMAS DAS LETRAS (SÍMBOLOS) DO NOSSO ALFABETO POSSUEM MAIS DE UM SOM (FONEMA), E O SOM DESSAS LETRAS PODE MUDAR DE ACORDO COM A POSIÇÃO EM QUE ELAS APARECEM NA PALAVRA.

AGORA É COM VOCÊ!

A) LEIA, EM VOZ ALTA, O PARÁGRAFO A SEGUIR E OBSERVANDO AS PALAVRAS QUE POSSUEM A LETRA S .

PARA ALIVIAR UM POUCO AS SUAS PREOCUPAÇÕES, VAL PASSOU A PRESTAR MAIS ATENÇÃO NAS PLANTAS QUE SEU ESPOSO CUIDAVA COM MUITO CUIDADO E ACABOU APRENDENDO A CULTIVAR.

B) AO REALIZAR A LEITURA, VOCÊ PERCEBEU ALTERAÇÃO NO SOM DA LETRA S NAS PALAVRAS PASSOU E ESPOSO?

C) EM SUA OPINIÃO, PORQUE O SOM DA LETRA S TEVE ALTERAÇÃO?

VEJA O QUE DIZ A REGRA

SEGUNDO UMA REGRA DA LÍNGUA PORTUGUESA, QUANDO A LETRA S APARECE ENTRE DUAS VOGAIS, ELA PASSAR A TER O SOM DE Z – COMO NA PALAVRA ESPOSO.

PARA QUE SE MANTENHA NA PRONÚNCIA S NO MEIO DAS PALAVRAS, ENTRE VOGAIS, É NECESSÁRIO DUPLICAR A CONSOANTE S, COMO NA PALAVRA PASSOU.

QUESTÃO 4

O DICIONÁRIO É UM LIVRO NO QUAL ENCONTRAMOS AS PALAVRAS E SEUS SIGNIFICADOS. NELE, AS PALAVRAS ESTÃO ORGANIZADAS EM ORDEM ALFABÉTICA E PODE SER UTILIZADO PARA CONSULTAR COMO SE ESCREVE UMA PALAVRA, EM CASO DE DÚVIDA.

  • DE ACORDO COM O GOOGLE, EM 2021 O ASSUNTO “ COMO CUIDAR DE PLANTAS” FOI UM DOS MAIS PROCURADOS. AS PLANTAS QUE MAIS APARECERAM NESTA PESQUISA FORAM: SUCULENTAS, ORQUÍDEAS, ROSA DO DESERTO,LAVANDA E SAMAMBAIA. ESCREVA OS NOMES DESSAS PLANTAS CONSIDERANDO A ORDEM ALFABÉTICA.
Fonte: imagem criada no Canva

QUESTÃO 5

A LUZ SOLAR É USADA PELAS PLANTAS PARA FABRICAR SEU ALIMENTO AO FAZEREM A FOTOSSÍNTESE. AS PLANTAS QUE NÃO RECEBEM A LUZ DO SOL SUFICIENTE POSSUEM HASTES FINAS E ALTAS DIRECIONADAS À LUZ E PODEM MURCHAR CASO NÃO RECEBAM A LUZ NECESSÁRIA.ESTE É UM CONHECIMENTO BÁSICO PARA QUEM QUER CULTIVAR PLANTAS.

  • FAÇA UMA PESQUISA NA INTERNET OU USE O SEU LIVRO DE CIÊNCIAS PARA DESCOBRIR QUAIS OUTROS CUIDADOS SÃO NECESSÁRIOS PARA O CULTIVO DE PLANTAS.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:  https://drive.google.com/drive/folders/15qC_G7cCaBE_u8btzKFaIc3qK6dDowvF?usp=sharing


Componentes CurricularesLíngua Portuguesa e Ciências
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJALP01114) Perceber que as palavras possuem variedades quanto ao número, repertório e ordem de letras.
(EAJALP01104) Desenvolver a relação grafema/fonema as regularidades e irregularidades ortográficas.
(EAJACI0216) Reconhecer a importância do Sol para a manutenção da vida na Terra.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.

https://super.abril.com.br/comportamento/manual-como-cuidar-das-suas-plantas/ acesso em 28/04/2022

https://about.google/intl/ALL_br/stories/year-in-search-2021/trends/como-cuidar/?topic=environment – acesso em 28/04/2022

https://rockcontent.com/br/talent-blog/fonetica/ – acesso em 29/04/2022