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Matemática – Noções iniciais de números inteiros

Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 5º Período (6ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Quem são os números inteiros?

Os números inteiros são os números positivos, negativos e o  zero, que não apresentam parte decimal (aquele número após a vírgula). 

Onde as pessoas utilizam os números inteiros?

Na medição da temperatura de uma cidade (-7°C ) ou do corpo de uma pessoa (37°C), (somente para medidas exatas (inteiras));

Na verificação do saldo de uma conta bancária (  – R$ 56,00 ) (desconsidere os centavos);

Para representar uma quantidade ( 8 bicicletas );

Indicar o subsolo de um edifício ( subsolo – 2 ).

Como é feita a localização dos números inteiros na reta numérica?

É feita através de pontos, onde a distância entre dois desses pontos na ordem da sequência (consecutivos) é sempre a mesma. Veja a reta:

Arquivo pessoal do Prof. Hélio

A distância dos pontos K a J e J a I (consecutivos) são iguais.

No centro dessa reta localiza-se o zero (origem), ponto O.

À esquerda do zero estão localizados os números negativos (-) e à direita os positivos (+).

Colocamos uma seta à esquerda e à direita para indicar que existem infinitos números nessas direções.

Os números que estão a uma mesma distância do zero são chamados de opostos ou simétricos. 

Como determinar a distância entre dois pontos (números) na reta?

Veja um um exemplo: 

Determinar a distância entre os pontos A e B indicados na reta.

Arquivo pessoal do Prof. Hélio

Na reta numérica, o ponto A corresponde ao número – 3 e o ponto B, ao número + 2. Nela podemos observar a distância desses dois pontos em relação à origem.

Da origem até o ponto A temos 3 unidades e da origem até o ponto B, 2 unidades. Logo podemos afirmar que a distância entre o ponto A e B é igual a 5 unidades.

O que é módulo ou valor absoluto de um número inteiro?

Módulo ou valor absoluto de um número inteiro é a distância desse número em relação à origem, o zero. Sua representação é dada utilizando 2 barras, |…|.

O módulo ou o valor absoluto do – 3 é igual a 3, pois sua distância, em relação a origem, é igual a 3. Indicamos por | – 3 | = 3

Como comparar dois números inteiros, ou seja, verificar quem é maior, menor ou igual?

Basta seguir alguns critérios:

1) Se ambos forem positivos, o menor é o que está mais próximo do zero.

Exemplo: 89 é menor do que 90 pois está mais próximo do zero.

2) Se ambos forem negativos, o menor é o que está mais longe do zero.

Exemplo: – 98 é menor do que – 87 pois está mais longe do zero.

3) Se um for positivo e o outro negativo: o menor será o negativo. 

Exemplo: – 5 é menor do que + 3.

GRAVE EM SUA MENTE

O número que está à esquerda da reta é SEMPRE menor do que aquele que está à direita.

Atividade

QUESTÃO 01

Observe as indicações de temperatura nos termômetros.

Imagem: canva.com/painel

Comparando as medidas de temperatura:

a) Qual termômetro marca a menor medida de temperatura?

b) Qual medida de temperatura representa o clima mais frio e o mais quente?

c) Qual termômetro indica uma medida de temperatura menor do que – 13°?

d) Qual termômetro indica uma medida de temperatura entre -8° e -5°?

QUESTÃO 02

Em cada caso, escreva o número inteiro (positivo ou negativo) correspondente. 

a) Uma temperatura de 5 °C acima de zero. 

b) Um saldo negativo de 17 gols.

c) Uma profundidade do fundo do mar de 1500 metros. 

d) 18 gols sofridos por uma equipe em um torneio.

e) Um depósito na conta de 1400 reais.

f) 7 andares acima do térreo.

g) Uma temperatura de 15 °C abaixo de zero.

h) Um débito de 800 reais na conta bancária.

i) Um saldo devedor de R$3200,00 em uma conta bancária.

QUESTÃO 03

Os números -2, 2 e 3 ocupam na reta numérica as posições indicadas respectivamente pelas letras:

Imagem: Arquivo pessoal do prof. Hélio

a) K, I e E

b) O, E e F

c) I, E e F

d) K, E e F

QUESTÃO 04

Assinale a alternativa correta com relação à comparação entre dois números inteiros:

a) – 9 é menor do que -8, porque o – 8 está mais afastado da origem.

b) 7 é maior do que 6 porque o 7 está mais próximo da origem.

c) – 15 é maior do que – 17 porque ele está mais afastado da origem.

d) 0 (zero) é maior do que – 4

Autor: Prof. Hélio Roberto da Rocha, Graduado em Matemática

SAIBA MAIS

Quer saber um pouquinho mais sobre números inteiros? Então assista aos vídeos do canal do Prof. Hélio

Adição e subtração com números inteiros

Canal do Prof. Hélio <YouTube>

Componente CurricularMatemática
Objetivos de Aprendizagem e Conteúdos(EAJAMA0603) Reconhecer os significados dos números inteiros, como aqueles que indicam falta, diferença, orientação (origem) e deslocamento entre dois ponto.
Referencial TeóricoSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 7º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.

GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 7° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.

PATARO, Patricia Moreno Matemática essencial 7° ano: ensino fundamental, anos finais / Patricia Moreno Pataro, Rodrigo Balestri. – 1. ed. – São Paulo: Scipione, 2018